Fundo Duplo

Danilo Coscioni 2

Como analisar essa formação gráfica da análise técnica.

Compartilhe

Fundo Duplo ou W

Como analisar essa formação gráfica da análise técnica – (curso de análise gráfica)

É tipicamente formada por 2 mínimos (A e B) intercalados por um máximo (C) seguidos do rompimento da linha de resistência. Geralmente, este padrão marca a transição da passagem de um período bearish para um período bullish.

Clique na imagem para Ampliar
fundo duplo, suporte, padrao grafico, formação grafica, analise tecnica, açoes, como analisar

Em termos de elementos que compõem este gráfico padrão temos o seguinte:

Tendência: este padrão gráfico é um padrão de inversão de tendência pelo que deverá existir uma tendência prévia que deverá ser invertida. No caso do gráfico acima descrito, existia uma tendência de baixa antes de se começar a formar o fundo duplo.

Primeiro mínimo (A): esta formação é reconhecida pela existência de dois mínimos relativos. Em particular, o primeiro mínimo é a cotação mais baixa do período bearish.

Máximo entre os mínimos (C): entre os dois mínimos ocorre um máximo que poderá ter uma cotação superior em 10% ao valor dos mínimos. O volume geralmente aumenta em torno do máximo, mas revela-se inconsistente para que ocorra um ponto de fuga pelo que a cotação volta a cair.

Segundo mínimo (B): o segundo mínimo deverá ter uma cotação semelhante à do primeiro ainda que se admita que haja uma ligeira diferença em torno dos 3%.

Alta após o segundo mínimo: após o segundo mínimo assiste-se a uma alta da cotação do título que é reforçada por um aumento do volume. Nessa situação, a quebra da linha de resistência deverá estar eminente com os bulls a exercerem uma pressão compradora que os bears não conseguem anular. É usual que ocorra um ou dois gaps.

Linha de resistência torna-se linha de suporte: após o rompimento da linha de resistência é usual que a mesma se torne na linha de suporte.

Um analista, para avaliar corretamente esta formação deverá ter em mente os seguintes pontos:

a. Os mínimos devem estar separados por cerca de um mês. Se forem muito próximos podem apenas ser parte de uma linha de suporte

b. O valor máximo entre os dois mínimos deve ter uma cotação pelo menos 10% superior ao valor dos mínimos. Caso isso não ocorra, a pressão compradora poderá não estar a aumentar por forma a que ocorra o rompimento da resistência.

c. Distinguir os falsos ponto de fugas do ponto de fuga verdadeiro: poderá acontecer um primeiro rompimento da linha de resistência sem que isso signifique que se deu uma inversão de tendência na cotação do título.

Mais sobre Os Padrões Gráficos

Danilo Coscioni
Compartilhe

2 comentaram sobre “Fundo Duplo

  1. Olá Mattheus,
    Uma tendência primaria de alta pode ser seguida de uma tendência secundária de baixa com e um fundo duplo. Se for na mesma tendência, o mais provável é que a formação não seja um Fundo duplo, mas um topo duplo ou triplo.

  2. Tenho uma duvida! Um Fundo Duplo pode ser aceito em uma tendencia de ALTA, levando ao mesmo fenonemo da reversao? Ou o fundo duplo é apenas para inversao da tendencia de BAIXA para tendencia de ALTA?
    OBRIGADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Os Padrões Gráficos da Análise Técnica

O que são e como funciona os Padrões gráficos.
Padrões gráficos (ou Formações Gráficas) - Curso de Análise técnica (análise Gráfica)Padrões gráficos (ou Formações Gráficas) - Curso de Análise técnica (análise Gráfica)