Padrão Retângulo
Como analisar essa formação gráfica da análise técnica – (curso de análise gráfica)
As formações tipo retângulo são padrões facilmente identificáveis pelo fato de as cotações estarem limitadas por duas linhas horizontais paralelas que unem os máximos (linha de resistência) e mínimos (linha de suporte) das cotações num dado período de tempo. A área formada pelo retângulo é por essa razão conhecida como uma zona de consolidação ou congestão.
Em termos descritivos um padrão do tipo retângulo pode ser descrito pelos seguintes elementos:
Tendência: este tipo de padrão não define uma tendência quer de alta ou baixa porque é um padrão neutro. A tendência já deverá existir antes que o padrão ocorra para que estejamos na continuação de uma tendência. Por exemplo, no gráfico acima representado, a tendência é de baixa sendo possível identificar dois retângulos que definem dois momentos de consolidação antes que a cotação continue a cair.
4 pontos: para definirmos o retângulo é necessário que existam 2 máximos e dois mínimos que não terão que ter valores iguais mas pelo menos aproximados.
Volume: não há um padrão do comportamento gráfico do volume associado a este tipo de gráfico
Duração: os retângulos podem demorar desde algumas semanas até a alguns meses
Direção do Ponto de fuga: tal como com o padrão do gráfico com um triângulo simétrico, o padrão dos retângulos é um padrão neutro em que não é possível saber qual a tendência de evolução da cotação. Só após o rompimento da linha de resistência ou da linha de suporte é que é possível determinar a tendência. No caso do gráfico colocado como exemplo nesta lição, existem dois pontos de ponto de fuga (B1 e B2) em que a tendência é de queda.
Confirmação do ponto de fuga: tipicamente, caso a cotação suba 3% acima da linha de resistência ou desça 3% abaixo da linha de suporte, poderemos estar perante a ocorrência de um ponto de fuga. Se o volume aumentar durante o rompimento, a confirmação será ainda mais forte.
Os retângulos são um exemplo acabado da luta entre bulls (compradores) e os bears (vendedores). Sempre que a cotação se aproxima da linha de suporte, os bulls aumentam a pressão compradora provocando o aumento das cotações. Sempre que as cotações se aproximam da linha de resistência, os bears entram no mercado forçando a pressão vendedora.
Padrões Gráficos da Análise Técnica
- Os Padrões Gráficos da Análise Técnica
- Triângulo de Baixa (descendente)
- Triângulo de Alta (ascendente)
- Triângulo Simétrico
- Retângulo (movimento lateral)
- Topo Triplo
- Fundo Triplo
- Topo Duplo
- Fundo Duplo
- Ombro, Cabeça e Ombro
- Ombro-Cabeça-Ombro Invertido
- Bandeiras e Flâmulas
- O que é Gap? Tipos e Estratégias
- FIIs de tijolos ou papeis, quais as diferenças? - 11/01/2023
- O que são Fundos Imobiliários - 10/01/2023
- Os Padrões Gráficos da Análise Técnica - 20/06/2020
o problema dessa situação é manter parado o dinheiro, sem saber o que acontecerá com o ativo. Se o rompimento for para baixo, alem do periodo de congestão…ainda temos perda