Compras de Calls e Puts

Professor Metafix

Aproveito as festas de fim de ano para sugerir uma estratégia bastante oportuna para negociar com opções. Para aqueles que não têm tempo, ou não desejam negociar no intradiário (day-trading) podem aumentar significativamente os rendimentos negociando com opções de boas ações e com menos riscos. Antes, porém, seria bom entender do que se trata pois nunca devemos negociar com produtos ou ativos que não conhecemos. 

Portanto, essa nota é apenas uma sugestão, e não uma recomendação, para aqueles que conhecem opções e procuram por esquemas alternativos para comprar. Note que falei comprar, pois esse esquema que apresentamos, serve bem para aqueles que desejam entrar no mercado comprando. Não recomendo estratégia nenhuma do tipo short. Essa modalidade aumenta muito os riscos e nosso objetivo aqui é operar com esquemas robustos, mas sempre do lado da compra que tem risco limitado.

Como sabemos, as opções são direitos de compra e venda de ações, As opções são consideradas de alto risco por causa do período de validade, mas podemos diminuir esse risco significativamente entrando no mercado apenas do lado da compra quando houver tendência ou forte movimento de alta. Podemos também adquirir direitos que tenham uma validade mais longa para se proteger das variações curtas e se proteger da diminuição natural do valor do prêmio. 

Por outro lado, dado que as opções tem validade variável, podemos escolher aquelas que sejam razoavelmente mais longas.  Depois de escolhido o prazo de vencimento, devemos proceder usando as mesmas regras de compra de ações. Isto é, devemos respeitar a tendência comprando depois de uma queda de preço. Essa regra é universal para qualquer tipo de negócio que depende de compra e venda.

Podemos ganhar muito mais negociando com opções do que com ações. Isto porque as opções se valorizam com as ações, mas custam uma fração do valor delas. Portanto, tecnicamente, as opções são alavancadas; com um real podemos comprar o equivalente a quinze ou mais vezes o valor da ação. Portanto, as opções são atraentes para aqueles com poucos recursos e aos que desejam ganhar mais em períodos mais curtos sem cair na pressa de praticar day trade.  Outra vantagem é que podemos negociar com opções usando as mesmas regras que usamos com ações, como dito. Opções são derivados complexos, mas as de compras têm menos risco e são mais fáceis de entender. Elas podem ser usadas para aumentar os ganhos de boas ações e proteger o lucro contra quedas repentinas nos preços das ações escolhidas. Assim, comprar opções de compras, os Calls e comprar opções de venda, os Puts, são alternativas rentáveis e simples de se negociar. Precisamos apenas acompanhar os movimentos dos preços e operar comprando os calls ou os puts.

Um lembrete importante: Todo cuidado é pouco ao comprar uma opção, pois tanto a alavancagem como o tempo de validade aumentam o risco desse tipo de negociação. 

No Brasil, esses direitos vencem todos os meses, aqui nos Estados Unidos tem opção de um dia para outro, semanal, mensal ou até mesmo direitos de seis meses ou mais. Assim, podemos comprar um dia antes ou uma semana ou meses adiantado. Sugiro evitar os day trading com opções, mas devemos sair de uma compra no mesmo dia quando houver indicação de que a opção já subiu “demais” e há risco visível de recuo iminente.

Como dito, a sistemática para operar deve ser a mesma de se comprar ações, pois o prêmio de uma  opção está relacionado com o preço da ação,  mas a correlação diminui à medida que a opção se aproxima da data do vencimento. Compram-se os calls nos suportes dentro de uma tendência de alta, tal qual se faz com ações. Portanto, quem sabe operar com ações não deve ter problemas em comprar opções de compra, utilizando as indicações gráficas. 

As plataformas de operação oferecem gráficos das opções e podemos acompanhar a evolução dos prêmios ou preço, tal qual, fazemos com ações. Já o direito de venda é um pouco diferente, mas é igual o inverso do call. Isto é, quando os calls estão caindo compramos os puts, pois eles variam de forma inversa

A segunda alternativa que complementa essa estratégia é comprar call e vender put simultaneamente. Entretanto, essa alternativa aumenta o risco. Isto é, o risco aumenta quando fazemos partidas dobradas, como comprar uma e vender outra ao mesmo tempo. Por isso, é mais seguro comprar uma de cada vez porque, assim, podemos operar sempre comprando. Destarte, podemos comprar call quando a ação está subindo, e comprar put quando a ação está caindo. 

O gráfico mostra o comportamento das opções do fundo BOVA11. A linha azul representa  direito de compra ou CALL, e a linha amarela representa o direito de venda ou PUT. Nesse exemplo os dois direitos são válidos até fevereiro de 2024. Note que put é direito de venda que entramos comprando; e call é direito de compra que também só entramos comprando. As compras têm risco limitado pelo montante aplicado.

Note que sempre que o call estiver caindo o put estará subindo. Eles não se movem na mesma proporção por causa da tendência, mas estão sempre variando inversamente.  De qualquer maneira, é claro que podemos aproveitar a correlação negativa para lucrar mais e proteger os ganhos contra movimentos adversos. Como a call cai quando a put sobe, podemos ter sempre uma oportunidade para fazer uma compra todas as vezes que o preço mudar de direção. Caso deseje ficar mais tempo posicionado podemos usar o gráfico representando um período mais longo. Tem operadores que ficam meses posicionados para aproveitar as tendências de prazo mais longo. 

A variação inversa desses derivativos permite um ganho bastante elevado e abre o acesso ao mercado para aqueles que têm poucos recursos para investir e não desejam fazer operações complicadas. Como os ganhos ou perdas com opções são maiores do que aqueles com ações, o investidor não deve ter pressa e pode aproveitar o tempo  para escolher boas opções e comprar somente quando houver indicação mais segura sobre a tendência e variação de preço da ação. Note que o gráfico mostra com clareza os topos, ou pontos de saídas, e os fundos ou pontos de compras. Assim, não precisamos de osciladores para mostrar os suportes e as resistências. Boa sorte!

Professor Metafix, Wisconsin, 23 de dezembro de 2023.

Professor Metafix
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

As ondas de preço e as tendências: a chave para o sucesso na operação

O ano de 2024 está começando, e hoje teremos o terceiro dia de negociações nas bolsas de valores. As previsões e boatos também estão começando. Esse é um período propício para quem gosta de fake news e profecias alarmantes. Todavia, aquilo que chamamos de mercado não está nem aí. Sabemos […]
 decoding decoding