Estudos de Ações na B3, Ibovespa, PRIO3, MGLU3, ITSA4

Coluna TradingView

Confira os estudos dos analistas do TradingView trazendo seu olhar sobre as ações do momento.

Trader Objetivo

Vemos o nosso índice fechando em leve queda, -0,62%. Como teve ajustes na taxa de juros americano e brasileiro hoje, isso deixou os players mais tímidos – travando o mercado.

gráfico Índice Bovespa ainda continua em um canal de baixa que vem perdurando há muitos dias. Porém, provavelmente este movimento quase parado pode estar próximo do fim.

Vemos que os preços estão em uma Zona de Tensão com uma divergência altista no MACD histograma. Pode ser indicação de alta se aproximando. (veja o gráfico dinâmico).

Gustavo Moraes

empresa PRIO3 está fazendo uma correção saudável, chegando na região de 50,0% de retração da perna de alta anterior e além disso, esta se aproximando de um forte suporte!

A região de 50% de Fibonacci normalmente funciona como um bom nível de suporte. Além disso, temos um fundo muito importante nesta região de preço.

Este fundo esta representado pela linha azul horizontal, e ele é de fato muito importante, pois foi um dos pontos que tocaram na LTA! Uma das coisas que aprendi sobre linhas de tendência é que os pontos que tocam nela, são muito relevantes após o rompimento da mesma, ou seja, todos os pontos que tocaram nesta LTA irão servir como suporte para os movimentos corretivos!

Além deste suporte e da retração de 50% de Fibonacci, um pouco mais abaixo temos a média móvel de 200 períodos, que é um excelente suporte! Vale ressaltar que não estamos no melhor cenário possível, pois o ideal seria ver o preço trabalhando acima das médias móveis e com todas elas indicando alta, ou seja, apontando para cima! (veja o gráfico dinâmico).

Filipe Ramos

eceita trimestral de Vara é ótima (varia em torno de 6bi). e lucro operacional é constante. Porém hoje tem valor de mercado atual igual ao patrimônio, isto é, 30bi. Dívida no valor de 44% do patrimônio. Margem líquida apertada. Não está de graça no patamar de 20R$, ao contrário. No meu ver mercado está pagando preço justo.

Acontece que existe uma empresa chamada Magazine Luiza (MGLU3) que tem múltiplos, receita e margens (exceto margem líquida) no mesmo patamar de Via Varejo, é sua concorrente direta e possui valor de mercado de 145bi. Isso significa que ela vale 5x mais que Vara e 7x o patrimônio total da dela mesma. A primeira vista, isso não faz muito sentido. Sob esse contexto Vara está barata. Mas eu prefiro acreditar que MGLU3 está caríssima e Vara nem tanto.

O diferencial de Magazine Luiza parece estar no dividend yield. Maga-Lu gera valor para o acionista e via varejo faz tempo que não. De fato o boom de Magazine se deu quando a empresa começou a pagar vultuosas quantias em dividendos. Por essa época (2017), Vara valia mais

Renda Passiva alta, setor em franca expansão e papel em valorização exponencial criaram um ciclo virtuoso para Magazine Luiza, em que cada virtude alimenta a outra. O mesmo não se pode dizer de VVAR3 .

Via Varejo tem tanto mercado quanto MagaLu, porém precisar começar a gerar lucro líquido para se igualar. Concluo afirmando que acho que Vara tem potencial de alta sim, mas não está de graça como andam dizendo. Já MagaLu, a não ser que se torne uma nova Amazon, está cara nesses preços. (veja o gráfico dinâmico).

Ariel Nonato

Primeiro aspecto a pontuar, é que ITSA4 vinha em uma faixa lateralizada que se estendia desde de meados de junho até o mês corrente (sinalizada pelas linhas paralelas em amarelo). Geralmente, em zonas lateralizadas, eu costumo utilizar como indicador técnico o oscilador estocástico SMI, ele fornece, de forma bastante razoável, uma indicação das regiões de sobrecompra e sobrevenda.

No entanto, como pode ser visualizado no gráfico, ITSA4 rompeu o suporte inferior da região lateralizada de forma bastante sútil, com um incremento no volume que nos deixa extremamente desconfiados se um queda estar por vir. Para ajudar a avaliar quais seriam ações mais cautelosas a serem tomadas, eu busco, neste tipo de situações divergência entre preço e oscilador SMI.

Conforme indicado, nas linhas tracejadas em laranja, o preço está caindo (não despencando – apenas caindo). Já o oscilador SMI formou um grande vale de sobrecompra, e agora está prestes a formar o seu segundo vale (indicado na caixa retangular em amarelo). Eu espero que o segundo vale seja mais alto em relação ao primeiro, confirmando a divergência altista.

No entanto, é necessário aguardar a consolidação do oscilador que ocorre quando a linha mais rápida (vermelha) cruza a linha mais lenta (azul). Por fim, eu diria que o momento ainda é de cautela! Particularmente, já estou comprado nela. Mas, eu aguardaria a confirmação de divergência para quem pensa em entrar em ITSA4. (veja o gráfico dinâmico).

Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.

Nossos Autores: Trader ObjetivoGustavo MoraesFilipe RamosAriel Nonato.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Estudos VULC3, B3, Bitcoin e Boi

Em semana que promete baixa, confira o olhar tecnico dos analistas do TradingView sobre o mercado financeiro. Sideilton Azevedo Desde os piores dias da crise covid19, é possível visualizar com facilidade por onde as cotações estão indo, entre subidas e correções a ação VULC3 tem se valorizado a cada dia, com várias […]
 data-srcset data-srcset