O que é Gap? Tipos e Estratégias

Danilo Coscioni 17

Este estudo explica o que são os Gaps, quais os tipos mais comuns citando dicas e estrátegias para se obter lucros com eles.

Compartilhe

GAP: O que são?

Gaps” são mudanças bruscas nos níveis de preço de um ativo, entre o fechamento e a abertura de dois períodos consecutivos. Quando acontecem, criam um “branco” no gráfico. Trata-se de uma região em que não houve negócio. (De aqui em diante, usaremos “gap” ou “gaps” sem aspas.) O salto pode ocorrer de 2 modos: (a) a abertura ficando acima da máxima do período anterior; ou (b) abaixo da mínima do período anterior. Várias podem ser as causas. Por exemplo, um anúncio de dividendos que saiu após o fechamento do mercado, possivelmente acima das expectativas. Isso pode levar uma série de investidores a colocar mais ordens de compra logo na abertura, empurrando o preço para níveis acima da máxima do dia anterior. Se a onda de otimismo continuar, o gap pode se confirmar e ficar registrado no gráfico diário do ativo. Os gaps indicam que algo importante mudou nos fundamentos ou na psicologia da massa que acompanha o papel.

Vamos agora começar a descrever os vários tipos de gap. Dá só uma olhada no gráfico abaixo para compreender do que estamos falando.

GAP

O mais comum é que o gap ocorra no gráfico diário. No semanal ou mensal o acontecimento é mais raro, já que teria que se dar exatamente entre uma sexta e uma segunda, ou entre os dias 31 e primeiro. No diário, a cada dia temos uma nova chance de formação do gap.

Tipos de Gap
Quatro são os tipos básicos de gap:

  • (a) Gap comum;
  • (b) Gap de quebra;
  • (c) Gap de fuga e
  • (d) Gap de exaustão.

Aprenda mais sobre os Gaps

Danilo Coscioni
Compartilhe

17 comentaram sobre “O que é Gap? Tipos e Estratégias

    1. OTC como todos sabem é manipulado pela corretora, atualmente hoje eu só opero em OTC com gap, Aí você vai me perguntar:”A mas por que, como assim?
      Porque todos finais de semana, menos feriados(só final de semana), eu estudo o grafico de OTC, na minha opnião da mais lucro que no gráfico padrão! o gap sempre é oposto, em velas de M1, no caso fecho uma vela de alto ou baixo o que seja, se for de baixa(vermelha) e der gap de baixa, o gráfico tende a reverter, sempre pego pra mesma vela, isso é muito assertivo, 90% das vezes é WIN, pode testar depois me fala

  1. Olá Marcos, vc deve ter se referido a ex-dividendo, que quando uma ação teve recentemente descontado o valor referente aos dividendos.

  2. Lebhon, 1. não necessariamente, é uma estatística favorável assim como tudo da análise técnica.
    2. em teoria sim, mas na prática tem pouca eficiência, prefira o diário.

  3. Olá, fantástico esse site. Duas perguntas: os gaps necessariamente serão fechados? os gaps do intraday seguem a mesma regra de “fechamento” do diário?
    abraço

  4. muito interessante o site e a forma de fácil entendimento principalmente para que está iniciando as informações sobre o assunto.

  5. Olá Andre, grato pelo elogio,
    por definição, Gap é sempre em relação ao fechamento anterior. Entretanto um bom gap de alta é precedido de um fechamento anterior próximo da máxima.

  6. Olá,
    parabéns pelo site.
    Tenho uma dúvida. Para que se configure um Gap de alta, é preciso que o preço do dia atual abra acima da máxima do dia anterior? Ou acima do fechamento do dia anterior?

    Muito obrigado.
    Abraço,
    André

  7. Olá thundera,
    sim, o de quebra sempre é marcado por fortes resistências ou suportes, como topos ou fundos anteriores.
    Veja as duas imagens e compare.
    att.,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − 1 =

Próximo Post

Fatores que afetam o preço de uma opção

Série: Curso sobre Derivativos, Mercado Futuro e Mercado de Opções: Fatores que afetam o preço de uma opção

NULLNULL