Dicas e Estratégias para Lucrar com Gaps
Apesar de ser interessante conhecer os tipos de gap, a tipologia só pode ser observada após o período de negociação estar encerrado. Ou seja, após o ativo continuar em trajetória para cima ou para baixo, e fechar o “candle” (vela, ou candelabro). Ainda que isso seja útil para a compreensão da tendência de longo prazo, pode ser um pouco tarde para que você negocie e ganhe dinheiro em cima do gap.
Existe, porém, um método simples de negociação baseado em gaps, mais voltado para ganhos de curto prazo. Trata-se de identificar, logo na abertura, os papéis que apresentam gap com relação ao período, geralmente o dia, anterior. Identificado o ativo, o principal pilar da estratégia é a observação da primeira hora do pregão após a formação do gap. Essa disciplina é o mais importante, trata-se de controlar a ansiedade e dar ao mercado um intervalo para que ele deixe mais pistas de como o pregão se desenvolverá.
Se o gap é de alta, e o mercado continua forte após a primeira hora, você coloca uma ordem de compra dois pontos acima da máxima atingida na primeira hora (Um “ponto” é definido como o “spread” de compra e venda observado tipicamente no ativo. Na prática, um pouco acima da máxima em questão.). Porém, se não há suficiente pressão de compra, a primeira hora do pregão vai mostrar os preços em trajetória descendente. Nesse caso, a dica é da mesma natureza: coloque sua ordem de venda dois pontos abaixo da mínima atingida até o final da primeira hora.
A mesma estratégia vale para os gaps de baixa.
Mais dicas sobre Gaps
Os operadores mais agressivos podem adotar uma tática mais arriscada. Eles nem esperam o rompimento de máximas ou mínimas. Basta que o mercado dê um repique na direção da máxima ou mínima, e eles já entram na metade do repique. Ou seja, no ponto médio entre o início da tendência e a máxima/mínima em questão. Um ponto importante para que essa estratégia dê certo é que o volume esteja alto, pelo menos o dobro da média dos últimos dias. Obviamente, altos volumes também podem propiciar reversões súbitas. Por isso, a tática só é aconselhável para operadores experientes, que já dominam o método básico, e sabem trabalhar com stops mentais, além dos stops físicos colocados no computador.
Aliás, é sempre importante trabalhar com stops no computador. Na compra, a sugestão é de que o stop fique posicionado 8% abaixo do preço em que você comprou. Se o negócio estiver dando certo, é só ir subindo o stop. Assim, você vai acompanhando a alta do papel e lucrando com ela, enquanto a tendência continua a seu favor. Já para a venda, que é sempre mais perigosa, recomendamos um stop de apenas 4% acima do seu preço de venda. Claro, se der certo, você vai baixando o nível do stop, a operação vai entrando em região de lucro, e mais e mais lucro vai sendo travado.
Como no primeiro exemplo, enquanto a tendência for a seu favor, o lucro assegurado só vai aumentando, e o processo cessa quando a tendência vira contra, o stop é ativado, e você realiza o lucro automaticamente.
Vale uma observação com relação aos gaps
Aprenda mais sobre os Gaps
- O que é Gap? Tipos e Estratégias
- Gap: Dicas e Estratégias para Lucrar
- Gap: Conclusões
- Gap Comum
- Gap de Quebra
- Gap de Fuga
- Gap de Exaustão
- FIIs de tijolos ou papeis, quais as diferenças? - 11/01/2023
- O que são Fundos Imobiliários - 10/01/2023
- Os Padrões Gráficos da Análise Técnica - 20/06/2020