Publicidade

O Portal InvestMax facilita a sua vida listando a tendência de Longo, médio e curto prazo de várias ações da BMFBovespa, de uma forma fácil e prática, por meio visual você acompanha rapidamente as tendências das ações de várias empresas. Confira o Sinalizador de tendências InvestMax

Os investidores estrangeiros representam mais de 50% dos negócios na bolsa de valores B3. Portanto o fluxo de recursos estrangeiros tende a ditar o movimento de uma boa fatia do mercado. Veja a participação nos Contratos Futuros do IBOVESPA

Estudo que visa indicar onde estão concentrados os grandes investidores ajudando na direção de posições. Veja a força dos Comprados e Vendidos nas Opções da PETR4

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

Lista com as melhores as ações para operar opções, identificando facilmente ativos com maior volume de opções de compra e vendas, destacando os ativos por volume financeiro e número de negócios na soma de todos as opções.

Nesta nota vamos analisar como num dia de operação o investidor pode aumentar os ganhos num montante que daria inveja a qualquer robot dos “High frequence traders” – jogadores de alta frequência.

Esta ferramenta permite escolher as melhores opções para as operações de venda coberta (lançamento coberto - financiamento).

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.

na opnião de voces é possivel viver da bolsa de valores?

a minha ideia não é consiguir uma renda mensal porque é dificil obter lucro todo mes de maneira constante, o que pretendo é consiguir uma renda anual em torno de 50% do capital investido, menos o imposto de renda. e passar o ano inteiro com essa renda

é possivel consiguir de maneira constante lucratividade de 50% ao ano?


Danilo (452 posts) respondeu em 10/12/2009 07:41:25

Bom dia e.cavalieri,

Sua resposta é sim, porém a taxa média de crescimento que vc citou é muito alta. Sim, muito alta mesma, a taxa média do Ibovespa nos últimos 20 anos vira em torno de 20% ao ano, um bom investidor consegue uns 30% e um ótimo investidor, aquele fora da curva, consegue uns 50%.

Porém isso é uma média, vale lembrar que a bolsa é muito instável, um ano pode dar mais de 100% e algum ano pode cair 50%.

Também é necessário um bom patrimônio, não dá pra viver da bolsa com 100mil reias, pois se vc precisa de 50% desse valor para pagar suas contar por ano (uns 50mil) e o mercado pode cair 50%, vc já não teria mais como continuar.

Tem gente que vive da bolsa, tirando apenas cerca de 1% ao mês, e reinvestindo o resto, muito mais que isso, a LONGO prazo, não se mantém. (claro que qdo já estiver com um bom patrimônio pode-se tirar mais).
Tem gente tb que vive apenas com os dividendos pagos pelas empresas e raramente mexem em suas carteiras.

Algumas pessoas podem lhe dizer o contrário, e lhe apresentar números mais bonitos que esses que lhe passei, mas se essa pessoa não tiver pelo menos uns 10 a 20 anos de investimentos em bolsa.... esqueça. Basta vc pegar fundos de investimentos em ações bem antigos, que possuem profissionais, e ver a taxa média de crescimento anual (não apenas os últimos anos, pois a bolsa subiu muito nesta década, e pode não apresentar uma amostra perfeita para o que vc quer).

Mas não desanime, com o tempo vc ganha experiência e disciplina e vai conseguindo aumentar sua performance.

Espero ter lhe ajudado,

Ah, aqui no site em uma calculadora de como ganhar um milhão para vc ver qto pode ganhar guardando X por mês por tantos anos, faça uma simulação com essas taxa (de 1 a 5% a.m.) e veja as diferenças ao longo de 20/30 anos. Depois considere colocar um valor negativo no campo "valor por mês", como se fosse uma retirada mensal e compare como isso afeta o resultado final... alguns dados vão te surpreender,

att.,

danielpedrozo (1 posts) respondeu em 10/12/2009 14:24:22

nao consigo postar minha resposta!

Laranjalima (79 posts) respondeu em 20/01/2010 11:36:08

Prezado,

JBDU4 ESTAVA PRECIFICADA EM 90,00 (NOVENTA REAIS) HOJE VALE DOZE CENTAVOS.

como sou antigo no mercado, e voce mesmo sabe que cachorro mordido de cobra assusta até com linguiça frita. Então. recomendo que compre ações baratíssimas que ja cairam d+, porque a única saída será a subida, jbdu4 está em 0,12 doze centavos esta é a mais indicada, avil3 está em 0,66, rpmg4 em 0,60, entre outras.

Imagina se a jdu4 for para 3,00. se você colocar la uns 20.000,00 faça o cálculo de qto vai ganhar. 3,00 dividido por 0,12 vezes os vinte mil, será o resultado do seu dinheiro.

Exemplo veja a milk11 a agen11 a telb4 a hering, entre outras... pesquise small caps e fique rico se escolher bem.

 

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 25/01/2010 20:22:45

Depende de quanto vc precisa para sobreviver, mas saiba que o verdadeiramente vencedor na bolsa investe para o loooogo prazo e tenta viver dela.

Buffett ficou bilionário com ganhos na ordem de 25% ao ano, se vc conseguir este rendimento médio, em poucos anos será milionário, mas se vc gastar o que ganha, talvez não chegue nunca.

Laranjalima (79 posts) respondeu em 26/01/2010 12:02:16

prezado e. cavaleri.

Fiz uma analise simplista para lucrar na bolsa. Só  comprar ções muiiito baratas, da era dos centavos.

O que é mico para uns é oportunidade para outros. depende da análise.

Como  eu vejo isto.

O MICO - Quem comprou uma ação por 10,00 e ela foi para 0,10 então, ela se transformou num mico, tornou-se  um pesadelo.

OPORTUNIDADE. Quem comprou a ação acima por 0,10 e ela for para 2,00 teve uma surpresa agradável. Isto sim, foi uma oportunidade.

Se a ação cai de 10,00 para 5,00 ela caiu 50%, mas para subir de 5,00 para 10,00 ela deverá subir 100%.

Foi assim que com o minha análise simplista que comecei a ver as oportunidades que dão lucros excelente.

Estude um recurso chamado stop. No mercado o mais importante é o conhecimento ... o resto.... será só lucro....

A gente estuda é para evitar a perda, podemos sair com uns troquinhos no prejuízo, ou no zero a zero, mas,  perder alem do risco calculado  não não é permitido . E o resto? será  só lucro..

Muitos compraram ações "porqueiras" e ela saiu de 0,01 para 1,00, saiu de 0,04 para 2,00 de 1,00 para 100,00 e assim ficaram financeiramente saudáveis.


olá amigos, oq acham de montar essa trava de alta em vale5

comprar VALEL42  r$ 2,26

vender   VALEL44  r$ 1,12

parece que é uma boa oportunide.

mas tenho uma duvida, se o ativo subir muito antes do vencimento das opções, é possivel eu desmontar a operação obtendo o lucro maximo? (recebendo 2reais para desmontar a operação?)

ou quando monto uma trava, tenho que esperar até o vencimento das opções e esperar que o ativo fique acima do srike 44, para obter retorno maximo?


Danilo (452 posts) respondeu em 30/11/2009 07:36:25

Bom dia e.cavalieri,

1. sim é possível, é raro, mas é possível. Entretanto numa posição como essa se vc chegar a 90% 10 dias antes do vencimento, por exemplo, convém zerar.

1.2 dias reais menos o que gastou pra montar. Tb é necessário confirmar se a diferença entre os strikes realmente estão em 2 reais.

2, não precisa esperar até o vencimento pra zerar, como o exemplo q citei acima.

3, sim, o lucro máximo ocorrerá, neste seu exemplo, com o preço da ação acima do strike L44.

Muitas vezes há condições como o exemplo que dei em que é interessante zerar a posição antes, nesse sentido o nosso simulador de opções aqui no site é muito bom para essas projeções.

att.,


 ola a todos!!

alguem aqui especula no mercado de indice futuro nos eua?? como compro/vendo indice futuro full via pit traded aqui no brasil??


Danilo (452 posts) respondeu em 30/11/2009 07:44:46

Bom dia Cepimenta,

O dj é bem interessante pois segue mt bem os fundamentos da análise técnica.
Atualmente a forma mais fácil para fazer isso aqui do Brasil é abrir uma conta forex, porém cuidado, dê preferência a empresas ligadas a gdes bancos.

Entretanto nosso índice futuro (do Ibovespa) tb é bem facil de operar e bem barato tb. Além disso a BMFBovespa está em negociações com uma bolsa americana para parceria onde contempla a negociação dos ativos de lá pelas corretoras daqui e vice-versa, acredito que em breve isso deve sair.

att.,


Olá amigos. Quando é mais recomendado abrir uma posição em opções com uma mesa ou borboleta? Mais próximo ao vencimento?

 

 


Danilo (452 posts) respondeu em 25/11/2009 09:00:05

Olá rfarias,

para uma operação alvo, 3 pontos são importantes: tendência do ativo, volatilidade implícita e tempo para o vencimento,

a primeira é a mais importante, e o ativo deverá apresentar uma tendência de ficar com os preços dentro da faixa da posição alvo com as opções.

a segunda tb é importante, porém há um equilibrio, pois qto maior a volatilidade implícita melhor pq terá mais valor extrínseco para queimar até o vencimento, por outro lado se a VI está alta é pq o ativo tem oscilado mt e portanto acertar o alvo se torna mais difícil.

a última (os dias para o vencimento), esse tipo de posição com opções tende a apresentar uma maior ganho de valor extrínseco qto mais perto do vencimento, porém tb custará mais para a montagem.

att.,
Danilo.


comprei petrl40 a 0,99. agora ela caiu. será que vai subir?


robsonmarchesi (1 posts) respondeu em 17/11/2009 06:21:32

colega, a resposta desta pergunta vale milhões. hehehe.

de todo caso, sugiro que defina um stop loss ao entrar na operação.

principalmente se for compra a seco.

Danilo (452 posts) respondeu em 17/11/2009 06:30:05

Wondson,

o robsonmarchesi respondeu corretamente, alias o stop já deveria ter sido definido antes da compra.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 28/01/2010 01:09:37

olha só ai... comra opções a seco, só dá nisso. Nós somos instrídos a comprar opções a seco e o pior, com ela bem fora do dinheiro e pra condenar o pequeno investidor, bem proximo do vencimento... hum, desse jeito vc vai continua paganto a conta.


Sou iniciante na bovespa , e gostaria de saber se alguem poderia me informar onde posso obter as datas que as empresas iram ter as conferencias para publicar seus balancos financeiros por trimestre ?

Tambem gostaria de saber onde obtenho os 10K and 10Q das companhias listadas na Bovespa? Seria na CVM ?


Danilo (452 posts) respondeu em 03/11/2009 15:16:06

Olá Anderson,

Vc encontra todas essas informações no site da bovespa, basta usar a busca de empresas na pagina principal.


Caros, confirmem...CYRE3 configurando fundo no intra (15 min.)?!



Saudações Danilo e para todos os forenses!

Gostaria de esclarecer algumas dúvidas sobre venda coberta (a meu ver, um jeito mais simples de se começar a operar opções):

 

1) Há algum indicador ou momento crítico para se efetuar a rolagem das vendas para outra opção?

 

2) Na venda coberta deve-se colocar stop loss no ativo/papel e na opção para proteger-se de crashes (como o de 2008)? Esse stop loss recomendado seria de aproximadamente de uantos %?

 

3) Durante um crash existe algum risco de ser stopado no ativo/papel e ficar vendido nas opções a descoberto quando se opera venda coberta com stop loss no ativo/papel?

 

4) Deve-se operar venda coberta guiando tendencia do ativo/papel ou não?

 

Uma pergunta p/ o pessoal:

 

5) Se vcs fizessem venda coberta qual seria a estratégia utilizada por vcs para sobreviver ao crash de 2008 e defender suas posições compradas?

 

6) E qual estratégia vcs avaliam como a de melhor custo/benefício nessas horas de pânico?

 

Sucesso a todos!


Danilo (452 posts) respondeu em 28/10/2009 06:50:06

GusNanto,

1.)  digite rolagem na busca aqui do forum, ou (clique aqui), e veja meus comentários e opinião sobre o assunto, em especial do dia 23/3/2009 07:27:47 e 25/5/2009 07:56:43. Se persistir duvida sobre esse assunto volte a perguntar.

2.) isso depende do perfil de cada investidor, eu uso, mas tem gente que tem uma carteira e se vê como sócio realmente da empresa, então só quer tirar uma rentabilidade extra com as opções alem dos dividendos, nesses casos é o contrario as pessoas procuram fazer o stop na opção caso ela suba demais para nao ter que desfazer das ações.
Aqui no site temos a tabela para Venda Coberta, nela vc encontra as melhores opções para lançamento, e os respectivos suporte, a melhor será aquela que mais lhe agradar no fator proteção x rentabilidade.

3.) sim existe, para venda coberta vc deve usar stop manual para zerar as duas ponta, vc pode usar um alerta, mas o ideal é fazer o fechamento da posição manualmente.

4.) de novo depende o perfil do investidor, o que não quer vender suas ações não vai lançar se julgar q uma alta eminente está por vir, o que quer apenas taxa, tanto faz se vai subir ou ficar de lado ou até cair apenas um pouco, restando a eles apenas escolher o melhor strike em detrimento de seu julgamento sobre o mais provavel para o ativo até o vencimento.

5.) sim, ter um ponto para zerar a posição.

6.) essa pergunta tem um fator mt importante que talvez vc nem tenha percebido. Em momento de "pânico" o ideal é zerar td e NÃO operar, o que nao quer dizer que não se deva operar na baixa, mas se um investidor se sentir emocionalmente afetado é melhor ficar de fora pois seus julgamentos estarão comprometidos. Agora estratégias existem muitas, o mais importante porem é a disciplina, que mt se ouve falar mas q, infelizmente as pessoas dão pouca atenção a isso.

abraço,

GusNanto (5 posts) respondeu em 28/10/2009 14:14:35

Há traders que seguram as ações na queda vendendo opções ITM. Não seria essa uma estratégia interessante para pequenas quedas?

Creio que a venda coberta não seria adequada apenas em mercado muito volátil (Altas e Baixas fortes) como no anúncio do campo de Tupi e no último crash de 2008.

Estou pensando seriamente em manter posição comprada em PETR4 e vender coberto opções (com bastante VE) ATM na alta e lançar ITM nas pequenas quedas. Essa estratégia seria para aumentar a carteira e remunerá-la no longo prazo evitando ser exercido por meio de rolagens.

Qual a opinião de vcs a respeito dessa estratégia?.

Danilo (452 posts) respondeu em 29/10/2009 05:08:51

>toda estratégia é válida, como disse depende do perfil do investidor, eu tenho por exemplo, uma parte do meu capital q considero LP, e uso o lançamento de opções para aumentar essa qtde de ações, eventuamente eu lanço ITM sim, como foi o caso qdo da vale qdo o ibovespa atingiu 66mil, devedo o estudo de ponto e pivot q temos publicado aqui no site, eu lancei opções da vale bem itm, tb considerei alguns fatores tecnicos, agora por exemplo, eu ja nao lançaria vale nem OTM para esses papeis LP, mas poderia arriscar uma operação taxa com a parte do capital para CP.
Outra coisa que vc pode fazer tb é lançar em algumas situações uma qtde um pouco menor do que as ações q vc tem, principalmente se for ações para segurar, isso dá mt mais flexibilidade, e ao contrario dos que mts podem pensar, no LP dá mais retorno do que sempre vender sempre td.


>No caso tupi Foi um excelente momento para fazer venda coberta com objetivo de taxa, certamente não o foi para quem queria manter as ações. Agora com forte queda como de 2008, realmente não é interessante, financeiramente o resultado vai ser negativo, porem pode se conseguir aumentar o numero de ações significativamente nesses periodos, lembrando q como a volatilidade sobe mt, o premio das opções tb sobem sigfinicativamente.
 

> sim essa estratégia é boa, porém não se prenda em um roteiro: "vou fazer sempre isso", a solução para o mercado não é uma receita de bolo que se for sempre seguida, dará o mesmo resultado. Faça a sua análise do mercado e em alguma situações vc pode até não lançar ou até mesmo fazer um backspread ao invés de um lançamento, ou uma trava de alta, pois se o mercado for subir e vc quer manter as ações, pq vc lançaria?

GusNanto (5 posts) respondeu em 03/11/2009 22:39:46

Danilo,

Obrigado pelas explicações.

Apenas por curiosidade:

No longo prazo, é interessante e mais vantajoso, para aqueles que fazem venda coberta visando aumento do número de ações e remuneração da carteira, operar apenas VC de PETR4 ou operar VC das duas blue chips (PETR4 & VALE5)?

iwanaga (1 posts) respondeu em 08/11/2009 12:37:00

Alguém poderia me informar quais Médias Móveis que melhor se adequam no gráfico de 15min para opçoes da Petro e Vale? Pretendo fazer Day Trade. Obrigado.

Danilo (452 posts) respondeu em 08/11/2009 14:08:55

Gráfico em Opções ???!!!!###????

Esquece que isso não tem futuro.

Siga o Ativo, e claro , vc tem que saber como as opções vão se comportar em função dessa variação do preço do ativo, bem como dias para o vencimento e a volatilidade, e etc.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 28/01/2010 01:16:04

perfeito, não se opera opções como ações de um real... o preço das opções sofrem interferencias do preço do ativo, da distância do strike em relação ao preço do ativo pex petrk32 com petr4 a 30 reais; do  prazo para o exercíco, da taxa de juros, dos dividendos pagos ou não.... ação não tem tantas variáveis dependentes.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 28/01/2010 01:17:54

operar opções baseado em analise técnica é operação perdedora


Danilo,

 

a função de recortar, copiar e colar não funcionam na hora de adicionar tópicos.


GusNanto (5 posts) respondeu em 27/10/2009 23:13:50

ops. Percebi que isso só acontece no Firefox, no Internet Explorer fica tudo ok.

Danilo (452 posts) respondeu em 28/10/2009 05:49:54

Olá GusNanto,

é que o sistema em um sistema para limpar tags qdo se copia textos do Word, por exemplo.

No FF ao dar Ctrl+V ele abre uma janela para inserir o texto que fará a limpeza de tags, caso necessário, no IE isso é automático ao colar.

De qq forma, agradeço sua preocupação em relatar possíveis falhas,
Seja bem-vindo


Caros,

Nesta primeira aparição, gostaria de confirmar, junto a esse dileto forum, a minha impressão de que houve uma over reaction com relação à desvalorização da VALEk 40. Aproveitando a oportunidade, qual a volatilidade ideal (1 mes, 3 mese, ...) a ser empregada para avaliar o preço justo de determinada opção. Abraços a todos.


Danilo (452 posts) respondeu em 28/10/2009 06:27:24

Bom dia Crespo, seja bem-vindo

v.k40 fechou em linha, a Volatilidade implícita dela no dia anterior estava em 36% e ontem ela fechou em 41%, ambos os dias em linha os os demais strikes. O aumento se deve a dois motivos: 1.Em quedas fortes é normal a VI aumentar um pouco, principalmente qdo a queda é rápida, ou seja, na expectativa de um tb rápida recuperação quem a tem espera um pouco mais pra vender e quem não tem acaba comprando esperando ganhar com isso (se acontecer é claro). 2. No fechamento ouve distorção a vale foi empurrada pra baixo com força, e como as opções tem um certo delay para se ajustar (e tb pq não tem certeza do que pode acontecer até o fim do leilão) as opções acabam não corrigindo td que deveriam nesse caso.

Então na verdade essa diferença a mais de VI de um dia para outro quer dizer que ela ficou mais "cara" do que se deveria, e creio q hj, mesmo com uma alta leve da vale (se houver) os preços das opções podem dar uma impressão aos mais leigos com opções de que não estão subindo,  e numa baixa da vale poderá parecer q estão caindo mais do que deveriam.

Qto a segunda parte de sua pergunta, na verdade o ideal é não trabalhar com volatilidade histórica para operar com opções (visto que isso é passado), 90% das pessoas que operam opções seguem por essa linha, nesse ponto não existe certo ou errado, porém sigo por outra linha que considero mais eficiente e presentes em nosso simulador de opções, ou seja a melhor volatilidade a ser usada é aquela q acredita-se que acontecerá até o dia do vencimento, e não o que ocorreu antes. Resumindo existe uma linha de investidores (a maioria) que prefere o preço teórico das opções pela VH, e outro grupo (estou nele) que julga que o mercado é eficiente o suficiente para determinar a volatilidade justa para os dias que restam até o vencimento, restando a esse grupo apenas avaliar se esses sua projeção de preço para o ativo. (no nosso simulador de opções isso td já é feito automaticamente)

Simulador de opções
na seção de análise técnica do Enzo, vc encontra tb uma probabilidade dos preços para o vencimento.
gde abraço


Fiz a seguinte operação: comprei em 02/10/2009 comprei 100 petr4 a R$37,75 e lancei coberto 100 opções  ptrj36  vencimento em 19/10/09(strike 35,75 )a ,R$,30 =r$30,0

Provavelmente serei exercido então na quinta ou sexta feira recomprerei a ptrj36 que hoje está R$,70 (desembolsarei 40, 00) e relançarei petrk36 que hoje está (1.47  x 100 = R$147,00)

Detalhe a petr4 fechou hoje em R$36,10

Acho que ta ficando bom não?

 

Abs


Danilo (452 posts) respondeu em 15/10/2009 05:08:36

Domenico,

acho que já comentei contigo aqui no forum sobre minha visão sobre rolagem (se não foi contigo depois faz uma busca em procurar com o termo rolagem pra dar uma olhada nos tópicos mais antigos).

Eu acredito que 66mil do Ibovespa é uma resistência significativa (o que não quer dizer que não possa continuar subindo pela grande quantidade que ainda está entrando de investidores estrangeiros, é bem possível que ocorra uma pequena correção ou um movimento lateral, mas a tendência principal de alta continua). Mas deixemos de lado minha opinião se é resistência ou não, eu lhe pergunto: 1. Vc vendeu na série K pq acredita ser um bom momento para fazê-lo (vc acha q petr4 vai cair até o próximo vencimento) ou 2. vc só o fez pq pensou na rolagem?

pq a realidade é a seguinte, a operação realizada na J36 já acabou e teve um resultado negativo, isso vc não muda mais. Agora,  vc fez uma nova operação para recuperar a perda na operação anterior, essa operação não necessariamente tem que ser uma nova venda, pode ser uma compra a seco, uma borboleta. Onde quero chegar é que mtas pessoas (na minha opinião, equivocadamente) aprenderam a fazer a rolagem só por fazer, eu penso que se qdo nós compramos um ativo e não acontece o esperado, não usamos o stop para sair da operação e esperamos ou procuramos uma outra oportunidade, creio que assim deva ser com venda coberta; ao fechar uma posição é preciso observar qual operação é mais interessante naquele momento (que não necessariamente é uma nova venda).

Bom essa é minha humilde OPINIÃO, pra mim funciona, mas claro que não há certo ou errado nessa questão, são apenas visões e  estratégias diferentes.

domenico (139 posts) respondeu em 15/10/2009 09:56:55

Danilo, antes de mais nada muito obrigado pela opinião

Não recomprei ainda a série "j", recompro?

Não foi para mim que vc escreveu....mas vou procurar....

 

Abs

 


Petr4 fechou acima do topo anterior, confirmando a tendencia de alta. Obj em 36,50

Poderiam confirmar ?


overdigo (20 posts) respondeu em 10/10/2009 18:06:52

acredito que a J36 não vai ter exercicío...

domenico (139 posts) respondeu em 12/10/2009 09:15:37

Overdigo, bom dia

Cara sinceramente esta arriscado confirmar, em todo caso já to preparadora rolar.

Espero que não precise disso, mas....

 

Abs

overdigo (20 posts) respondeu em 12/10/2009 12:59:14

Pois é, esses próximos dias vai ser uma briga intensa entra comprados e vendidos na PETR4, mas eu acredito que a bolsa vai ter que corrigir, e que a pressão dos vendidos vai ser forte para que a J36 não tenha exercício

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 29/01/2010 02:32:14

pra vermos como o mercado flutua.... petro hoje a 34 reais....


« Anterior Page  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Próximo »
tópico normal normal
Muito visitado popular
Exibe sempre no Topo em destaque
Fechado para respostas exclusivo