Operando com gráficos no Mercado de Ações

Professor Metafix 3

Existe uma disputa acirrada e sem sentido entre grafistas e fundamentalistas. Vou tentar explicar e colocar uma figura para mostrar como os gráficos silenciosamente mandam mensagens sutis para os observadores acostumados com as manhas do mercado…

Compartilhe

Operando com gráficos no Mercado de Ações entendo a retração do dia 17 de agosto de 2009

“Para aqueles não familiarizados com o tema vou tentar explicar como os gráficos silenciosamente mandam mensagens sutis para os observadores acostumados com as manhas do mercado” Existe uma disputa acirrada e sem sentido entre grafistas e fundamentalistas. Para aqueles não familiarizados com o tema vou tentar explicar e colocar uma figura para mostrar como os gráficos silenciosamente mandam mensagens sutis para os observadores acostumados com as manhas do mercado.

Os fundamentalistas acreditam que o valor de uma ação não depende de sentimentos humanos e por isso o investidor deve entender dos fundamentos econômicos e administrativos antes de se aventurar na compra de uma ação. Por outro lado, os grafistas exageram e acreditam que os gráficos revelam tudo que for necessário pra uma boa decisão porque refletem os sentimentos dos investidores.

“conhecimento aumenta nosso poder e a ignorância sai sempre mais cara do que o saber” O mercado de ações é instável e irracional e temos que aceitar e entender a imprevisibilidade dele, concentrando esforço nos movimentos que são favoráveis às nossas decisões. Não podemos nos dar ao luxo de rejeitar qualquer informação que venham dos grafistas ou dos fundamentalistas. Não podemos esquecer que em negócios e na vida cotidiano, conhecimento aumenta nosso poder e a ignorância sai sempre mais cara do que o saber.

“Os fundamentalistas estão certos em afirmar a necessidade de se entender a base econômica de uma ação, mas os grafistas estão corretos em afirmar que os preços exibidos pelos gráficos já descontaram os sentimentos do mercado” Os fundamentalistas estão certos em afirmar a necessidade de se entender a base econômica de uma ação, mas os grafistas estão corretos em afirmar que os preços exibidos pelos gráficos já descontaram os sentimentos do mercado. Hoje (dia 17 de agosto 2009) o mercado aqui nos Estados Unidos e no Brasil caiu substancialmente indicando uma correção na trajetória altistas. Essa correção já era prevista tanto pelos fundamentalistas como pela imagem refletida nos gráficos.

Os fundamentalistas argumentavam que essa subida rápida que vinha ocorrendo desde Março não podia se sustentar porque a economia não havia mudado. Esse sentimento havia se intensificado na semana passada e na boca dos donos da verdade, essa Segunda-feira apenas vindicou suas profecias. Profeta que acerta é um saco, pois ficam cutucando os céticos com vara curta!

“O problema é que os gráficos transmitem mensagem diferentes dependendo da formação observada” Por outro lado, os grafistas insistem que os gráficos já haviam avisado que o mercado se aproximava de uma queda ou correção da onda altista. O problema é que os gráficos transmitem mensagem diferentes dependendo da formação observada. Se olharmos o gráfico diário, ele não indica queda de forma consistente, apenas algumas oscilações que mostram que talvez aquela força altista esteja se enfraquecendo.

Entretanto, quando mudamos o gráfico para a formação de 30 minutos ou uma hora, a coisa muda de figura. Notamos o seguinte: nos dias 5, 6, 11, e 14 deste mês o índice Dow Jones bateu em cima de suportes sem poder rompê-los até o dia de hoje. Isto mostra que a força altista ainda era forte, mas o fato desses suporte se alinharem na mesma posição, indicava também que não havia motivos para formação de suportes em posições mais elevadas, mal sinal ? mercado lateral!

Agora vejamos, durante esses dias o mercado formou um canal lateral com um pequeno desnível entre as resistências. Esse seria o sinal esperado pelos oráculos para definir uma retração que vem se confirmando no dia de hoje. Durante esse período o gráfico de 60 minutos mostra que o mercado sustentou três resistências nos dias 7, 12 e 13. As resistências irrompidas formam, com os suportes, um leve triângulo descendente. Essa é imagem divina dos grafista que mostra aos crédulos no sistema que eles estavam certos sobre o recuo esperado nesse curto prazo. Confira com o gráfico abaixo.

Para completar o raciocínio, acrescentei um oscilador estocástico na janela inferior do gráfico. Podemos ver claramente duas coisas: um leve triângulo descendente na janela superior e uma tendência de baixa revelada pelo estocástico na janela inferior. Portanto, as tripas da pomba (oráculo grego) indicavam recuo, vamos ver se essa queda se sustenta ainda hoje ou nos próximos dias.

Um lembrete aos curiosos; aqui nos Estados Unidos existe um grupo razoável de operadores que utilizam os triângulos para operar. Não sou adepto de nenhuma técnica especifica, mas jogo com todas, pois quando não existem contradições, elas ajudam a operar no mercado de ações e nos outros que utilizam gráficos.

Professor Metafix

Professor Metafix
Últimos posts por Professor Metafix (exibir todos)
Compartilhe

3 comentaram sobre “Operando com gráficos no Mercado de Ações

  1. não gosto muito de analise tecnica empirica… triangulos, oco, retangulos… são muito subjetivas e depende de quem analisa… prefiro a análise técnica estatística.

  2. Concordo com a opnião de que nenhuma nem outra é melhor. Temos é que extrair a informação que cada uma pode nos dar e vencer mais vezes.
    Sucesso!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 5 =

Próximo Post

Estratégia lançamento (venda) coberto de opções

Série: Curso sobre Derivativos, Mercado Futuro e Mercado de Opções: Estratégia lançamento (venda) coberto de opções (ou Financiamento)

NULLNULL