Publicidade

Muitas pessoas investem em renda variável utilizando-se desse tipo de operação. Entretanto nem todos sabem exatamente a melhor forma de se calcular as taxas reais apresentadas na montagem. Alguns calculam errado e nem sabem... Veja a maneira correta e a melhor forma de escolher a opção para lançamento coberto.

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

Esta ferramenta permite escolher as melhores opções para as operações de venda coberta (lançamento coberto - financiamento).

O processo de escolher uma ação tem uma distinção duvidosa de ser bom ou ruim. A nossa formação religiosa cultural impede de se fazer uma avaliação isenta dos preconceitos que carregamos desde a infância. Por outro lado, os grafistas e fundamentalistas não se entendem. Certo é que, se alguém deseja ganhar dinheiro deve...

Aproveito a oportunidade para esclarecer que o alinhamento automático serve pra mostrar com mais clareza a direção do mercado...

Estudo que visa indicar onde estão concentrados os grandes investidores ajudando na direção de posições. Veja a força dos Comprados e Vendidos nas Opções da PETR4

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.

Instrucao 434 CVM

1. O que é um agente autônomo de investimento pessoa natural?

É a pessoa física que obtém registro na Comissão de Valores Mobiliários - CVM - para exercer a atividade de distribuição e mediação de valores mobiliários, sob a responsabilidade e como preposto de instituição integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários.

Observação: Valores mobiliários e sistema de distribuição de valores mobiliários encontram-se descritos, respectivamente, nos artigos 2º e 15 da Lei nº 6.385/76.

2. Quem pode exercer a atividade de agente autônomo de investimento?

A atividade de agente autônomo de investimento somente pode ser exercida por pessoa natural ou jurídica autorizada pela CVM, que mantenha contrato para distribuição e mediação com uma ou mais instituições integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários.

3. Quais os requisitos necessários para obter a autorização para o exercício da atividade de autônomo de investimento - pessoa natural?

 Ter domicílio no Brasil;
 Ter o ensino médio concluído (no Brasil ou no exterior);
 Ter sido aprovada(o) em exame técnico específico para agente autônomo de investimento, organizado por entidade certificadora autorizada pela CVM (ver observação abaixo);
 Não estar inabilitado(a) ou suspenso(a) para o exercício de cargo em instituições financeiras e demais entidades autorizadas a funcionar pela CVM, pelo Banco Central do Brasil, pela Superintendência de Seguros Privados - SUSEP ou pela Secretaria de Previdência Complementar - SPC;
 Não ter sido condenado(a) criminalmente, ressalvada a hipótese de reabilitação;
 Não estar impedido(a) de administrar seus bens ou deles dispor em razão de decisão judicial.
 

Em nenhum momento a CVM fala que o agente autonomo tem que ter exclusividade a uma corretora! Isso esta sendo um pratica de mercado, até porque iria descaracterizar o "Agente Autonomo" . Esta sendo vinculado também que o agente autonomo não pode ter seu nome inserido nos orgãos de proteção ao credito( serasa/SPC) o que a CVM também não regulamenta. 

 


thiago.terence (3 posts) respondeu em 30/03/2011 13:00:03

Atencao a todos,

 

Oficio circular de 03 de Dezembro de 2010 /053/2010-DP , regulamenta a nova ''lei''.

 

Abs 


Boa tarde prezados foristas!

Acredito que seria interessante debater um pouco sobre os intermediadores dos investimentos..  as corretoras!

Gostaria de saber um pouco melhor o que levou cada um a escolher sua corretora!

Quais os fatores que pesaram na sua escolha? Foi o custo de corretagem? O atendimento? Plataforma home-broker? Facilidades como calculo do IR? Possibilidade de determinadas operações?  Ter um gerente exclusivo? Cursos/Treinamentos oferecidos? Indicação de amigo ou outro investidor?

O que levaria você a trocar de corretora?

 

Bons Trades a todos!


thiago.terence (3 posts) respondeu em 29/03/2011 12:07:59

Caro Amigo,

As corretora sao igual banco... ou voce vai sair do banco com : cheque especial, cartao de credito, titulo de captalizacao, seguro de vida etc. O que vai realmente valer a pena será o ATENDIMENTO!!!

A corretora é a mesma coisa!!!! todas vão te oferecer o mesmo: AÇÕES!! O que vai diferenciar é  a que te oferecer melhor ATENDIMENTO! A que nao vai fazer voce ficar operando muito so para ganhar corretagem e conseguentimente te QUEBRAR!!

 

Abraço


Ola, alguem poderia indicar corretora com bom home broker que permita operar travas  com custos reduzidos???.

A "TOV" tem baixo custo, mas so permite compra a seco e lancamento coberto R$ 5,90.

A SPINELLI tambem tem baixo custo mais o home broker é pessimo e tambem nao permite travas R% 5,90.

A "banif" permite travas, mas o custo é  R$ 15,90 por operação, muito alto.

Agradeço se alguem souber de alguma corretora com o perfil indicado.

 

Abraço!!!


AndreUmInvestimentos (5 posts) respondeu em 27/03/2011 17:13:03

Boa tarde Luciano!

Na corretora UmInvestimentos, você pode montar travas, fazer operações de venda descoberta, e ainda operar alavancado ( até 5x para ações e 2x para Opções).

 

A plataforma home-broker disponibilizada gratuitamente foi desenvolvida pela CMA, e caso você queira utilizar plataformas profissionais (FlexScan, ProfitChart, Cedro...), dependendo da quantidade de operações, fica isento deste custo.

 

Para mais informações, acesse o site da corretora!

Ou entre em contato comigo! (Obs: Veja meus contatos no perfil!)

 

Bons trades!

 

 

luciano1961 (5 posts) respondeu em 28/03/2011 11:25:14

Obrigado pela dica, Andre. Visitarei o site da corretora. Abraço!!!


Boa tarde.

Existem estudos, sites e ou atigos (pdf, DOCs,...), sobre os ativos que apresentaram grandes variações nas cotações, como por exemplo:

Ambev AMBV4 - acentuada queda desde 12/2010 até o momento;

Gerdau GGBR4 - acentuada alta desde 02/2011 até o momento;

Creio ser diferente do caso da CMIG4 ocorrido no período entre 01/03/2007 até o momento.

Gostaria de conhecer estudos de casos como esses!

Agradeço pela atenção de todos.



Boa Noite, este é meu primeiro post, poderiam me informar como usar a calculadora de opções, não entendi muito bem como funciona na prática, é possivel colocar os valores e simular o valor que a opção pode alcançar. Desde já agradeço a atenção e fico no aguardo do retorno.

 

att.,

 

ilca


hamilton (1 posts) respondeu em 19/05/2011 01:45:52

 conseguiu cidu?

Danilo (448 posts) respondeu em 19/05/2011 07:59:56

 sim é bem simples, basta preencher os campos, em caso de dúvida clique em "mostre-me um exemplo". Lembrando que é necessário ter feito o login para visualizar o resultado.

att.,


Poderiam por favor me tirar uma grande dúvida, se quando colocamos por exemplo uma traba de alta, e formos exercidos se é necessário dispender o dinheiro das ações ou apenas exercer a de menor strick??


Danilo (448 posts) respondeu em 08/02/2011 09:19:04

vc exerce a que vc comprou se estiver dentro da faixa outra pessoal vai exercer a q vc lançou


bom seguinte.... conheço os day trade e os swing trades.. tb sei que para entra em uma operação depende muito do ponto de entrada e do horario....

 

mas eu so tenho tempo de entrar na plataforma a noite....

sera que consigo bons lucros com swing trade apenas a noite?

Porquê geralmente os swings trades começam de dia.. e duram alguns dias...

mas entrando depois que o mercado fecha da pra conseguir bons lucros.... ou nem adianta?

 

muito obrigado..


Danilo (448 posts) respondeu em 08/02/2011 09:22:29

sim, eh possivel sim,

mto embora em alguns casos a janela de compra pode ter passado, mas eh possivel sim

AndreUmInvestimentos (5 posts) respondeu em 27/03/2011 17:41:36

Solúvel, boa tarde!

 
O ponto de entrada não é o mais importante da operação, e sim a sua estratégia para SAIR dela!

 

Deve-se estabelecer seu risco maxímo (e colocar um stop-loss lá!), e monitorar a movimentação do papel. Se a ação se movimentar no sentido esperado, deixe ela te levar (evite Stop-Gain, ele limita seus ganhos!!!), e vá ajustando o seu Stop-Móvel. Alguns centavos acima ou abaixo na entrada, em um Swing ou Position Trade, não farão tanta diferença.

 

Estude suas operações a noite toda se necessário, só então coloque as ordens. Faça sua operação programada do início ao fim! Se na abertura do dia seguinte o preço não atingir seu Start... ótimo! Reavalie sua estratégia, e se for o caso, programe outra entrada com um preço melhor! Se ele for atingido e você entrar na operação, já programe seu Stop e aguarde!

 

Sempre no dia anterior, programe o Stop do dia seguinte. Se a ação subir, ótimo, suba seu Stop para o próximo dia e garanta o dinheiro no seu bolso. Se cair, você sai da operação no ponto que você mesmo havia programado, e coloca o dinheiro no bolso da mesma maneira.

 

No pior dos casos, você já sabia no dia anterior o mínimo que teria na sua conta no dia seguinte!


Ou seja... Dá sim para ter excentes lucros operando somente a noite, ou mesmo programando ordens enquanto a bolsa está fechada! Basta apensa PLANEJAR a operação!

 

 Bons Trades!

 


Grande Danilo, como vai?

Primeiramente gostaria de pedir desculpas por ter sumido.Minha filah nesceu ai já viu né.....

Mesmo assim, continuo estudando, estudando e fazendo alguams operações.

Tenho alguams duvidas, se puder me exclarecer...

Por exemplo, existe um momento par se montar trava de alta ou de baixa e borboletas recebendo para monta-las e recebendo para desmonta-las?O mercado dá esse ponto?

Claro que não deve ser comum, mas ele dá?

Pode me explciar mais sobre isso?

 

Abs e feliz ano novo

 


Danilo (448 posts) respondeu em 17/01/2011 09:51:37

Olá Domenico, feliz ano novo pra vc tb, eu tb fiquei uns dias de férias...

existir até existe no caso da borboleta, ou montar um trava sem risco, mas hj é mto difícil de se pegar por causa dos robos eletronicos das corretoras...

abç

domenico (139 posts) respondeu em 17/01/2011 09:53:15

Danilo,

Pode me explicar melhor isso?

Abs

Danilo (448 posts) respondeu em 08/02/2011 09:21:07

corretoras possuem sistemas automatizados q procuram automaticamente por essas diferença entre os strikes e estando dentro do estipulado realizando a operação sem intervenção humana.

 


boa tarde,

alguem sabe onde consigo base de dados de graficos intradiarios para fazer backtest?

eu queria uma base de dados dos ultimos dois anos, o programa profitchart oferece essa base de dados só se fizer uma assinatura de 6meses do programa, alguem conhece algum mais em conta?

obrigado



Ola´, alguem poderia me ajudar dando um exemplo de trava de baixa? Eu acredito num recuo para petr e vale, então como eu poderia fazer uma trava de baixa, utilizando um capital de 600 reais? Se algum puder dar um exemplo claro agradeco!



Galera,

 

Gostaria de dicas de ações menor do que 1 real? Quem pode me ajudar?


FabioGC (3 posts) respondeu em 05/02/2011 21:26:08

leomlins, segue uma lista com algumas:
RPMG3/4 , HETA4, MILK11, FNOR11, FRES11, IENG5, TIBR5, TOYB3/4, FNAM11, FSTU11, ECOD3.

FabioGC (3 posts) respondeu em 05/02/2011 21:29:48

Não consegui editar o comentário anterior, então criei esse novo comentário:

Da lista acima algumas eu não entraria, por exemplo TOYB e TIBR5 pela baixíssima liquidez, e as que eu acho mais interessante são HETA4 que teve resultado trimestral bom (conforme site do fundamentus) e RPMG3/4.


existem varias maneiras diferentes de operar no mercado, mas em geral qual estrategia rentabiliza mais o capital?

-uma seguidora de tendencias,

-comprar no suporte e vender na resistencia,

-entrar no mercado acreditando que os preços vão afastar do ponto de equilibrio

-entrar no mercado acreditando que os preços vão retornar ao ponto de equilibrio

-alguma outra estratégia

existe algum estudo mostrando estatisticamente qual estrategia é a melhor?

obrigado a todos


AndreUmInvestimentos (5 posts) respondeu em 27/03/2011 17:53:32

O único jeito de saber, é fazendo Portifolio Back Testing. Usa-se ferramentas como o TradeSim, onde você programa os parâmetros de entrada e saída das operações e simula milhares de investidores usando determinada estratégia (Investidores MonteCarlo) , sobre centenas de diferentes ações, e centenas de anos de base de dados (base de dados sintética).

Você verá que a mesma estratégia, terá diferentes comportamentos para diferentes investidores, e em diferentes papeis.

 

Bons Trades!

 

 


« Anterior Page  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Próximo »
tópico normal normal
Muito visitado popular
Exibe sempre no Topo em destaque
Fechado para respostas exclusivo