Publicidade

Muitos operadores se encantam com os gráficos e com padrões inexistentes ou pouco confiáveis; outros, sufocados pela adrenalina, esquecem de examinar a tendência. Poucos aceitam operar com simplicidade e se perdem em complicações desnecessárias. Enquanto isso...

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...

Relutamos na hora de escolher uma ação porque existe um conflito mental e natural entre o útil (necessidade) e o agradável (o prazer). O cerne da solução é conciliar os desejos emocionais de tal modo que não contrariem a racionalidade financeira...

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

Lista completa das opções de compra e venda da B3, que destaca opções com maior volume financeiro, número de negócios, variação de preço, variação de volume, dentre outros.

Jesse Livermore talvez seja o especulador mais conhecido do mercado americano. Muitos especuladores já incorporaram as lições dele porque elas são lógicas e fazem sentido. Com muita paciência ele só entrava na hora certa como uma serpente que sabe dar o bote, mas não sai correndo atrás da presa.

Para apreciação de alguns e, talvez, irritação de outros, os gráficos e plataformas de operação são instrumentos valiosos para se acompanhar os mercados financeiros. Não consigo me afastar desses instrumentos...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.

Olá,

Preciso de uma nova ajuda, agora, para entender melhor o que é cada uma dessas ferramentas e qual é a melhor avaliando custoXbenefício.

CMA Series 4

AE Broadcast

IStocks

Trader Grafico

Fico no aguardo.

 

Obrigada.


davips (1 posts) respondeu em 21/02/2010 12:49:37

Posso indicar uma de custo zero, o único porém é que é necessário baixar o arquivo de históricos no site da Bovespa.

Não é muito sofrimento para quem quer fazer análise de longo prazo.

O site é o seguinte: analisegrafica net.

Há o fórum para tirar dúvidas sobre o programa: analisetecnicagrafica appspot com

 

Danilo (452 posts) respondeu em 22/02/2010 09:06:42

Vai depender um pouco da sua necessidade e o tipo de investidor q vc é.

Eu gosto do Metastock.


Bom dia Srs, Sras e Srtas

É impressionante o quanto as pessaos apostam em cias que nem ao menos deram um centavo de lucro.

Exemplos de algumas são as empresas mmx e ogx.A primeira, nunca pagou um centavo de dividendos mas é vista por alguns como a grande promessa.A segunda nem balanço tem......que absurdo e o pessoal cai pessado acreditando nela.

Agora entendo pq alguns fundos ou mesmo investidores com muita experiencia não passam nem perto de empresas assim.

Não acreditam em milagre, tenho que concordar com eles.....qual seria a opinião de vcs/

Abs


Danilo (452 posts) respondeu em 19/02/2010 16:34:29

A OGX atualmente tem valor de mercado de 20% ao valor da Petrobras aproximadamente; sinceramente eu acho q não vale, masssss tem quem aposta em expectativa futura ...!!!!!###????

Para Day-trade e curto prazo até são ótimas alternativas, mas pra manter em carteira acho que tem muitas outras alternativas mais interessantes.

venture (10 posts) respondeu em 20/02/2010 08:42:17

 Concordo plenamente contigo.

Petrobras tem mais de 50 anos de existência. Sempre deu lucro, pagou dividendos, tem 11 refinarias, produz praticamente todo petróleo produzido no Brasil (1,9 milhão de barris/dia). Se os projetos de lei relacionados ao pré-sal não forem aprovados, a Petrobras vai continuar a mesma, pois tem reservas inclusive em águas profundas estimadas em até 6 bilhões de barris.

Se os projetos de lei mais polêmicos (cessão onerosa, por exemplo) forem aprovados, a Petrobras terá aumento significativo da reserva de petróleo, coisa rara no setor de óleo mundial (a maioria das empresas está diminuindo suas reservas). Além disso, a Petrobras será a operadora preferencial dos postos do pré-sal independente de ter participação em alguns poços. E digo mais, qualquer empresa estrangeira que entra no país QUER ter a Petrobras como parceira (participando dos poços).

Enquanto isso, a OGX nunca produziu uma gota sequer de petróleo, não tem refinaria, tem expectativa de achar poços que poderão dar lucro. Estranhamente, tem valor de mercado (preço das ações x quantidade de ações) acima de muitas empresas de petróleo estrangeiras que produzem petróleo. E sabe por que? Ela vem divulgando Fatos Relevantes para o mercado que na verdade são FACTÓIDES. Estão exagerando na divulgação de Fatos Relevantes. Essa prática fez com que suas ações multiplicassem por 10 desde o ápice da crise. PURA MANIPULAÇÃO!!!! Quero ver até quando vão conseguir enganar o mercado sem produzir petróleo e sem produzir LUCRO.

 

Danilo (452 posts) respondeu em 20/02/2010 09:54:36

Bem lembrado venture,

Outra coisa tb que lembrei é que nas projeções de produção da OGX mesmo daqui 10 anos no cenário mais otimista dela mesma ela não estará produzindo o equivalente nem a 20% do que a Petrobras produz hoje, imagine se for comparar com o que a petrobras vai produzir tb daqui 10 anos !!!! Claro q pesa o lado da petro ser estatal mas tb não vamos exagerar né !!!

Mas para DT são otimas alternativas,

Agora por outro lado a MPX eu ja vejo como uma boa empresa das empresas "X", LLX tb mas está caro na minha visão. Tb acho será interessante a OSX, mas vai depender MUITO do preço q ela virá a mercado na IPO, vamos aguardar pra ver.


Olá,

quero começar a investir, entretanto tenho várias dúvidas, a primeira é em relaçao aos STOPS.
- Qual a necessidade de um STOP LOSS?? Como calcula-lo??

- Como faço para decidir com qual corretora devo operar? O que devo analisar?

 


Danilo (452 posts) respondeu em 19/02/2010 08:38:00

olá acury,

1. o stop é necessário para que vc evite gdes perdas em alguma operação, existem vários métodos para se estipular um stop. O ideal é vc fazer um curso de investimento antes de entrar no mercado.

2. três pontos são importante e dependerá principalmente do seu perfil e são eles: credibilidade da instituição, tecnologia (que deverá atender a sua necessidade e não necessariamente ser a mais avançada com recursos) e o tipo de corretagem (fixa ou variável) q dependerá do montante de recursos q vc usará para investir nesse mercado.


Boa tarde Srs , Sras e Srtas

Em março teremos a apresentação dos resultados da tnlp.

Oque acham?Para quem netende bem de balanços, será que termos bons dividendos?

Será que ela irá manter o pago em 2008

Abs


Danilo (452 posts) respondeu em 19/02/2010 08:40:12

Realmente a telemar tem sido uma ótima pagadora de dividendos, acredito que continuará pagando bem.


MELHOR OPORTUNIDADE PARA 2010!!!

 

EMPRESA PRESTES A SAIR DA CONCORDATA, PREÇOS DAS AÇÕES DEVERÃO SAIR DOS ATUAIS R$ 4,00 E RETOMAREM SEU PREÇO REAL DE r$ 70,00.

NÃO PERCAM ESSA OPORTUNIDADE, 2010 É O ANO DO LUCRO!!!

 

BOAS APOSTAS, ABRAÇOS!!!

 

IAN SÁ

ANALISTA FINANCEIRO



Srs, Sras e Srtas,

Se uma cia decide ocmprar outra, logo seu caixa irá diminuir, logo o lucro disctribuido tambem será menos certo?pq se ela terá que tiarr dinheiro inclusive do sue lucro para fazer a aquisição.

Agora se essa mesma empresa decide não concluir a aquisição pq descobriu que a divida da empresa que iria comprar é maior que o encontrado anterioremnte, logo ela não precisará tirar dinheio do caixa naquele instante, logo o lucro os dividndos não será tão baixos assim.

Será que viajei na maionese? Estou falando do caso OI x Basiltelecon

 

Abs

 


Danilo (452 posts) respondeu em 10/02/2010 17:03:59

esqueceu de computar o lucro q a empresa comprada trará mais o ganho de sinergia e marketshare, alem de ganho por reduções de custo provenientes da fusão e escala.


 Alguém pode me esclarecer se uma bolsa de valores é uma companhia com ou sem fins lucrativos ? preciso dessa informação concreta pois trata-se de uma dúvida para fins de concurso público.

 


Danilo (452 posts) respondeu em 10/02/2010 08:54:47

Uma Bolsa de Valores pode ser com ou sem fins lucrativos, a maioria é com. A Bovespa por exemplo era apenas uma associação de corretoras anos atrás, hoje é uma empresa com fins lucrativo e capital aberto.

Estudante (2 posts) respondeu em 11/02/2010 00:07:36

 Obrigado amigo!!!!


na opnião de voces é possivel viver da bolsa utilizando analise tecnica, obtendo lucros numa media de 2% ou 3% ao mes?

considerando essa rentabilidade numa media geral, sei que terão meses com prejuizos e meses com lucros bem acima dessa media, mas a ideia é que a longo prazo consiga essa rentabilidade media. aceitando correr riscos controlados não expondo o capital a grandes perdas quando as operações derem erradas
 


Danilo (452 posts) respondeu em 09/02/2010 13:07:10

Prezado e.cavalieri, vc mesmo já fez essa pergunta antes aqui no fórum, sobre viver da bolsa, clique no link para ver acessar o mesmo e ver as respostas


Srs, bom dia

Que semaninha complicada hein.

Tenho lido varias noticias e não vejo muita perspectiva de melhora para a proxima, alem disso teremos carnaval na outra, bom ai já viu, rsrs segura peão.

Danilo ta dificil de juntar 1800 pontos aqui hein, rsrsrsrs

Quero utilizar o simulador, mas haja conversa, rsrsrs

 

Abs


flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 07/02/2010 02:46:05

 Se as empresas que vc investe são boas, não há pq se preocupar com estes rompimentos de suportes que estão acontecendo recentemente. O mercado é assim mesmo. Aproveite a oportunidade para entrar quando o movimento de queda perder força... caso vc utilize análise técnica para entrar/sair do mercado. Aproveite também para operar vendido, venda opções, opere taxa... desta forma vc faz hedge em sua carteira, além de poder comprar mais e mais papéis.

 

bons trades

Danilo (452 posts) respondeu em 08/02/2010 08:28:20

Olá Domenico,

Pois é o mercado se assustou com os dados europeus. Na sexta no final do dia o DJ deu uma boa recuperada, mas mto cedo pra dizer que está td resolvido, mas provavelmente deve gerar um repique hoje.

Por enqto, mesmo com a formação de um martelo na DJ e SP500, recomendo cautela, pois tentar "adivinhar fundo" nunca é uma boa estratégia.

Sobre os pontos Domenico, o necessário para 30 dias são 1500, tem algumas pessoas fazendo mais de 500 pontos por dias, principalmente com as indicações do site a amigos por e-mail, redes de relacionamento e outros site, pois o link fica lá pra sempre e gera pontos todos os dias.

Gde abraço e boa semana,


Srs, Sras e Srtas

é impressionante como alguams noticias movimentam tnato um papel.

Ontem o volume foi absurdo a grande pergunta que fica, será? Será que vai?

 

Abs


Danilo (452 posts) respondeu em 04/02/2010 10:20:06

um pouco disso faz sentido afinal o Governo estuda revitalizar a Telebrás pois
com o novo plano de democratização da banda larga no País a Telebrás ressurge como um possível meio para isso, masssss que tb pode não acontecer. Então grande parte desse movimento que vemos nas últimas semanas é especulativo, e cabe a cada um decidir pelos riscos, pois prevalece a máxima que possibilidade de lucros maiores estão diretamente ligados com riscos maiores.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 07/02/2010 02:42:04

a CVM já enviou vários comunicados à empresa sobre as movimentações ocorridas com o ativo e não há nenhum fato relevante ou comunicado ao mercado que justifique tal crescimento.


Danilo, vc utiliza alguma plataforma para operar opções? Quais operações vc prefere fazer em um mercado bull ou bear?


Danilo (452 posts) respondeu em 01/02/2010 08:51:34

Eu utilizo o próprio simulador de opções aqui do site, e não me prendo a um tipo só de operação, faço a simulação para identificar qual operação vai atender melhor o que espero do mercado e faço.

O simulador de opções aqui permite saber qto fica a posição a qualquer mesmo antes do vencimento e tb verificar o impacto da variação do preço e volatilidade.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 02/02/2010 21:56:05

muito bom, mas poderia saber qual a corretora vc opera com opções? Sem interesse propagandístico... a questão é que eu tenho duas corretoras onde opero com corretagem fixa, porém operar derivativos tem sido complicado... vc tem alguma sugestão? Fique à vontade se preferir não responder.


EM UM MERCADO DE BAIXA, QUANDO UM PAPEL SE DESGARRA DA MANADA, AS ESPECTATIVAS SOBRE ELE SOBEM MUITO.  ogx subiu ate agora algo em tono de 2%. Cotada a 18,05

com isso a OGXPB18 subiu mais de 20%, com ganho expressivo em valor extrínseco ( valor de tempo ou valor de espectativa do mercado ou gordurinha)... claro que aproveitei a ocasião e vendi a cobeto. Veja a operação:

venda de 1000 OGXPB18 a 0,77 = retorno de 770 reais.

meu breakeven está em 18,77, acima do qual serei exercido. Porém a série b vence ja na primeira semana de fevereiro, logo estou com o theta a meu favor. Vamos ver no que dá.

Lebrando que para se fazer sta operação, vc deve ter o ativo em custódia na tua carteira, ok?


Danilo (452 posts) respondeu em 26/01/2010 16:19:40

Sim, ativos com maior volatilidade tem prêmio maior para venda coberta. Podem sim aparecer boas oportunidades, mas como as oscilações são fortes para sair do seu ponto de equelibrio não é mto dificil, mas qdo acerta o resultado é bem melhor tb.

 

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 26/01/2010 18:44:00

é verdade, grande danilo.

Operar vendido você poe o tempo ao seu favor. Imagine uma opção como uma pedra de gelo. Quando vc a compra, á medida que o tempo passa, é como se vc tirasse uma pedra de gelo do freezer. Ela vai perdendo valor progressivamente. A este efeito de perda de valor com o passar do tempo, chamamos de theta. Isso acontece com todas as opções, até virar pó ou "micar" no dia do exercício. Quando se opera vendido, o theta está ao seu favor, pois quanto mais o tempo passa mais ela perde valor enquanto estiver fora do dinheiro ou OTM.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 26/01/2010 18:47:46

sim, só pra lembrar, a ogx fechou a 17,80 com a opção a 0,66... e olha que ela precisa chegar no mínimo em 18,77 para que eu possa pensar em ser exercido. Se eu já quisesse sair da operaçao hj, bastva comprar a ogxpb18 hoje mesmo, 0,77 - 0,66 = 0,11 x 1000 = 110 reais e ainda ficaria com minhas ogx pra fazer nova vendinha coberta depois.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 28/01/2010 18:15:52

em opções eu quase nunca compro, quase sempre vendo.

quando compro, procuro opções bem dentro do dinheiro e também as  magrinhas, com pouca gordura, ou seja com pouco valor extrínseco... estou falando de calls. Quando isso ocorre? Nas realizações.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 28/01/2010 18:19:32

agora num mercado em baixa, vc ainda pode vender put... pois elas ficam bem gordinhas, enquanto as calls emagrecem. Mas um conselho, só venda put se quiser comprar o ativo subjacente!

Laranjalima (79 posts) respondeu em 02/02/2010 22:59:43

Prezadoso,

Sobre opções. Quero colocar algumas estratégias sobre o fechamento de hoje. Exemplo real.. e por favor, se quiserem fazer os exercícios ai no lápis, vai ser um bom divertimento para voces.  

VALE5 = (43,73)

VALEB40 = 39,59 = Preço (4,15)  então 39,59 + 4,15 = 43,73 (igual ao preço da vale5)

VALEB42 = 42,00 = preço (1,76)  então 42 + 1,76 = 43,76  ( 0,03 maior que a vale5)

VALEB44= 44,00 preço(O,45) então 44,00 + 0,45 = 44,45 ( 0,72 maior que a vale5)

Estrategia 1. 42,00 - 39,59 = 2,41 digamos que no decorrer do pregão voce vendeu um kg de b40 por 4,17 e comprou um kg de b42 a 1,76 = 2.410,00 foi creditado na sua conta.

Então voce não poe um centavo e fez uma trava de baixa sem risco. Se cair voce so terá lucro, e se subir voce não perde nada, porque a diferença máxima sempre será 2.410 e esta grana ta na sua conta. Precisa saber sair, e tb calcular as corretagens. ( no basico é isto ai) maravilhoso sempre faço isto. Vc sabendo montar a trava comprando e vendendo na hora certa, o credito pode ate ser maior que os 2,410,00

Estratégia 2 - operação coberta, que maravilha em vez de comprar um kg de vale5 por 43.730,00 voce so compra um kg de valeb4o por 4,15  porque 39,59 + 4,15 = 43,73 preço da vale5. Entao voce so desembolsou 4.150,00 em vez de desembolsar 43.730,00 . Ai voce vende outra opção mais barata. ficou coberta e ainda so desembolsou 0s 4.150,00 menos a opção mais barata que vendeu. que legal heim. calcule ai no papel.

Estrategia 3. vende 1 kg de b40 compra 2 kg de b42 e vende 1 kg de b44. ai juntou tudo acima e fazer continhas no papel para entender, quebrar a cabeça sobre stop, e lucro.

Bom preciso saber se estão entendendo bem as  operações que descrevi.. Se não me avisem que esclareço. Não entrei em detalhes para que, com o lapis, olhando os valores na tela. vcs pratiquem.

O que acham? tenho muitas estrategias que posso ir passando, mas preciso saber se estao entendendo tudo que escrevi..

Primeiro o conhecimento, o resto será so lucro..

 

Laranjalima (79 posts) respondeu em 02/02/2010 23:04:56

prezados,

Estas estrategias servem para todas as opções.. eu so coloquei a vale5 so para exemplo. pode ser petro, vale, ogx e todas do mercado. Tem que saber o valor delas.

Laranjalima (79 posts) respondeu em 02/02/2010 23:21:35

outro exemplo de opções.

VALE5 = (43,73)

VALEB42 = 42,00 = preço (1,76) então 42 + 1,76 = 43,76 ( 0,03 maior que a vale5)

VALEB44= 44,00 preço(O,45) então 44,00 + 0,45 = 44,45 ( 0,72 maior que a vale5)

..............................................................................................................................

44,00 - 42,00 = 2.000,00 = Se voce vender B42 por (1,76) e comprar B44 por (0,45) entrou na sua conta o valor de 1.310,00 que servirá para ir cobrindo margem até atingir 2.000 porque a diferença maxima é 2.000,00.

Se entrou 1.310,00 na sua conta e o mercado cair so terá lucro, mas e se ele subir? sua perda maxima será de 690,00 ( 2.000 - 1.310,00) esta diferença vai ser  de 2.000,00.

gente e isto ai. b42 b44 b46 e sempre 2,00 a não ser que tenha algum ajuste igual a b40, que não é 40,00 é 39,59. pesquise essa diferença de 40,00 para 39,59 para entendimento.

 

Danilo (452 posts) respondeu em 03/02/2010 08:00:42

Laranja, são boas sim as estratégias, eu tenho mais uma para adicionar, é parecida com a primeira, mas com uma vantagem, o ganho não fica limitado a diferença dos  strikes.

compra B42 e aluga e vende Vale5, tem uma série de vantagens nessa alternativa com relação a primeira sugestão q vc deu, a única desvantagem é pra quem não usa corretagem fixa. A taxa de aluguel da vale é mtooo baixa, então para alguns poucos dias é praticamente irrelevante.

bom dia para todos,

Laranjalima (79 posts) respondeu em 03/02/2010 11:41:53

Prezado Danilo.

Como temos inumeras estratégias, e vao surgindo ideias e experiencias. isto e muito bom para adquirir e repassar conhecimento.

Aquela 1 estrategia, fica tudo sem despesa e sem chamada de margem. Se travar com a valor maior do que a diferença, ja fica no lucro garantido. 

Uma coisa que gosto de esclarecer é que se a opção b44 for 44,00 e a b42 for 42,00 a diferença será 2.000,00.. Entao o risco maximo dessa opção será os 2 mil. e se travou com os 2,000,00 não existe risco. o papel pode ir para 500,00 que a diferença sera de 2.000,00 = 44-42.

Muitos dizem se o papel subir ele quebra, há desespero, há medo. Mas é pura falta de conhecimento.. Pessoal, façam o exercício..

Danilo, muito bom voce adicionar comentários, e aqueles que sao estudiosos façam o exercício peguem um lapis, pode ser lapiseira 0,9, rss e um papel e ecercite, pratique, cresça.. ai vai vendo que o mercado não é tão complicado assim.. Mas estudem.... e estudem.. sao minhas recomendações.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 07/02/2010 02:35:51

com certeza, laranjalima... o melhor investimento é em aprendizado.

flaviomjr2005 (45 posts) respondeu em 07/02/2010 02:39:19

sim, laranja... grande operação essa da vale... no livro de Lee Lowell é comentado sobre ela, vc compraria opções bem dentro do dinheiro, ou seja com grande valor intrínseco para pegar o movimento de subida do papel subjacente que seria a vale5. A idéia seria esperar o ativo cair... no caso a vale5, pois aí vc perderia também VE e a opção ficaria mais barata para ser comprada.

Danilo (452 posts) respondeu em 08/02/2010 08:35:46

Pra quem é meio descrente de opções pq acha mto arriscado aí está uma boa prova q pode-se usar as opções para montar posições estruturadas com pouco risco e bom retorno. Pra quem fez qq uma dessas alternativas garantiu um bom com baixissímo risco.

Boa semana a todos


« Anterior Page  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Próximo »
tópico normal normal
Muito visitado popular
Exibe sempre no Topo em destaque
Fechado para respostas exclusivo