Forum Bovespa Bolsa de valores, Analise Tecnica, Ações, Opções, Investimentos, Ibovespa : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Publicidade

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...

Relação das empresas com aumento de volume significativo.

Somos fascinado pelo o sucesso. A força psicológica da vitória é tão grande que exageramos os ganhos e escondemos as perdas nas bolsa de valores e em outros afazeres. Embora a realidade numérica seja outra, pois em todos campos de atividades existem mais perdedores do que ganhadores...

Em 14/12/2018 - gráfico DIÁRIO da Petrobras PN linha de suporte á tendência principal; taxas das operações de venda coberta, dentre outras informações...

Com o novo cenário econômico do Brasil, cada vez mais os juros estão mais baixos, e consequentemente os investimentos de renda fixa também. Com isso as perguntas que todo investidor se faz são: Ainda vale a pena investir em renda fixa? Onde obter melhor ganho? É hora de investir em ações na bolsa? ...veja como ficam seus investimentos no cenário atual.

Orientações de como calcular o imposto de renda para operações em bolsas. Isenções, forma de cálculo, o que é considerado ganho, o que pode ser abatido...

  Em 14/12/2018 - gráfico SEMANAL, desempenho do IBOV nesta última semana e das dez principais ações, pontos de...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.

Bom dia à todos.

Me chamo Mário Ramso e peço uma orientação, se  que puderem me responder,

sou novato no ramo da bolsa de valores. Tenho conta aberta numa corretora. Mas, antes de aplicar, vou começar a estudar sobre Análises Técnicas por conta, devido ao gasto e não obtenho tanto recurso. Pretendo aplicar posteriormente utilizando o Swing-Trade(devido ao capital que possuo). Alguém pode me dar um direcionamento? Hipotéticamente, o retorno dentro de um papel sendo estudado afinco, gera um retorno de quantos porcentos e dias de aplicação neste tipo de operação? Alguiém aqui opera neste tipo de ferramenta? Irei estudar através do livro É só Isso?(Marcio Noronha). Peço uma colaboração referente algum comentário à respeito do assunto.

OBrigado. 

 


Danilo (447 posts) respondeu em 13/11/2010 07:38:54

Olá Mário,

seja bem-vindo ao fórum e ao mercado.

1. Swing-trade é sim viável para obter bons lucros.

2. a rentabilidade depende muito de cada caso (ação, momento, sinal, etc), podendo variar de uns poucos % a muitos, mas se vc quiser uma média, digamos que uns 10% de média em cada Trade é factível, lembrando q vc certamente irá perder em alguns.

2. COM CERTEZA, ler um livro só e pronto não é suficiente, não q o livro do Marcio não seja bom, mas com certeza um livro apenas não é suficiente para vc ter uma formação que te coloque em vantagens aos outro ~630mil investidores na bovespa.

3. pense na possibilidade de fazer um bom curso, mtas vezes as pessoas ficam com "dó" de gastar 500 reais pra fazer um curso e no começo perdem mais q isso com as primeira operações até aprenderem um caminho lucrativo.

abç e bom fds.

lgusdo (1 posts) respondeu em 15/12/2010 19:23:14

Pessoal, boa noite

 

Estou entrando para dar uma excelente dica.

Amanhã (16/12) haverá um Pacote de corretagem no Clube Urbano

Operar até final de março/2011 pagando somente R$ 135,00.

Vale a pena para iniciantes e mestres do mercado...

 

abraços
 


Você confia nos gráficos, ou vc tem fé nos gráficos.

Qual seria a diferença entre acreditar e ter fé. Acreditar é ter certeza que algo existe .  e ter fé? Seria voce deixar que "algo" te guie e te oriente. Então, se voce é orientado pelo grafico, para as suas operações de bolsa, você tem muita fé nos gráficos. 

Mas qual o melhor estudo que deve aplicar nos gráficos, existem tantos, macd, bolling bands, trix, estocásticos, fibo, entre outros que se forem contados passaram dos 100 (cem).

Então, usar 100 indicadores não vai ser possível. Qual indicador vc usa e como vc combina esses indicadores para que eles te deem informações precoces da direção de um movimento..

 

 

 

 


Danilo (447 posts) respondeu em 07/11/2010 08:11:38

Olá Laranjalima,

Mto bom o seu tópico, realmente existe uma infinidade e o pessoal fica meio perdido.

Eu uso mto os candles associados a volume, uso média móveis e linhas de tendência para orientar das principais tendências, IFR e Bollinger para indicar sobrecompra e sobrevenda, e Ponto pivot Anual para indicar os principais pontos de suporte e resistência.

Bom, alguém pode perguntar; e os outros, não funcionam?
Sim, funcionam, vai do perfil e costume de cada um, poderia usar o estocástico no lugar do IFR, pq ele é mais rápido, mas vai de cada um. O importante é tb saber testar para comprovar a eficiência, eu por exemplo sei q o martelo tem 75% de eficiência no gráfico diário e 85% no gráfico semanal.

Outra coisa importante é que mto se fala em análise técnica, mas pouco se fala em estratégia operacional e ela é até mais importante.

abç

flavioshiro (1 posts) respondeu em 10/03/2011 15:48:13

Realmente, os graficos são uma ótima ferramenta, agora precisa saber utilizar os indicadores.

tem um site que tem analise grafico gratuita e tem indicadores também, acho que vale a pena para quem está começando e não quer pagar.

site é: atominvestimentos

Abs


Danilo bom dia,

Pode por gentileza me exemplificar como posso ter ganhos com essas travas;

Condor

+ 1.000 VALEK46

- 1.000 VALEK48

- 1.000 VALEK50

+ 1.000VALEK52

Qual é o melhor momento para se fazer essa operação? Como tenho lucro nessa operação se o papel ficar entre 48 e 50 no dia do vencimento?

Vaca

+ 1.000 VALEK46

- 5.000 VALEK48

+ 2.000 VALEK50

Qual o melhor momento para fazer essa operação? Essa operação eu ganho se o papel vir abaixo de 46,00 pois o meu objetivo é a venda?

Borboleta

+1.000 VALEK46

- 5.000 VALEK48

+ 1.000 VALEK50

Qual o melhor momento de fazer essa operação? Essa operação é semelhante a VACA, pois eu ganho na queda com o objetivo da venda?

 

obrigado desde já

abraço

 

 


Danilo (447 posts) respondeu em 26/10/2010 08:16:58

Olá Roalefer,

1.condor:
Qdo vc acredita que o preço alvo da ação no vencimento ficará entre as opções vendidas, E qto maior a Volatilidade implicita, mais vc tem a ganhar, porem uma volatilidade mais alta tb quer dizer que o ativo tem oscilado mais,  portanto, mais dificil acertar o alvo.
Para auferir o lucro, caso ela fique na faixa citada, é só vender o que vc comprou e recomprar o que vc vendeu.

2.Vaca:
O que vc citou não é uma vaca. como a operação q vc montou tem 2k vendidos descobertos, não recomendo nunca que monte tal operação.
Mas o objetivo de uma vaca seria apostar num mercado de lado ou uma explosão de alta, no caso de uma alta pequena vc terá prejuízo.
Tem vaca que pode dar lucro na queda da ação ou não, depende da montagem e dos strikes utilizados

3.Borboleta:
tb não borboleta o que vc montou e tem 3k descoberto, portanto, não recomendo.
A borboleta segue o mesmo principio q a condor, a diferença é q ao inves de vender dois strikes vc só vende um, consequentemente o alvo ficará menor

abraço,


Grande Danilo, tudo bem?

VocÊ pode me explicar oque significa isso?

TELEMAR N L (TMAR) Juros 559,369/deb 5º emissão / 1º serie pagamento em 15/10/2010

TELEMAR PART (TLMP) Juros 341,928492/deb 8ºemissão/ 1ºserie pagamento em 15/10/10

Juros 577,757930/deb 8º emissão/2º serie pagamento em 15/10/10

Essas infomações são de um jornal na data de ontem.

 

Abs


Danilo (447 posts) respondeu em 19/10/2010 16:37:07

Olá Domenico,

isso é a informação de pagamento de juros sobre as emissões de debenture, que evidentemente vc só tem direito caso tenha as debentures da referida emissão.

Essas informações estão sempre disponíveis nos fatos relevantes das empresas, assim como demais proventos,

abç


Laranja / Danilo td bem com vcs?

Poderiam por favor me explicar melhor o que é;

Valor Extrinseco

Valor Intrinseco

E como faço pra fazer a análise da melhor opção para vender numa trava de baixa?

 

Obrigado

abraços


Danilo (447 posts) respondeu em 15/10/2010 07:23:21

Valor Intrínseco é o valor da opção sem a expectativa, ou seja o valor dela no dia do exercício

portanto:

Cotação da Ação - Strike (valor de exercício) = Valor Intrínseco

o que sobrar no preço da opção é Extrínseco (valor da opção - valor intrínseco)

por isso, apenas opções ITM (dentro do dinheiro) possuem valor intrínseco.

Para saber a melhor alternativa para trava, isso depende do seu objetivo;

se for para aproveitar uma queda, o melhor é ITM,

se for para aproveitar o VE com o efeito do theta o melhor é ATM,

e se o seu objetivo for evitar o exercício o melhor seria OTM (o que em geral não recomendo mto, a menos q vc tenha as ações e esteja fazendo uma operação combinada com as suas ações)


olá pessoal, alguem conhece alguma corretora que cobra corretagem mais em conta para montar trava de baixa e outras operações estruturadas com opções?

as corretoras que conheço cobra tabela bovespa e tem a banif que deixa montar travas pelo home broker mesmo, mas mas gasto 2corretagens de 16reais para montar e mais duas corretagens para desmontar.

alguem conhece alguma mais em conta?

obrigado


Roalefer (31 posts) respondeu em 11/09/2010 17:59:07

e-cavalieri boa tarde,

Eu utilizo a LinkTrade, a corretagem é muito boa, porém não da pra fazer travas pelo HB.

 

abraço

maritus (1 posts) respondeu em 03/10/2010 23:13:58

Faço pela Prosper, meu corretor cobra tabela bovespa mas me da um bom desconto.

Ele usa sistema pra fazer o spread e nunca tive problema, qlq coisa me manda um email q te passo o tel.


Onde posso encontrar o horário de funcionamento das principais bolsas mundiais?

 

Abs


domenico (139 posts) respondeu em 18/08/2010 11:02:50

Me desculpem esqueci um "s"...bolsas

rsrsrs

Danilo (447 posts) respondeu em 18/08/2010 11:26:25

putz, eu tinha isso em algum site q (eu acho q) salvei em meus favoritos, vou dar uma olhada pra vc.

Danilo (447 posts) respondeu em 18/08/2010 14:28:49

Domenico, não achei, mas eu lembro q estava na wikipedia, dá uma procurada lá. Mas não se esqueça que tem os horários de verão e inverno de cada país


 

Para ler o forum clique no título do forum.

 

exemplo quer ler tudo sobre a trava de baixa. clique lá em cima na (trava de baixa)

ai abre a tela em uma boa formatação.

Aprendi mais uma bem legal. rsss

 


Danilo (447 posts) respondeu em 14/08/2010 08:47:41

hehehe,

é isso mesmo laranjalima, e em breve o fórum tb estará com layout novo.

vale lembrar tb que é possível acompanhar os topicos publicados no forum clicando em "Sua Área" no menu principal

Laranjalima (79 posts) respondeu em 14/08/2010 17:12:08

Em cima, a direita,  ao lado de SAIR tem um item (sua área). Ao acessar não encontrei o item trava de baixa na relação de FAVORITOS.

Por favor, alguem sabe como colocar o item trava de baixa como favorito dentro de (SUA ÁREA). Poderia me dar esta dica..

Obrigado

 

InvestMax (7 posts) respondeu em 15/08/2010 07:25:43

 Laranjalima,

Este recurso está sendo implantado, até o momento é possível visualizar os tópicos que vc cria, em breve vc poderá escolher os tópicos para adicionar a sua lista de favoritos e acompanhar com mais facilidade os tópicos desejados.

Laranjalima (79 posts) respondeu em 16/08/2010 15:57:17

Será um prazer escrever um artigo para o Site. Por favor poderiam mandar as instruções que deverei seguir.

Por gentileza enviem para o meu e-mail casdastrado.

InvestMax (7 posts) respondeu em 17/08/2010 13:40:17

Olá laranjalima,

teremos prazer em receber seu material, encaminhamos ontem por e-mail, caso não tenha recebi nos informe. 


olá pessoal, eu to pensando em montar uma estrategia com compra opções ATM a seco.

minha ideia é usar medias moveis curtas. quando a opção não pegar uma tendencia forte de alta a estrategia indicará que devo sair da operação, na maioria das vezes até no mesmo dia, assim eu perderia pouco V.E. das opções. e quando estiver numa tendencia forte de alta eu teria uma valorização muito alta das opções. usando essa estrategia eu só ficaria comprado enquanto a opção sobe muito, e assim que elas começarem a cair o sistema indicaria venda.

eu queria saber a opnião de voces se pode dar certo, ou é inviavel compra a seco por causa da perda de V.E.

obrigado a todos


e.cavalieri (50 posts) respondeu em 06/08/2010 11:45:12

ps: na estrategia vou usar calculadora de opções para ver quantos lotes posso comprar, para achar a variação do preço das opções em relação ao ativo

Danilo (447 posts) respondeu em 10/08/2010 08:20:25

e.cavalieri,

o que vc pode fazer para diminuir um pouco o efeito do theta é comprar a ATM, mas vender uma OTM, principalmente qdo for próximo ao vencimento, assim vc minimiza um pouco uma possivel perda pelo theta, a contraparte é uma redução de seus ganhos se a alta for mto forte.

abç


boa noite pessoal, eu queria postar esse tópico para saber se meu raciocinio está correto:

quando a petr4 tem um movimento forte e rapido de alta como aconteceu nos ultimos dias, as opções ATM e OTM ganham muita volatilidade intrisica e muito delta e esses ganhos acabam superando a perda de V.E. que elas sofrem naturalmente

obrigado


e.cavalieri (50 posts) respondeu em 04/08/2010 18:49:20

ps: só é vantajoso comprar opções OTM  se as ações fizerem um movimeto rapido e forte de alta

Danilo (447 posts) respondeu em 05/08/2010 04:31:23

olá e.cavalieri,

obviamente q sim, e qto mais perto do vencimento mais forte tem q ser a alta para compensar a perda de Valor Extrínseco nas OTM

o mesmo exemplo q o laranjalima tem dado no tópico trava de baixa é possível fazer algo parecido com trava de alta nas OTM, mas só é interessante qdo o mercado estiver bem baixo num possível ponto de reversão, ou pode fazer um backspread

abç


olá pessoal,

danilo, no meu ultimo post voce me aconcelhou a não operar com muito dinheiro na bmf porque a alavancagem é muito alta.

o que eu pretendo fazer é usar uma estratégia que eu testei nos ultimos dois anos com gráficos intradiarios.  nessa estrategia  eu ia operar tanto do lado comprado como vendido, e o retorno medio foi de 4% ao mes nos ultimos dois anos, com índice bovespa.

eu queria operar mini indice alavancando 5vezes ou um pouco menos dependendo da volatilidade, assim o retorno medio poderia chegar a 20% ao mes.

eu sei que é bem improvavel manter um retorno medio de 20% ao mes durante um ano por exemplo.  alavancar desse jeito seria quase um jogo, um gap muito forte contra minhas posições como voce falou, ou algumas perdas sucessivas iria acabar com o capital, porém pelo teste que eu fiz as perdas medias eram de 1% e os ganhos medios de 2,5% , como quero alavancar 5x as perdas seriam de 5% em media e os ganhos de 12,5% e o retorno medio seria de 20% ao mes, mesmo fechando um mes ou outro no prejuizo.

é lógico que para isso eu ia começar com bem pouco capital, começando com 1 ou 2 contratos.

o que voces acham disso tudo? na pratica poderia funcionar, mesmo esses retornos parecendo tão ilusivos?


Danilo (447 posts) respondeu em 02/08/2010 11:05:35

e.cavalieri,

mesmo gdes bancos, que possuem trades customizados e automatizados, alem de décadas de experiencias (alguns com ganhadores de prêmios Nobel de economia), etc, não chegam a taxas como essas por longos periodos. Tem até casos de ganhadores de Premio Nobel q ganharam 1000% em alguns anos, mas que quebraram anos depois...

Por quê?

devido a alavancagem: não tem jeito se existe matematicamente uma possibilidade de perda total, mesmo q remota, não acho um bom negocio. Seria o mesmo q fazer roleta russa com seu dinheiro...

Agora, se vc fizer algo seguro q dê uma média confiável de 5% a.m. (nem precisa tanto) vc ficará mto bem financeiramente em poucos anos. Mas estou falando de média consistente; não uma media q só é verdade em anos de altas; a estratégia tem q funcionar por dados de 10 anos, 5 no minimo.

vc levou todos os pontos em consideração (mtos não levem)?

tipo: computou corretagem? considerou as perdas com as diferenças de spread?
Só ai eu já acho dicifil ter uma média de perda de 1% (principalmente com contrato futuro)
considerou o numero maximo de erros consecutivos? sua estratégia dorme posicionado alavancado? qual é a perda máxima ocorrida em momentos de crise? etc...?

essa semana estou meio corrido, mas se quiser, depois podemos conversar sobre o tema, tenho até trading system prontos com médias móveis já testadas com varios anos de dados,

abç e boa semana,

e.cavalieri (50 posts) respondeu em 04/08/2010 12:29:45

danilo, a longo a prazo não funcionaria mesmo, mas se a gente consiguir esses resultados por dois anos por exemplo, ja faz um belo capital. uma parte do lucro de cada operação poderia ser guardada para quando tivermos uma perda muito grande,ainda ter um bom capital para investir.

eu entendo que tentar obter lucros muito alto com operações tão arriscada com opções e futuros é coisa de iniciante.

obrigado pela resposta

abraços

Danilo (447 posts) respondeu em 05/08/2010 04:47:59

e.cavalieri,

1. com opções não tem mto dessa: "vamos SEMPRE fazer essa MESMA estratégia q será uma boa", para cada momento terá que encontrar uma estratégia com opções mais favorável ao àquele cenário, com índice e ações até dá.

2.sim, cavalieri, é possível conseguir um resultado desses em dois anos, mas o problemas não é esses, o problema é se o erro à estratégia vir antes...? hehe
Eu não costumo postar link de outros sites, mas tem um artigo mto bom sobre o Nick Leeson (o cara q quebrou o Banco Barings) que vale a leitura, o esquema dele era mto bom, até que deu um erro, e para corrigir esse erro ele alavancou ainda mais para recuperar a perda anterior, mas o que parecia pouco provável acabou com o inevitável face um terremoto no dia seguinte na ásia (bom terremotos sempre são inesperados e inevitáveis!!)

3. eu costumo dizer que deve mover o investidor é o equilíbrio entre o medo e a ganancia, qdo há um desequilíbrio aí, então algo não é bom; ou ele não irá remunerar devidamente seu capital, ou o colocará demasiadamente em risco. Essa é um linha tênue que cada um terá que encontrar (melhor qdo a gente consegue a encontrar apendendo com o erro dos outros, do que com os erros próprios)

4. mas não quero desencoraja-lo a seguir com sua estratégia, só acho q vc tem q encontra uma equação na sua estratégia, onde o risco não comprometa seu capital, mesmo q esse custo seja uma média menor de rentabilidade ao mês.

abç


BOa tarde,

Gostaria de saber opiniões e se alguem puder explicar os motivos de tanto sangramento.

Abs


domenico (139 posts) respondeu em 29/07/2010 15:46:11

Me desculpem, as duvidas seriam sobre a compra de uma fatia da OI  pela PT.

 

Abs

Danilo (447 posts) respondeu em 29/07/2010 16:58:34

domenico, tem um ditado da bolsa q diz que some no boato e devolve no fato...

mas deve ter mais q isso...

mas qdo as principais corretora estrangeiras estão todas de um unico lado, não é bom ficar contra elas; e no caso JP morgan, Morgan Stanley e UBS são os principais vendedores dela no momento.

Acho q  o negócio não agradou... vc sabe que não sou mto fã de telefonia, então raramente eu acompanho mto de perto.

Danilo (447 posts) respondeu em 29/07/2010 17:03:54

...porém...

acompanhe isso, qdo perceber q eles pararam de vender, entre comprando.

em geral os estrangeiros entram e saem mto rápido e distorcem o mercado, mas com isso surgem oportunidades.


« Anterior Page  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Próximo »
tópico normal normal
Muito visitado popular
Exibe sempre no Topo em destaque
Fechado para respostas exclusivo