Operando Day Trade com Médias e Osciladores
Sempre gostei de livros com fotografias. Lembro-me da surpresa quando comecei a ler Alice no País das Maravilhas. Alice não se impressiona com a leitura da irmã e, antes de cair no sono, vira-se para ela e diz ? que livro chato, nem tem fotografias! Alice também concordaria com o ditado chinês que diz ? uma imagem vale por mil palavras. No último artigo discuti a importância de se trabalhar com médias móveis e osciladores para interpretar oportunidades de investimentos em Swing e day trading, mas não apresentei nenhuma ilustração, perdão Alice! Hoje vou quebrar jejum e usar gráficos para ilustrar operações de Day Trade e Swing Trading.
Não há dúvidas de que os gráficos são fundamentais para se entender o comportamento do mercado. Os grafistas desenvolveram uma enorme quantidade de meios para ajudar a comprar ou vender ações e outros ativos com ajuda de gráficos de preços. Essas técnicas, quando usados judiciosamente, ajudam identificar a direção dos preços, mas é necessário tomar alguns cuidados e evitar certezas.
“Os gráficos são imagens fortes e podem enganar, confundir e até esconder a verdadeira direção dos preços.” Os gráficos são imagens fortes e podem enganar, confundir e até esconder a verdadeira direção dos preços. Em séries temporais ou em ilustrações de jogadas aleatórias os gráficos mostram o que aconteceu com clareza cristalina e leva a crer que os padrões se repetem com regularidades. Isso pode acontecer, mas só ficamos sabendo depois que acontece. Entretanto, todos os suportes, todas as resistências e toda mudança de direção que vemos podem se alterar quando mudamos o tempo gráfico. Os sinais são furtivos e percebemos apenas as mudanças dentro de períodos específicos. Existem muitas incongruências quando alteramos o tempo de análise.
Em tese, o fim e começo de qualquer vela ou barra, em qualquer tempo gráfico, representam resistências ou suportes. Por exemplo, um suporte bem nítido com 4 velas de cinco minutos desaparece quando transformamos o tempo em velas de 60 minutos. Quando olhamos para um gráfico semanal, cobrindo centenas de movimentos, que poderia ter dezenas de suportes e resistências, não encontramos essas formações com a frequência dos gráficos menores. A falta de consistência ao se mudar de um tempo para outro por si só já deveria levantar desconfiança de que podemos nos enganar facilmente.
“Sabemos que quanto mais curto for o tempo maior o grau de certeza de nossas previsões. Isso acontece por dois motivos;” Quando nos referimos aos gráficos devemos esclarecer o tempo de análise. Os preços podem parecer que estão subindo num gráfico de dez minutos, mas quando mudamos a imagem para velas de um dia, até os indicadores podem mostrar outra coisa, queda por exemplo. Essas dúvidas devem ser sanadas antes de se entrar numa jogada que vai além do tempo de análise. Sabemos que quanto mais curto for o tempo maior o grau de certeza de nossas previsões. Isso acontece por dois motivos; um tem a ver com a natureza da distribuição estatística e o outro, com o nosso estado emocional que não aguenta esperar muito tempo por resultados.
Usarei dois gráficos da Petrobrás para ilustrar o swing trade num gráfico de 60 minutos, e day trade com num período de apenas 15 minutos. Com tempos de 60 minutos podemos prever algo que vai além de um dia, mas com 15 minutos só podemos prever algumas horas. Numa análise de 15 minutos, a previsão é bem mais certa do que em 60 minutos, mas os ganhos são comensurados na mesma proporção.
Note que no primeiro gráfico, temos alguns pontos de entrada na compra indicados pelo estocástico. Para o swing trade, usamos todo o mês de julho com uma media móvel de 50 e um estocástico lento de 14, 3, 4. Durante esse período só houve 4 oportunidades para entrar nos swings seguindo as regras mencionadas no último artigo. Esses pontos correspondem aos fundos do estocástico e são claramente visíveis no gráfico.
O gráfico 2 corresponde ao período de 19 a 24 de julho. Usamos uma média móvel proporcional a do primeiro gráfico. Isto é, uma média de 200 períodos que corresponde a 50 períodos no gráfico anterior. Nesse intervalo houve pelo menos 5 oportunidades para day trade, indicados pelo fundo do estocástico.
“Notem que os ganhos são bastantes pequenos e teriam que ser ponderados com o montante investido e o custo da operação. Entretanto, ninguém é obrigado a entrar e sair no mesmo dia” Notem que os ganhos são bastantes pequenos e teriam que ser ponderados com o montante investido e o custo da operação. Entretanto, ninguém é obrigado a entrar e sair no mesmo dia (day trade), a operação de Day Trade pode ser transformada num swing trade ou até mesmo numa posição mais duradoura. O importante é aproveitar a oportunidade e agir de acordo com as regras do bom senso e da lógica.
Professor Metafix
- Negociando Moedas no Intraday - 28/04/2024
- Fundos ETF de Moedas - 13/04/2024
- O jeito certo e o errado de operar ativos - 11/03/2024
basicamente, ao se definir uma estratégia de entrada, já devemos focar que tempo grafico iremos utilizar… para o curtissimo prazo, graficos de 1, 5 e 10 min. Para o médio-prazo, grafico diario e para o longo-prazo, graficos semanais e mensais.