As expectativas para uma reaceleração da China trás dúvidas para analistas, enquanto uns veem bons presságios, outros já precificam uma potencial realização dos mercados Asiáticos. Ainda essa semana temos a super quarta com FOMC e COPOM, que podem dar um novo ânimo para o mercado.
Gabriel Fauth
Desde Novembro de 2022 temos o seguinte cenário se desenhando. A China vem de dois anos de desaceleração por conta do Covid e suas políticas restritivas. O PIB da China cresceu apenas 1,8% em 2020 e impressionantes 9,4% em 2021 e agora retraiu para 3,2% em 2022, mostrando que, apesar do baixo cresciemnto em 2020, o ano de 2021 compensou pela alta demanda pós lockdown no mundo mas sua política restritiva penalizou o seu país no ano de 2022. Uma das principais metas do presidente Xi é reaquecer a economia e reacelerar a China.
Tudo começou com o início dos estímulos em meados de Novembro de 2022 com o afrouxamento do Covid-0 para indústrias exportadoras, além de algumas indicações de crédito para estimular o setor imobiliário. Nessa época o Ferro já iniciou um rally que perdura até o momento e deve seguir durante a política de aceleração da China.
O Brasil é um dos maiores exportadores de minério de ferro, commodities agrícolas, proteína animal e petróleo, em sua maioria para a China. Embora o Brasil esteja no momento em uma situação de inflação alta causada pelo câmbio e cadeias de suprimentos pós pandemia, temos uma posição ímpar para a reaceleração da China, podendo nos beneficiar muito além do que projetamos.
No gráfico está a cesta das principais ações exportadoras de commodities no Ibovespa e o principal insight aqui é o quanto elas estão descontadas em relação ao potencial de crescimento para o ano. (Ver a análise na íntegra).
GRangel
Preço perdeu fundo, atingiu linha de retorno, consolidou e agora pegou bullish momentum recuperando o Key Level dos 5.10. O meu plano de execução será comprar nesses 5.10 (linha azul) – se conseguir comprar abaixo disso, melhor ainda.
Por que eu gostaria de comprar dólar pra sing trade, macroeconomicamente falando.
1) Vejo downside em China, minério de ferro e VALE3 (que sozinha representa quase 17% da bolsa brasileira).
2) IFNC, nossas empresas do setor financeiro representam mais de 15% da nossa bolsa, e tecnicamente o cenário para elas e para o próprio IFNC atualmente está bem desafiador, não exala otimismo, muito pelo contrário…
S&P500 numa resistência forte também não contribui para um apetite ao risco por parte dos compradores de países emergentes. (Ver ideas sobre Dolar).
Pinheiro Trade
Após grandes quedas dos papéis na DXCO3, a análise técnica mostra que estamos em uma região institucional importante onde o preço encontra-se barato para ser ofertado, já existe um padrão gráfico de reversão mas nada confirmado, o preço não rompeu 61,8 de fibonacci do mensal, mostrando uma força compradora nesta região, rompendo acima de 8,02 reais é provável uma busca do preços entre 9,41 e 12,07 alvo. (Ver mais sobre ações).
Shimatrader
ITSA4 cotação fez um falso rompimento de topo e devolveu praticamente todo o movimento de alta anterior. Agora, caso o papel venha a perder os 28,65 podemos declarar reversão de tendência pelo gráfico semanal com alvo inicial na região dos 20,62. (Ver o gráfico dinâmico).
Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.
Nossos Autores: Gabriel Fauth, GRangel, Pinheiro Trade e Kleber Shimabuku.
- ASML só acelera o rotation - 16/10/2024
- Análise TradingView: formação tecnica flamula em BTC e ETH - 08/10/2024
- TradingView: IND, S&P500 e Ouro para a semana - 01/10/2024