Doji

Danilo Coscioni

Conceitos sobre o candlestick Doji

Compartilhe

O Padrão de Candle Doji

Os Doji são “candlesticks” muito importantes que fornecem informação isoladamente e como parte de um conjunto de outras formações. Assim, os esses padrões formam-se quando os preços de abertura e de encerramento de determinado ativo são praticamente idênticos. O comprimento das sombras superior e inferior podem variar e daí resultam “cruzes” (“cross”), “cruzes invertidas” (“inverted crosses”) e sinais de soma (“plus sign”). Então, para ser um doji perfeito, o preço de abertura e de fecho da sessão devem ser idênticos. Por isso, quanto mais próximos um do outro forem, maior é a robustez do Doji.

Candlestick, exemplo de doji

Apesar de um doji com uma abertura e fecho iguais ser considerado mais robusto, é mais importante capturar a essência da “candlestick”. Os Doji evidenciam indecisão e luta entre compradores e vendedores. Quando os doki se desenham significa que nem os “bulls” nem os “bears” conseguiram tomar controlo da sessão e que um ponto de inversão pode estar a desenvolver-se.

Candlestick, outro exemplo de doji

Consoante os ativos que se analisam são utilizados diferentes critérios para classificar a robustez deste tipo de candle. Uma ação que vale 20 reais pode formar um doji com diferença de 0.01 reais enquanto que uma ação que vale 200 reais pode formar um doji com a diferença de 1.25 reais entre o preço de abertura e o de fecho. Determinar a robustez desse tipo de candle dependerá do preço do ativo, da volatilidade recente e das candlesticks anteriores. Em relação às “candlesticks” anteriores (veja a lista completa dos tipos de padrões de candlestick ao final), o doji deverá ter um corpo real muito inferior para ser mais significativo. Ou seja, um doji com corpo real muito reduzido é mais significativo quanto maiores forem os corpos reais das candlesticks que a precedem.

Candle Doji e Tendência

A relevância de um doji depende da tendência/candlesticks que o(s) precede(m). Depois de uma alta ou de uma grande candle branca, um doji assinala que a pressão compradora começa a desvanecer-se. Depois de uma quebra ou após um longa candle preta, um doji assinala que a pressão vendedora começa a diminuir. Os Doji indicam que as forças da oferta e da procura começam a ficar mais equilibradas e que uma mudança na tendência pode estar próxima. No entanto é necessário ter em atenção que um doji só por si não garante um inversão e confirmação posterior é necessária.

Long White Candle + Doji

Candlestick, Long White Candle (candle com longo corpo de alta) + Doji

Enquanto que o preço de determinado ativo pode cair simplesmente porque não existem compradores, uma contínua pressão compradora é necessária para que o “uptrend” se mantenha. Assim, este padrão de candle pode ser mais significativo depois de um “uptrend” ou de uma longa candle branca. Mesmo após a formação do padrão, uma quebra posterior é necessária para confirmar que o clima “bearish” está instalado. Assim, esta confirmação pode assumir a forma de “gap down”, de uma longa candlestick preta, ou de uma quebra para baixo da abertura de uma grande candlestick branca. Depois de uma longa candlestick branca e de um doji, os investidores devem estar atentos para a eventualidade de formação de uma uma “evening doji star” (Estrela da Noite em Doji).

Long Black Candle + Doji

Candlestick, Long Black Candle (candle com longo corpo de baixa) + Doji

Analogamente, depois de uma tendência de baixa ou de uma longa candlestick preta, um doji indica que a pressão vendedora pode estar a diminuir e que o “downtrend” pode estar perto do fim. Apesar de os “bears” estarem prestes a perder controlo da situação, é necessária força para confirmar a inversão. Assim, as confirmações “bullish” podem assumir a forma de um “gap up”, de uma longa candlestick branca ou de uma alta acima da abertura de uma longa candlestick preta. Depois de uma After a longa candlestick preta e de um doji, os investidores devem estar atentos para potencial formação de um “morning doji star” (Estrela da manhã em Doji). Abaixo serão analisados este padrão de candlestick com sombras compridas.

Long Legged

Candlestick, Long Legged Doji (candle com longas sombras)

Os doji com sombras compridas (“long legged doji”) têm tal como o seu nome indica sombras superiores e inferiores compridas e cujo comprimento é praticamente idêntico. Estes padrões de gráfico de velas refletem uma grande indecisão no mercado. Os “Long-legged doji” indicam que os preços transacionaram muito acima e muito abaixo do preço de abertura, mas que fecharam praticamente nesse nível. Ou seja, após muita atividade tanto dos “bulls” como dos “bears”, o resultado final mostra que não há grandes mudanças relativamente à abertura.

Os “Dragon Fly”

Os “Dragon fly doji” formam-se quando a abertura, máximo e fecho são iguais, formando, portanto, o mínimo uma comprida sombra inferior. A candlestick resultantes assemelha-se a “T”. Portanto, estes padrões indicam que os vendedores dominaram a sessão desde o início. Contudo, no final os compradores puxaram os preços novamente para o nível da abertura, o máximo da sessão.

Candlestick, Os Dragon Fly e Os Gravestone

As implicações da inversão dependem da tendência anterior e de futura confirmação. A sombra inferior comprida é prova da pressão compradora, mas o mínimo indicam que ainda existem muitos vendedores. Após um longo “downtrend”, uma candle preta comprida ou num suporte, um “dragon fly doji” pode assinalar um fundo. Após uma longa alta, uma candle branca ou num nível de resistência, a sombra inferior comprida pode mostrar que o preço chegou ao topo. Confirmação “bearish” ou “bullish” é necessária para ambas as situações.

Os “Gravestone Doji”

O “Gravestone doji” forma-se na situação contrária à do “Dragon Fly”, citado anteriormente, ou seja, a abertura e o fecho igualam o mínimo, formando o máximo uma longa sombra superior. A candlestick resultante assemelha-se a um “T” virado ao contrário.

Esta variação do padrão, “Gravestone”, indica que os compradores dominaram a sessão desde os primeiros minutos durante a sessão. No entanto, no final, os vendedores voltaram a entrar no mercado em força e empurraram o preço novamente para níveis iguais aos da abertura, que é igual ao mínimo.

Tal como no caso do anterior “dragon fly” e de outras “candlesticks”, as implicações de inversão desta candle dependem da ação de preço anterior e confirmação posterior. Apesar de a grande sombra indicar a falha de um “rally”, a distância do máximo para o preço da abertura mostra que existiu pressão compradora. Após um longo “downtrend”, candle preta comprida ou num nível de suporte, tal pode ser sinônimo de que existe pressão compradora. Portanto uma inversão para terrenos “bullish” pode «estar na calha».

Após um “uptrend”, grande candle branca ou num nível de resistência, a grande sombra superior de um doji pode ser sinônimo de que se atingiu o topo.

Outros Padrões de Candlestick

Danilo Coscioni
Últimos posts por Danilo Coscioni (exibir todos)
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

IFR Indicador - Índice de Força Relativa (RSI)

O que é e como usar o indicador de analise técnica IFR (índice de força relativa ou RSI Relative Strength Index)

IFRIFR