Forum Bovespa Bolsa de valores, Analise Tecnica, Ações, Opções, Investimentos, Ibovespa : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Publicidade

Orientações de como calcular o imposto de renda para operações em bolsas. Isenções, forma de cálculo, o que é considerado ganho, o que pode ser abatido...

Swing trading, é uma forma mais tranquila para se operar o mercado de ações, de futuros (commodities e índices) ou forex do que o Day Trading. Com Swing Trading contempla-se um tempo maior, diminui-se o risco, aumentam-se os lucros...

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

Muitas pessoas investem em renda variável utilizando-se desse tipo de operação. Entretanto nem todos sabem exatamente a melhor forma de se calcular as taxas reais apresentadas na montagem. Alguns calculam errado e nem sabem... Veja a maneira correta e a melhor forma de escolher a opção para lançamento coberto.

O mercado é tão complexo quanto o gênero humano mas operar nele é tão simples quanto comprar barato e vender caro. Assim mesmo, erramos. Veja como evitar isso...

Com o novo cenário econômico do Brasil, cada vez mais os juros estão mais baixos, e consequentemente os investimentos de renda fixa também. Com isso as perguntas que todo investidor se faz são: Ainda vale a pena investir em renda fixa? Onde obter melhor ganho? É hora de investir em ações na bolsa? ...veja como ficam seus investimentos no cenário atual.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.

Estou vendido coberto 100% de minha carteira em valeg30, petrg32 e um pouco de petrh32.

Pelo visto dos indices a queda vai continuar forte hoje.

Qual seria o mais logico no momento eu mudar toda a carteira para a serie H.

Ou mudar minha carteira para uma serie mais baixa tipo sair de petrg32 para petrg30 ou petrh32 e da valeg30 para a valeg28 ou valeh30.

Com a palavra os especialiistas do fórum.



até a vitória sempre

Danilo (447 posts) respondeu em 06/07/2009 10:03:45
Olá psb,

Depende de seu perfil, conforme citei em outro tópico anterior...
Sua intenção é ficar com a carteira e ganhar um plus com as opções ou seu objetivo é fazer taxa?

De qualquer forma o mais recomendado é q vc não mude o seu plano inicial e mantenha seus pontos de stops e lucro que vc definiu no momento que vc montou a operação.

Dentro da sua estratégia você pode utilizar as oscilações e a volatilidade das ações a seu favor.
Se o seu objetivo for manter as ações, após uma correção de queda no preço das ações você pode aproveitar para trocar suas opções para a série seguinte, mantendo strike ou até mesmo subindo um pouco. Assim quando ocorrer a alta de recuperação, as opções da série seguinte não subirão tanto.
mas claro, isso depende do seu objetivo com sua carteira e o seu perfil de investidor.

boa semana,
psb (21 posts) respondeu em 06/07/2009 10:23:54
Grande Danilo,


Meu objetivo como o de todos e ganhar o maximo possivel de dinheiro seja com as taxas ou com a valorização da ações.

Esta mês na serie G provavelmente vou aumentar minha quantidade de ações em carteira mas devo fechar a carteira com perdas financeiras devido a queda das ações, no ultimo fechamento a vale5 estava cotadada a 32,70 e a petr4 a 33,30.

Estou tentando achar uma formula de durante a queda eu aumentar minha quantidade de ações em carteira e tambem o meu capital.

Durante a alta e facil ter lucro com a venda coberta mudando de serie se preciso.

Agora durante a queda mesmo ganhando com a venda coberta como na petr4 que vendi a petrg32 a 1,06 vai ser dificil ter lucro com esta queda toda


até a vitória sempre e muita sorte a todos.
Danilo (447 posts) respondeu em 06/07/2009 10:40:39
Para momentos de baixa operações de venda coberto não é a melhor alternativa. Para isso o ideal é fazer um straddle, ou comprar uma put, ou alugar e vender a própria ação.
psb (21 posts) respondeu em 07/07/2009 10:02:48
Grande Danilo.


O que seria uma straddle e ou comprar uma put,

A melhor defesa que conheço nas quedas é a venda coberta.


Até a vitória sempre
Danilo (447 posts) respondeu em 07/07/2009 11:13:17
Put é o inverso de uma opção de compra. No caso é uma opção de venda.
Straddle é uma estratégia combinada com opções, sendo a compra de uma put e uma call de mesmo strike. Eventualmente na falta de liquidez das put, pode-se fazer o sintético.

abraço,
marsilva2007 (98 posts) respondeu em 11/07/2009 15:30:23
Voce pode tentar tambem(esta estratégia se equilibra no longuissimo prazo), fazer lançamento coberto ITM.

Tentando achar 3% de taxa com 10% de proteção.

Estrégia ganhadora em 95% , pelo histórico de vencimento das opções.
Vantagem: Tranquilidade e no stress

Desvantagem:deixar de ganhar em altas fortes e ter que colocar dinheiro no mercado nestas situações ou redução de qt de ações.

Um passo afrente de todos no mercado na queda.
Ricardo Loureiro (9 posts) respondeu em 13/07/2009 23:42:18
Existem operações que combinam a compra de uma put com strike logo abaixo do preço de compra da ação, sendo que essa compra da put é financiada pela venda de uma call OTM. Verifique com sua corretora se ela tem um trade idea nesse sentido. Alguns chamam de "collar".

A estratégia de venda coberta pode aumentar o número de ações E o capital, mas você deve avaliar esse resultado ao longo de vários meses e anos, e não apenas em um ou alguns vencimentos.. Nesse caso, sem dúvidas o patrimônio poderá realmente diminuir a despeito do aumento do número de ações.
marsilva2007 (98 posts) respondeu em 14/07/2009 19:52:55
Ricardo o grande problema é a falta de liquidez das puts, vc até consegue cota pela XP,interfloat , mas tem que pagar um preço nada vantajoso e a operação já passa a ter desequilibrio, pois vc tem que torcer geralmente por queda
Ricardo Loureiro (9 posts) respondeu em 14/07/2009 21:48:39
Concordo, esse realmente é um problema, que torna as operações com puts que realmente valem a pena oportunidades não muito fáceis de se achar. Mas recentemente a Ágora tem sugerido trade ideas vantajosos mesmo atuando na contraparte.

Debati em outros foruns e o pessoal não achou seguro na estratégia que mencionei (vide abaixo) colocar stops por dois motivos:

A.) O Stop pode ser "pulado" caso o mercado comece com um gap de alta ou baixa.
B.) O preço do ativo pode ficar oscilando e passar várias vezes pelo stop me obrigando a fazer diversos stops e pagar diversas taxas de corretagem.

Estratégia que mencionei. Veja oq vcs acham:

1) Compro Vale5: 30,80
2) Vendo ValeG30: 1,77
Investimento inicial: 29,03
Rentabilidade: 30/29.03 - 1 = 3.3% (sendo exercido)

Para nao ter prejuízo:
3) Stop de venda em 29,03 e ficar descoberto na opção.
4) Caso a ação volte a subir, eu coloco um stop de compra em 29,03. Aí eu estaria protegido contra eventuais prejuízos.
Esses stops me protegeriam, porém teriam os 2 problemas que mencionei no início da mensagem.

Aguardo a opinião de vcs!

Obrigado,
André.

Danilo (447 posts) respondeu em 03/07/2009 07:39:39
Olá Andre,

A.) sim, isso pode acontecer, mas tb pode ocorrer de alem do Gap de abertura cair ainda mais. O que fazer, dependerá de seu perfil de investidor. Porém recomendo utilizar o stop.
B.) Pelo meu ponto de vista, se vc stopou uma operação é pq a análise que a originou, falhou. Nesse caso o recomendado é vc não insistir na mesmo operação e reavaliar o mercado para verificar qual será a melhor operação a ser realizada com o cenário atual.

3) não recomendo ficar descoberto em opções, veja a petr num passado não muito distante qdo divulgou tupi e teve suas opções subindo até 2000% no leilão de abertura... Faça pelo menos uma trava em outro strike.
3.2) xx,03 não estatisticamente um bom stop, pois é comum o ativo bater na casa redonda e segurar, nesses casos prefira 28,95, por exemplo.
4) aqui vc entra no ponto que citei no item "B.". Pode ser feito, mas vc tem que estar ciente do risco com que vc poderá ter executando isso várias vezes. Para esse exemplo eu acho que não compensa, pois em 3,3% de objetivo, dependendo do seu capital e da sua corretagem, pode ao vale a pena.

Existem varias alternativas...
Pode-se fazer um straddle, ou um Backspread Ratio, ou parar qdo der o seu stop
qual é melhor? de pende do momento e do seu perfil de risco.
o momento agora em vale, por exemplo, pode ser interessante o straddle.
Marechalbr (6 posts) respondeu em 03/07/2009 23:52:59
Qual o topico de venda a descoberto?
POstem o link
Danilo (447 posts) respondeu em 04/07/2009 07:18:52
Marechalbr, não tem um tópico sobre venda descoberta e tb não recomendados tal tipo de operação.
Entretanto para checar o volume e qtde de contratos descoberto, acesse:
Comprados e Vendidos (Posicionamento dos Investidores)

vc poderá encontrar dados de petr4 e vale5.
marsilva2007 (98 posts) respondeu em 11/07/2009 15:38:27
è vendido descoberto é cemiterio de malandro, mas vc pode monitorar sua posição, acho que é o mais facil, pois na situação que vc passou, naturalmente vc teria que vender ação e recomprar opção , gerando o prejuizo.

Se vc ficar descoberto veja a situação sem chance de ganhar nada e com chance perder muito, é não é uma aposta muita boa, certo??

Boa noite srs e sras.
Estou a alguns dias tentando definir uma estratégia.
Olha, vou dizer, é complicado....
Alguem ai tem alguma idéia boa?

psb (21 posts) respondeu em 02/07/2009 07:51:47
Grande Dominico,

Eu estou tentando achar uma formula vencedora com venda coberta, mas ai quando descubro a reposta o mercado muda a pergunta ai fica dificil.

Não sei se aumento o capital ou se aumento o numero de ações de vale5 e petr4 em minha carteira.

Estou tentando achar uma formula magica de aumentar todo mes o meu capital e meu numero de ações mas estou longe ainda ekekekeke.


até a vitória sempre
Danilo (447 posts) respondeu em 02/07/2009 08:16:43
O título é bem interessante, demanda até um artigo...

Há varias possibilidades para estratégias, porém depende muito do perfil de cada pessoa. Por isso eu não recomendo estratégias a alguém sem antes fazer uma consultoria para conhecer bem o perfil da pessoa.
Mas em geral, uma boa estratégia sempre deve ser clara e definida com antecedência, e a disciplina tb deve fazer parte para que essa estratégia seja seguida.
Um boa estratégia é muito mais importante do que uma boa análise, pois nunca nenhuma análise pode dar 100% de certeza, por isso a estratégia é sempre mais importante.
Uma boa estratégia deve conter tb um estudo estatístico dos risco, lucros e perdas (normalmente as pessoas fazem apenas do lucro possível).
É importante saber tb que regras do tipo: "faça sempre essa operação, assim...", não funciona (aqui há uma exceção para o perfil poupador - o que visa a formação de patrimônio e receber os dividendo). Deve-se saber varias as posições e operações de acordo com principais tendências.

domenico (139 posts) respondeu em 02/07/2009 08:56:40
Bom dia Danilo
Opa acho que mereço uns 300 dias de acesso pelo tema né, rsrsrs

Sabe tirei hoje e amanhã para definir a minha, independente se o mercado caia ou suba, é funadamental ter uma estratégia que antecipe oque devera ser feito.

Conversei com várias pessoas sobre o tema, tenho um rascunho na minha cabeça, conforme óbvio , ao meu perfil, a quanto quero ganhar e por ai vai.

Vamos ver oque dá...

Abs
Danilo (447 posts) respondeu em 02/07/2009 09:11:18
Sim Domenico, vc disse algo muito importante: a estratégia deve conter uma reação para cada acontecimento possível.
Outro ponto importante é que em média uma analista acerta de 70 a 80% das vezes, porém, mesmo se vc acertar apenas 50 vezes e errar 50 vezes na média das suas análises, mesmo assim a estratégia como um todo deve ser lucrativa.
kal (3 posts) respondeu em 05/07/2009 04:30:31
toda estratégia é uma forma de atingir o quer se pretende e nas finas,assim como em quaqué negocio,depende de enformaçães.
kal (3 posts) respondeu em 05/07/2009 06:00:32
risco é um assunto muito intereçante e a riscar onde á maior risco é algo disafiador e onde se pode termaior lucro,mas para isto deve divesificar o invéstimento, fazendo apricaçães variaveis. onde o foco pode suprerar o luro estar onde outros ou niquem se ariscaria,desta forma provocando uma cruzada de compnssação final.
lucro(s) compessando prejuizo(s)
marsilva2007 (98 posts) respondeu em 11/07/2009 15:45:01
Como frisou o Danilo , é preciso definir cada perfil,pois cada um sente e reage de uma forma, idades influem muito, aconselho a estudar e simular o mecado antes de fazer qualquer coisa e isto é oamais "Estude a vc mesmo, vc deve se conhecer profundamente, e primeiro se disciplinar na estrategia que escolher, pois pior que ter uma estrategia ruim, é não ter qualquer estrategia"


Pelo andar da carruagem temos grande possibilidades de ver a bovespa de volta aos 70 mil ainda este ano.

No momento o que esta segurando muito a bolsa e a vale5 que não anda devido a discussão do preço do minerio de ferro que termina esta semana.

A economia brasileira ja apresenta varios sinais de recuperação.

Com a taxa selic abaixo de 10% e caindo mais o pessoal da renda fixa vai ter que investir em bolsa não terão outra alternativa como já acontece em todo o planeta.

Minha carteira continua toda enrrolada vendi parte de vale5 e petr4 de opçoes coberta e estou aguardando para ver onde vai o mercado para vender o restante da carteira.


até a vitória sempre

Danilo (447 posts) respondeu em 30/06/2009 11:23:53
Não acredito em 70mil até o final deste ano. Não é o mais provável ...mas ...

Vc tem razão, com a redução da selic, com o tempo isso deve trazer mais gente para investimento em ações. Porém precisa de de muita gente, hj o Brasil se quer tem 0,5% da população em bolsa, em países desenvolvidos esse número chega a mais de 80% em média.
Vale destacar tb que mtas pessoas apenas compram e mantem em carteira, não é como bancos e investidores estrangeiros que entram e saem mt rapidamente, consequentemente precisa de bem mais pessoas para que o movimento seja significativo.
Mas certamente essa mudança cultural irá ocorrer lentamente e ajudará a deixar nossa bolsa ainda mais madura.
psb (21 posts) respondeu em 30/06/2009 12:23:30
Grande Danilo,

Qual o numero seu mais provavel para o fechamento da bovespa este ano.

Se apenas 10% do pessoal da renda fixa vier para a bolsa já teremos uma excelente alta.

Tem muita gente que vivia so de juros da renda fixa.

Imagina um cara que tinha Um milhão na renda fixa antes ele recebia em media 140 mil por ano so de juros com esta grana ele vivi sosegado ou complementava a renda.

Agora com a selic abaixo 10% ele vai ter um rendimento de 90 mil por ano ai ja fica dificil ele manter o padrão de vida .

Descontando a inflação e impostop de renda ele vai receber menos que na popupanca.


até a vitória sempre
Danilo (447 posts) respondeu em 30/06/2009 12:40:07
Tem razão... mesmo pra quem tem "medo" (ou desconhece o mercado) de bolsa, já está valendo mais escolher ações para rentabilizar pelo dividendo do que RF.

Qto o ibovespa para o final do ano eu acredito que fique algo próximo da 3ª resistência do ponto pivot anual, com viés entre a 2ª e 4ª resistência.

mais detalhes veja em Suporte e Resistência do Ibovepa para 2009
JMARINONY (1 posts) respondeu em 03/07/2009 00:47:41
Perigo para os comprados. Vejo o IBOV a 44.300 pontos. Enxergo um OCO em formação, com sua característica queda de volume no 2ºombro.Fica ainda mais caracterizado, analisando-se a escadinha do OBV descendente.
Danilo (447 posts) respondeu em 03/07/2009 07:12:19
Olá JMarinony, seja bem-vindo,

Bem colocado, esse valor tb coincide com o segundo ponto pivot anual, citado acima, e tb representa a base do LTA. Varias indicações para um mesmo ponto tende a fortificar o suporte. Antes porém temos um suporte intermediário em torno de 48mil.
Marechalbr (6 posts) respondeu em 03/07/2009 23:33:04
Só 48 mil é que vai dizer, até lá estou comprado!
marsilva2007 (98 posts) respondeu em 11/07/2009 15:46:39
Acho que 46/47K é a minima , abaixo disto acho que não chega.

bom dia amigos, alguem sabe a formula do Didi index?

Danilo (447 posts) respondeu em 30/06/2009 10:00:25
são apenas 3 médias móveis, no caso a combinação de 5, 8 e 21.
A psicologia desse indicador está na volatilidade entre essas médias.
Do meu ponto de vista, há indicares melhores, mais simples e práticos para tal, como bollinger ou envelopes, além das próprias médias móveis, claro.
DeNis (23 posts) respondeu em 30/06/2009 16:37:18
danilo como eu acho estas medias?

obrigado danilo!!!!!!!!!!!
Danilo (447 posts) respondeu em 30/06/2009 16:42:29
Basta vc utilizar qq sistema gráfico.
Eventualmente vc tb pode usar o excel.
a média móvel nada mais é do que a média dos últimos X pregões.
DeNis (23 posts) respondeu em 01/07/2009 15:50:57
obrigado danilo!!!
DeNis (23 posts) respondeu em 01/07/2009 16:01:07
danilo mais eu calculo sobre abertura e fechamento ou sobre a max ou minima? EX:


Mmove= ________preço aber_____
preço fecha

aonde entra os periodos nesta equaçao? a outra coisa
no sistema didi index vc tem 3 medias moveis, uma=0
as outra duas dao sinais venda e compra, vc saberia montar esta formula para mim? valeu de novo!!!!!!
Danilo (447 posts) respondeu em 01/07/2009 16:28:52
tradicionalmente o mercado usa dados de fechamento, mas vc pode usar o que achar mais interessante a sue critério, dependendo o que vai fazer... para periodos longos isso não fará mt diferença. A maioria dos sistemas gráficos tb permitem essa escolha.

os periodos são as cotações dos dias que vc usará pra fazer as contas das média...(soma tudo, divide pelo numero de periodos....) matemática básica.

DeNis (23 posts) respondeu em 02/07/2009 12:26:24
valeu danilo, mas vc sabe montar esta formula matematica para mim???
Danilo (447 posts) respondeu em 02/07/2009 14:10:35
..........................somatório das cotações (em N período)
...Média Móvel = _____________________________________
.........................................N períodos
DeNis (23 posts) respondeu em 02/07/2009 16:33:20
muito obrigado danilo, estou montando um software
em conjunto com o laboratorio de TI da USP depois gostaria
que vc testasse!!!!!!!
Danilo (447 posts) respondeu em 02/07/2009 16:38:24
claro, será uma prazer
Marechalbr (6 posts) respondeu em 03/07/2009 23:53:36
eu também
DeNis (23 posts) respondeu em 08/07/2009 15:46:56
beleza galera, é so ficar pronto !!!!!

Vendi essas opções cobertas, e com essa alta estou no prejuijo... recebi pela petrg32 0,95 e pela valeg30 1,40. Lembrand que comprei os ativos tambem na baixa, paguei 31,00 pelas petr e 29,90 pelas vale,indo para o exercicio não teria prejuijo, mas gostaria de ficar com os ativos, então alguem pode me recomendar alguma estrategia que não seja pura e simplesmente recomprar as opções com prejuijo?

psb (21 posts) respondeu em 29/06/2009 19:38:45
Grande Yzuka,

Eu vendi petrg32 a 1,06 no momento ela esta 1,77 no meu caso não quero ser exercido e vou recomprar a petrg32 1,77 e vender a petrh34 por 1,44.

Ai no caso teria uma perda de 0,33 por ação para mudar de serie.

Quando eu fiz a venda de petrg32 a 1,06 a petr4 estava 31,40 hoje ela esta 33,12.

Ai estou tendo um lucro teorico de 1,72 referente a valorização da petr4 que compensa a perda por mudar de serie de 0,33 por ação.

Eu só vou fazer esta operação proximo do vencimento da serie G por sorte so vendi a metade ainda vou abaixar meu medio na venda.

Agora tembem tenho a duvida de qual operação seria mais lucrativa


até a vitória sempre
yzuka (3 posts) respondeu em 29/06/2009 20:11:46
É uma boa rolar para serie seguinte subindo strik, pensei nisso tambem, vou considerar sua dica, mas queria mesmo é que desse uma bela realizada so pra poder sair depois pode subir novamente rsrs. Acho que essa semana é decisiva para as ações de um modo geral.. se os indicadores de mercado vierem bons e confirmarem expectativas, ai é alta certa, caso contrario vai realizar e ficar de lado. Vamos ver se os lucros das empresas realmente justificaram toda essa alta. Se eu o mercado cair e eu conseguir sair dessas opções sem prejuijo não vou lançar ate definir mercado, pois pode explodir uma alta e ai vai ficar com o mesmo problema serie seguinte, caso contrario é venda coberta certa. Caso esteja dizendo alguma bobagem por favor me corrijam.. Abraço forte e muito obrigado por sua opinião .. me foi muito utli.
psb (21 posts) respondeu em 29/06/2009 21:50:57
Grande Yzuca,

Eu estou acreditando que vamos ter uma super alta que para mim já começou hoje, por este motivo so vendi parte das opções na venda coberta.

Amanha com certeza teremos mais alta é fechamento de semestre.

Agora se cair forte ai teremos grande perdas é bem melhor torcer pela subida e ir subindo as opções.

Segundo todas a minhas teorias a alta começou hoje e vamos ver petr4 bater nos 35 e vale voltar nos 33.


até as vitória smrep
Danilo (447 posts) respondeu em 30/06/2009 07:35:59
Yzuka,

o que o psb citou é uma das alternativas ao que vc perguntou.

Porém, se tiver interesse no assunto acho interessante vc dar uma lida nos itens abaixo que separei pra vc:

Veja resposta que dei aqui sobre rolagem

Outra tb sobre de Opções

E se quiser saber um pouco mais sobre Venda Coberta, veja esses dois artigos abaixo:
Venda Coberta: Como definir a melhor taxa
Dicas para operações de Venda Coberta
Marechalbr (6 posts) respondeu em 03/07/2009 23:24:17
A super alta não veio e isso pode ter custado caro!
Danilo (447 posts) respondeu em 04/07/2009 07:27:21
Por isso sempre recomendo que a análise de uma estratégia em opções comece olhando a perda máxima possível, se esse valor for muito nem precisa olhar qual seria o lucro. Ou então defini-se um stop.
As pessoas costumam pensar só em em qto podem ganhar, e acabam não avaliando as possíveis perdas. Pra quem opera com opções isso é fundamental. Pois assim como nenhum time de futebol consegue ganhar todas as partidas desde sua fundação, ninguém poderá acertar todas as vezes. O importante é a gestão de risco utilizada para realizar lucro consistente e com a devida segurança.
yzuka (3 posts) respondeu em 04/07/2009 13:54:45
É, aprendo a cada dia e é muito bom ter diversas opiniões, assim posso aprender mais... agora acho que dificilmente dara exercicio, e estou mais tranquilo..
kal (3 posts) respondeu em 05/07/2009 04:36:09
as compras e vendas das açães depende de outros fatores,isto,do ompotamento de outras açães no mecado e acontecimentos no mercado quer têm grau de influencia(s) variaves.
marsilva2007 (98 posts) respondeu em 11/07/2009 15:48:43
Parece que as duas vão para o pó mesmo.

Hora da rolagem

Olá colegas de mercado,
Qual a opinião de vocês em montar preferencialmente travas de alta muito ITM, ou travas de baixa muito OTM, para diminuir o risco direcional e aumentar a probabilidade de acerto?
Em relação às travas mistas como a borboleta, você utilizam muito em vários cenários de mercado?

Danilo (447 posts) respondeu em 29/06/2009 14:21:29
Olá Fabiano,

Veja cada caso é um caso... e depende mt do momento. Trava de baixa mt otm, em geral não recomendo (a menos que vc tenhas a mesma qtde em ações). Trava ITM há momentos favoráveis para ela...
...sim há várias operações possíveis com opções, a minha recomendação é que vc não se prenda em fazer sempre uma ou a outra, e sim qdo tiver uma boa oportunidade identificada vc usa a operação mais adequada.

marsilva2007 (98 posts) respondeu em 11/07/2009 16:00:26
Travas de baixa , existe o momento certo, mas geralmente a melhor tarva de baixa , é aquela em que vc compra menos VE e vende mais VE.

geralmente na 1.a itm com atm.

Mas tem a hora certa


Podemos ter um excelente inicio de semana com o fechamento do semestre na terça feira acredito que os grande fundos farão de tudo para a bolsa dar uma subida, e eles sairem bem na foto do fechamento do semestre.

Fora isto ainda teremos o lançanmento da Visanet, que vai movimentar muito a nossa bolsa, se subir bem hoje a visanet deve atrair mais gente nova para a bovespa, ainda temos o saldo da 19 corretoras que ficaram fora que devem entrar comprado alem de visanet petr4 e vale5.

Ainda tivemos o final da copa Brasil e Gringos o que vqai fazer a gringaiada lembrar que o Brasil e bom de bola e para investir tambem.


até a vitória sempre e muita sorte a todos


Grande Gerente,

Usando o fechamento de sexta feira petr4 32,13, petrg32 a 1,41 e petrh34 a 1,18.

Eu venderia coberto 1.000 opções da petrg32 a 1,41 receberia 1.410,00.

E compraria 1.000 opções da petrh34 a 1,18 gastaria 1.180,00

Ficaria com um saldo de 1.410,00 menos 1.180,00 saldo de 230,00 reais.

Usando sua calculadora qual seria meu lucro ou perda se no vencimento da serie G agora em 20/07/09.

A petr4 tivesse subido para 34,13.

Ou se a petr4 tivesse caido para 30,13.

Teria como saber usando a calculadora de opções,

Qual seria a cotação da da petrg32 e petrh34 no vencimento


E qual seria meus ganhos ou perda caso a petr4 viesse a fechar em 20/07/09 em 30,13 ou 34,13


até a vitória sempre





Danilo (447 posts) respondeu em 29/06/2009 08:04:53
olá psb,

o melhor para posições é usar o simulador de opções, pois pode-se fazer os possíveis resultados de uma só vez.

Mas para vc aprender a usar a calculadora de opções faça o seguinte, para a G nem precisa usar a calculadora, pois no vencimento se estiver otm vira pó e se estiver itm terá apenas o valor implícito (ação - strike). Encontre esse valor e anote do lado.

para a série H use a calculadora e preencha todos os campos (no preço ou volatilidade) vc escolhe o de sua preferência. (eu prefiro o preço, assim usamos a volatilidade implícita para cálculo e não esqueça que os dias para o vencimento o vencimento são dias uteis. Faça o cálculo com o dia de hj, para pegar a VI, depois refaça o cálculo agora usando a VI (e não o preço) para fazer o cálculo projetado para o dia 20/7 (veja qto dias uteis são, no caso do simulador vc não precisa colocar os dias úteis e o sistema faz isso sozinho). Esse processo irá permitir que vc saiba o valor da opção H para esse dia 20, com isso é só fazer as contas como se fosse desfazer a posição e terá o resultado que deseja.

ps.: volto a destacar que no simulador é bem mais simples, mas é bom vc conhecer este processo para poder usar a calculadora tb, assim vc tb conhece passo a passo como fazer.
ps.2: É importante tb saber ajustar a volatilidade para ter um resultado mais preciso, nesse caso esse processo é bem detalhado em nosso curso de opções.

se tiver alguma dúvida no uso da calculadora e os campos de ajuda não for suficiente, sinta-se a vontade em perguntar.

No simulado da folha tem 370 mil participante modestia parte ja ganhei 4 vezes ekekek.

Lá o pessoal sempre me pede para indicar sit sobre bolsa já indiquei o investmax varias depois quero meus pontos ekekekeke

A minha sugestão seria arrumarmos uma forma de indicar este sit para os participantes do simulado Folhainvest, ai poderiamos ter centenas de novos participantes.

Uma pergunta ando colando a tabela de venda coberta em outros foruns e sempre no final indico copiado investmax, tem alguma proibição quanto divulgar a tabela de venda coberta em outros fóruns.


até a vitória sempre e muita sorte a todos

Danilo (447 posts) respondeu em 26/06/2009 15:20:37
psb,

primeiramente agradecemos seu esforço em divulgar nosso site e conteúdo que possuímos.

Sim, Vc pode indicar o investmax em qq outro site e até mesmo entre seus amigos por e-mail e receber os pontos, inclusive qq página do site pode ser indicada, não precisa ser apenas a página principal. Para isso basta vc incluir o seu código no final do link. Ao clicar em "Sua Área" no menu principal (qdo já logado, claro), vc encontra exemplos de como colocar links em outras páginas. Mas se mesmo assim persistir alguma dúvida, entre em contato que teremos prazer em ajudá-lo.

Qto a tabela, sugiro a vc colocar em outros sites o assunto (no caso, tabela para Venda Coberta) e o link da página, inclusive já com o seu id assim vc tb soma seus pontos. Apenas copiar a tabela em outro site, não é legal, pois acaba tirando um pouco do brilho de nosso trabalho, no qual nos esforçamos para oferecer com qualidade, gratuitamente aos nossos usuários.

mais uma vez agradecemos suas indicações,
Bom final de semana.
att.,
Danilo.

Bom dia,
Gostaria de saber a opinião de vocÊs sobre o lançamento de ações da VISA?

Att

Danilo (447 posts) respondeu em 23/06/2009 10:17:20
Olá Domenico.

Eu, particularmente estava esperando por este IPO desde o ano passado, porém alguns dados não são tão bons, pelo menos não para quem será o comprador...

veja algumas informações relevantes que colhi e resumo abaixo (positivas[+] e negativas[-]):

+ o Estatuto Social da VisaNet determina que a remuneração aos acionistas, sob a forma de dividendos e/ou Juros sobre Capital Próprio não será inferior a 50% do lucro líquido anual ajustado

- Chamamos atenção para o fato de que a companhia não dispõe de lucros acumulados e não haverá ingresso de recursos oriundo do IPO, aspectos que justificam o baixo valor patrimonial. No caso da Redecard o IPO incluiu oferta primária, fato que justifica o maior valor patrimonial desta companhia e, consequentemente, o menor indicador P/VPA comparativamente ao indicador da Visanet

-? Lembramos que se encontra em tramitação no Congresso Nacional projeto de Lei que objetiva a regulamentação do setor. Dependendo das decisões que vierem a ser tomadas, os títulos das companhias envolvidas, VisaNet e Redecard, podem vir a apresentar volatilidade.

+ potencial ainda inerente ao negócio de meios de pagamento no Brasil e a oferta de novos produtos há possibilidade de que a Visanet venha a apresentar novos acréscimos de resultado nos exercícios seguintes.

Outros aspectos de risco:
• a posição competitiva da VisaNet no setor de cartões de pagamento é dependente das decisões de investimento, estratégia e marketing tomadas pela Visa International, além de estar sujeita a aumentos da taxa de intercâmbio determinados unilateralmente pela Bandeira Visa;
• a eventual divulgação não autorizada de dados que constem dos sistemas de informação da companhia poderá causar-lhe um efeito relevante e adverso;
• competição com outros meios de pagamento, como o dinheiro e o cheque, sobre os quais a VisaNet não tem qualquer controle;
• forte dependência da operação eficiente e ininterrupta de sistemas de tecnologia da informação, software, centro de armazenamento de informações e rede de telecomunicações, próprios e, principalmente, de terceiros, que fogem ao controle da Visanet;
• as taxas de administração cobradas dos estabelecimentos podem ser afetadas em face da livre concorrência existente no mercado de meios de pagamento;
• tramitam no Congresso Nacional projetos de lei que pretendem regulamentar diferentes aspectos relacionados à indústria de meios de pagamento com cartões, o que pode vir a afetar a atividade;
• a instabilidade da taxa de câmbio pode afetar negativamente a situação financeira e o resultado operacional da companhia.


Conclusão (opinião pessoal):
para os interessados em vender na abertura: Loteria, dependerá do principalmente do interesse dos investidores estrangeiros, que apesar de recolhidos face a crise, podem se motivar face ao sucesso recente da IPO da Visa International nos EUA. Mas o fato de ter varios bancos vendendo sua posições e não haver caixa entrando pode não anima-los, por isso é bem incerto dizer o que esperar do dia de abertura.

interessados em curto prazo (aproximadamente 2 anos): não acho interessante, face aos pontos negativos citados e de riscos acima, nesse caso há alternativas melhores.

interessados em Longo prazo (vários anos): Nesse caso vejo positivamente, face a política de dividendos e as expectativas do setor.

espero ter ajudado,
abraço,
domenico (139 posts) respondeu em 23/06/2009 19:42:42
Oloco, não tenho oque comentar

Obrigado

Abs

Paulo

Danilo, boa tarde
Fui trocar meus pontos mas não consigo, oque houve?

Abs

Danilo (447 posts) respondeu em 22/06/2009 07:11:17
Bom dia Domenico,

Fiz a troca pra vc,

boa semana,
Marechalbr (6 posts) respondeu em 03/07/2009 23:55:06
para todos nós!
Danilo (447 posts) respondeu em 04/07/2009 07:12:52
Seja bem-vindo Marechal,

Eu chequei e vc ainda não tem os pontos necessários para troca, assim que tiver, basta solicitar. Porém gostaria de lembrá-lo que, segundos as regras, mensagens sem conteúdo produtivo, concordância a alguém, cumprimentos, agradecimentos, etc., não são computados, além disso todas as msg são avaliadas na leitura por moderadores, para evitar tentativas de apenas inflar os pontos.

Contamos com a sua participação e esperamos o melhor do seu conhecimento e conteúdo e teremos prazer em contribuir tb com o nosso melhor para tirar suas dúvidas e/ou comentar suas opiniões.

att.,

« Anterior Page  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Próximo »
tópico normal normal
Muito visitado popular
Exibe sempre no Topo em destaque
Fechado para respostas exclusivo