Estrela Cadente (ou shooting star) – candle

Atualizado em
Entendendo as diferenças entres Estrela Cadente e Martelo Invertido
Não confunda Estrela Cadente e Martelo Invertido

O candle estrela cadente (“shooting star”) e candle martelo invertido (“inverted hammer”) e são extremamente parecidos, mas têm diferentes implicações conforme a tendência prevalecente antes de seu aparecimento. Ambas as “candlesticks” têm um corpo real diminuto (preto ou branco), longas sombras superiores e pequenas (ou inexistentes) sombras inferiores. Estas “candlesticks” marcam uma potencial inversão de tendência, mas requerem confirmação posterior, antes de ser tomada qualquer decisão (de compra ou de venda).

Exemplo de Candlestick Shooting Star
Exemplo de Estela Cadente

Como analisar uma Estrela Cadente

A Estela Cadente (ou “shooting star”) é um sinal bearish que se forma após uma tendência de alta que culmina numa “star“, por isso o seu nome. Uma “shooting star” pode marcar uma inversão de tendência ou um nível de resistência e forma-se após um gap up na abertura. Em seguida um avanço durante a sessão e um encerramento bem longe dos máximos da sessão. A candlestick resultante tem uma longa sombra superior e um pequeno corpo real (preto ou branco, conforme o encerramento fica abaixo ou acima da abertura, respectivamente).

O movimento e sua confirmação

Depois de uma alta acentuada (a que corresponde a sombra superior), a capacidade dos “bears” para forçar uma quebra dos preços levanta a “bandeira amarela”. De forma a indicar claramente uma inversão, a sombra superior deverá ser relativamente comprida, pelo menos o dobro do tamanho do corpo. Antes de ser tomada qualquer decisão de compra ou de venda, será necessária uma confirmação “bearish” posterior. Isso poderá vir na forma de um “gap down” ou de uma longa candlestick preta (acompanhada de forte volume).

Veja este outro exemplo

Analise Tecnica da Candlestick, , Estrela Cadente
Análise Técnica com o Modelo de Candlestick Estrela Cadente

Após uma alta marcada por uma grande candlestick branca, a ação formou uma estrela cadente acima do preço de 90 (oval vermelha marcada acima). Depois disso a formação bearish foi confirmada com o gap down na sessão seguinte.

Danilo Coscioni

Experiência de mais de 20 anos com mercado financeiro, especialista em Análise Técnica, Mercados Derivativos, Operações Estruturadas, Trading System, Back Testing, ciência de dados, criador de soluções para o mercado, como o Simulador de Opções e Fundador do Portal InvestMax

Últimos posts por Danilo Coscioni (exibir todos)

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

O Mercado de Ações e as Regras do Jogo

Atualizado em 18/11/2019 Há uma discussão desnecessária e até irritante sobre o jeito certo de se operar ou investir em instrumentos de renda variável, como o mercado de ações. As regras são tão simples que nem merecem discussão porque todo mundo sabe que só ganhamos dinheiro quando vendemos algo por […]
Mercado de AçõesMercado de Ações