O Grafista e a tranquilidade em operar com gráficos 6.11 : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Publicidade

Relutamos na hora de escolher uma ação porque existe um conflito mental e natural entre o útil (necessidade) e o agradável (o prazer). O cerne da solução é conciliar os desejos emocionais de tal modo que não contrariem a racionalidade financeira...

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

O mercado é tão complexo quanto o gênero humano mas operar nele é tão simples quanto comprar barato e vender caro. Assim mesmo, erramos. Veja como evitar isso...

Segundo o velho ditado americano, existem vinte maneiras para se esfolar um gato. Na bolsa de valores, existem muitas maneiras para se acertar a direção dos preços, algumas são mais lógica do que outras e todas ajudam a ganhar dinheiro na compra e venda de ações. E para complementar com outro adágio, já que está na moda...

Relação das empresas com aumento de volume significativo.

Os investidores estrangeiros representam mais de 50% dos negócios na bolsa de valores B3. Portanto o fluxo de recursos estrangeiros tende a ditar o movimento de uma boa fatia do mercado. Veja a participação nos Contratos Futuros do IBOVESPA

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
Laranjalima

Usuário Senior

79 posts
06/11/2010 23:58:43

Você confia nos gráficos, ou vc tem fé nos gráficos.

Qual seria a diferença entre acreditar e ter fé. Acreditar é ter certeza que algo existe .  e ter fé? Seria voce deixar que "algo" te guie e te oriente. Então, se voce é orientado pelo grafico, para as suas operações de bolsa, você tem muita fé nos gráficos. 

Mas qual o melhor estudo que deve aplicar nos gráficos, existem tantos, macd, bolling bands, trix, estocásticos, fibo, entre outros que se forem contados passaram dos 100 (cem).

Então, usar 100 indicadores não vai ser possível. Qual indicador vc usa e como vc combina esses indicadores para que eles te deem informações precoces da direção de um movimento..

 

 

 

 


Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

447 posts
respondido em 07/11/2010 08:11:38

Olá Laranjalima,

Mto bom o seu tópico, realmente existe uma infinidade e o pessoal fica meio perdido.

Eu uso mto os candles associados a volume, uso média móveis e linhas de tendência para orientar das principais tendências, IFR e Bollinger para indicar sobrecompra e sobrevenda, e Ponto pivot Anual para indicar os principais pontos de suporte e resistência.

Bom, alguém pode perguntar; e os outros, não funcionam?
Sim, funcionam, vai do perfil e costume de cada um, poderia usar o estocástico no lugar do IFR, pq ele é mais rápido, mas vai de cada um. O importante é tb saber testar para comprovar a eficiência, eu por exemplo sei q o martelo tem 75% de eficiência no gráfico diário e 85% no gráfico semanal.

Outra coisa importante é que mto se fala em análise técnica, mas pouco se fala em estratégia operacional e ela é até mais importante.

abç


flavioshiro

Novo usuário

1 posts
respondido em 10/03/2011 15:48:13

Realmente, os graficos são uma ótima ferramenta, agora precisa saber utilizar os indicadores.

tem um site que tem analise grafico gratuita e tem indicadores também, acho que vale a pena para quem está começando e não quer pagar.

site é: atominvestimentos

Abs