Alinhando Gráficos de Linha com Renko 

Professor Metafix 1

Quando alinhamos gráficos de preço traçados com diferentes intervalos de tempo, criamos uma visão dupla que elimina dúvidas e esclarece a direção dos preços. Essa técnica é lógica e corrobora com os ensinamentos de Charles Dow que reconheceu, há muito tempo, a importância de se obedecer a tendência dos preços. No nosso exemplo, a tendência é aquele movimento traçado com medidas de períodos mais demorados ou mais longos e, neste caso, usamos um gráfico tipo renko. Para o período mais curto, usamos um gráfico de linha.

Já discutimos como alinhar os gráficos de linha e, na última nota que publicamos, mostramos como alinhar os gráficos tipo Renko. Nesta nota, vamos mostrar como é muito mais intuitivo alinhar esses dois tipos de gráficos porque, como já sabemos,  os suportes e as resistências nos gráficos tipo renko são bastante claros, mas escondes os pontos de inflexão podem ser posições boas para se fazer jogadas mais curtas. Essas são essenciais para eliminar perdas causadas por retração de preço. Caso o leitor não goste dessas misturas, deve alinhar apenas gráficos do mesmo estilo, como já demonstramos.

Usaremos um gráfico tipo renko de 20 pontos dentro de uma periodicidade de 30 minutos; e um oscilador de momento, o IFR ou RSI.  

Notamos que o renko mostra, de forma inconfundível, a direção dos preços e, o gráfico de períodos mais curtos, o de linha,  revela os suportes e resistências que ficam escondidas dentro do gráfico renko. Assim, temos o gráfico renko mostrando a direção em que devemos operar e o gráfico de linha, o mais curto, identificando os pontos onde podemos comprar e vender.

Para o gráfico de linha, escolhemos o período de 5 minutos. Como não dá para mostrar todos os pontos, plotamos apenas o último movimento de alta retratado no gráfico “renko”.

Em conclusão, o renko mostra a direção dos preços com muita clareza e, o gráfico com intervalo menores revela os suportes e resistências onde poderemos comprar e vender sem violar a tendência. A prática de alinhar aumenta os acertos e revela muitas oportunidades de curto prazo onde podemos ganhar evitando prejuízo criado pela retração de preço que ocorre normalmente em qualquer período gráfico de qualquer ativo ou mercadoria. Boa Sorte!

Professor Metafix, Wisconsin 27 de outubro de 2023.

Professor Metafix
Compartilhe

Comentários sobre “Alinhando Gráficos de Linha com Renko 

  1. professor saudades domeu amigo professor e nossas conversas , lembra de mim , do canal da novatinha , eu morava em santa catarina e tinha o meu sistema de analise para fazer asminhas operacoes em opcoes e papeis , ha tempos nao nos falmos , entre em contato comigo , agora estou morando na siberia , russia . deixei meu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Alinhamento Automático, Uma Revisão

Não opere de qualquer jeito senão, vai perder de qualquer jeito A pedido de um leitor, aproveito para revisar mais uma vez o alinhamento automático. Alinhando a direção dos preços de dois ou mais intervalos desiguais, evitamos erros que causam grandes prejuízos. Por exemplo, quando examinamos um gráfico de um intervalo […]
 decoding decoding