Triângulo Simétrico
Como analisar essa formação gráfica da análise técnica – (curso de análise gráfica)
Ao contrário dos padrões triângulo descendente e ascendente, a formação em triângulo simétrico não é um padrão gráfico com tendência definida. Relembre-se que o triângulo descendente é uma formação tipicamente bearish enquanto que o triângulo ascendente é uma formação tipicamente bullish.
Em termos de padrão, a formação em triângulo simétrico é constituída pelos seguintes elementos:
4 pontos: para se traçar uma linha de tendência são necessários pelo menos dois pontos. Para termos um triângulo simétrico são precisas duas linhas pelo que no total precisaremos de pelo menos 4 pontos. No gráfico acima, a linha superior é formada pelos pontos 2,4 e 6 enquanto que a linha inferior é formada pelos pontos 1, 3 e 5.
Volume: à medida que o triângulo converge para o seu vértice, o volume tende a diminuir refletindo um período de consolidação das cotações.
Duração: tipicamente, um triângulo simétrico pode ter uma duração que irá de poucas semanas até alguns meses.
Direção do Ponto de fuga: à medida que os máximos e mínimos das cotações se vão aproximando, maior é a probabilidade da ocorrência de um ponto de fuga, quer positivo, quer negativo. Tentar apinhar o tipo de ponto de fuga que pode ocorrer é sempre perigoso pelo que o melhor é esperar por uma confirmação.
Confirmação do ponto de fuga: para que um ponto de fuga seja considerado válido, é normal que se estabeleça um limite de 3% na variação da cotação que deverá ser acompanhada por um aumento do volume transacionado.
Preço algo: há dois métodos distintos para determinar qual o preço algo após o ponto de fuga. No primeiro método é medida a distância entre os dois pontos mais distantes do triângulo simétrico. Esse valor deverá ser então somada à cotação em que surgiu o ponto de fuga. Obtém-se assim o preço algo. O outro método passa por traçar uma linha paralela à linha descendente (ponto de fuga negativo) ou à linha ascendente (ponto de fuga positivo) a partir do ponto de cotação mais baixa ou mais alta do triângulo respectivamente.
Padrões Gráficos da Análise Técnica
- Os Padrões Gráficos da Análise Técnica
- Fundo Triplo
- Topo Duplo
- Fundo Duplo
- Ombro, Cabeça e Ombro
- Ombro-Cabeça-Ombro Invertido
- Triângulo de Baixa (descendente)
- Triângulo de Alta (ascendente)
- Triângulo Simétrico
- Retângulo (movimento lateral)
- Topo Triplo
- Bandeiras e Flâmulas
- O que é Gap? Tipos e Estratégias
- FIIs de tijolos ou papeis, quais as diferenças? - 11/01/2023
- O que são Fundos Imobiliários - 10/01/2023
- Os Padrões Gráficos da Análise Técnica - 20/06/2020
muito esclarecido uma das figuras mais confiaveis
bem clara e objetiva a definiçao facil entendimento