Bearish Engulfing (Engolfo de Baixa)
Existem vários pressupostos importantes para a correta identificação e interpretação desta formação de candlestick:
1 – Todas formações requerem confirmação “bearish” adicional.
2 – Os padrões de inversão “bearish” devem formar-se numa tendência de Alta.
3 – Os sinais destas formações devem ser confirmados por mais confirmações “bearish”.
Para a correta interpretação deste Candle é fundamental conhecer esses itens em detalhe, veja mais em Reversão de Candlestick Bearish
O Bearish Engulfing é uma formação constituída por duas candlesticks; a primeira é branca e a segunda é preta. O tamanho da primeira não é muito importante, mas não deve ser um doji. A segunda deve ter um corpo real comprido. Quanto maior, mais bearish é a inversão. O corpo preto deve cobrir completamente o corpo da primeira candlestick branca. Idealmente, o corpo preto da candlestick deve cobrir também as sombras da candlestick branca, mas esta condição não é necessária. As sombras são permitidas, mas devem ser pequenas ou não existentes em ambas as candlesticks.
Após uma alta, a segunda candle forma-se quando pressão compradora residual causa a abertura acima do encerramento anterior. Contudo, os vendedores tomam conta das operações após esta abertura em gap up e começam a trazer o mercado para níveis inferiores. No final da sessão, a pressão vendedora torna-se tão intensa que os preços movem-se para baixo do anterior fecho. A candlestick resultante “engole” o corpo da anterior e cira um potencial sinal de inversão de curto prazo, que necessita de ser confirmado posteriormente.
Após encontrar a resistência por volta de 35 em meados de Janeiro, a empresa formou um “bearish engulfing” (oval vermelha). A formação foi imediatamente confirmada com uma queda e com uma subseqüente quebra do suporte.
Bullish Engulfing (Engolfo de Alta)
Existem vários pressupostos importantes para a correta identificação e interpretação desta formação de candlestick:
1 – a maior parte destas formações requer confirmação “bullish”;
2 – estas formações devem ser formadas numa altura de tendência de baixa.
3 – também devem ser utilizados outros aspectos da análise técnica.
Para a correta interpretação deste Candle é fundamental conhecer esses itens em detalhe, veja mais em Reversão de Candlestick Bullish
O “bullish engulfing”, é constituído por duas “candlesticks”, a primeira preta e a segunda branca. Em seguida, apresentamos o exemplo de uma inversão sinalizada por esta formação.
Em Janeiro de 2000, a ação formou um par de formações “bullish engulfing” que antecedeu duas altas de preço significativas. O primeiro formou-se no início de Janeiro após uma forte quebra que levou a ação para valores bem abaixo da sua média móvel exponencial de 20 dias (MME20). De imediato, ocorreu um “gap up”, que confirmou a formação como “bullish” e a acção continuou a subir até perto dos 85 dólares. Após corrigir até ao suporte, no final de Janeiro deu-se o segundo “bullish engulfing”. Novamente a ação caiu para valores abaixo da sua MME20 e encontrou suporte no anterior “gap up”. Também marcou a correção de dois terços da anterior alta. Um “bullish engulfing” formou-se e foi confirmado no dia seguinte com uma forte alta de continuação.
Mais Padrões de Candlestick
- -Candlestick: Introdução aos Padrões gráficos de velas
- Candle Bebê Abandonado (Abandoned Baby)
- Candle Estrela (Star)
- Candle Estrela da Noite (Evening Star)
- Candle Martelo (Hammer)
- Candlestick e Resistências
- Candlestick e Suportes
- Dark Cloud Cover (Nuvem Negra)
- Doji
- Engolfo (Alta / Baixa)
- Estrela Cadente (ou shooting star) – candle
- Harami de Alta e Harami de Baixa
- Martelo Invertido (Inverted Hammer)
- Morning Star (Estrela da Manhã)
- Piercing Line
- Reversão com Candlestick Bearish
- Reversão com Candlestick Bullish
- FIIs de tijolos ou papeis, quais as diferenças? - 11/01/2023
- O que são Fundos Imobiliários - 10/01/2023
- Os Padrões Gráficos da Análise Técnica - 20/06/2020