Esperando o Trade Perfeito

Professor Metafix

Samuel Beckett, dramaturgo irlandez, escreveu uma peça de teatro cujo título é: Esperando por Godot. Trata-se de dois indivíduos, Vladimir e Estragon, conversando à beira de uma estrada enquanto esperavam por Godot que nunca aparece. Daí a expressão, esperando por Godot, para ilustrar coisas que não acontecem. O Godot de quem opera no mercado financeiro é aguardar por formações geométricas que indiquem a direção do preço de um ativo, mas elas são difíceis de serem identificadas porque os preços variam de forma randômica. A única formação geométrica que observamos no mercado financeiro e na economia  são as tendências com altas e baixas que denotam a direção dos preços, mas essas demoram a se formar. Entretanto, temos sorte porque estas são suficientes para uma boa administração financeira. Infelizmente, o desejo de ganhos rápidos é tão grande que esses movimentos são mal aproveitados. Isto acontece mesmo quando sabemos que quanto maior for o tempo da espera maior a probabilidade de se notar essas formações. Além dessas dificuldades, é pouco entendido que existem tendências dentro de qualquer tempo escolhido para observar a variação de preço e, por isso, perdem-se muitas oportunidades para se ganhar mais.

Aqueles que não conseguem observar as tendências criticam a prática de operações no intradiário. Estes alegam que investir pensando em retornos rápidos é um jogo de azar. Estes também defendem os investimentos de longo prazo, mas não esclarecem que, independente do tempo escolhido, quem negocia com ações procura comprar barato e vender caro. O bom de tudo isso é que o mercado oferece essa oportunidade a todos interessados. E, assim, não explicam porque os ganhos de quem aposta no longo prazo é maior do que daqueles que praticam o chamado Day Trade, sigla em inglês para operações no intradiário. Os críticos alegam ainda que os interessados em aplicações de longo prazo são investidores e os outros são especuladores. Infelizmente, essas críticas são preconceituosas e cheias de distorções.

Precisamos corrigir a visão que temos dos movimentos dos preços para entender porque algo como Godot não acontece. Como dito, o nosso dilema é como acompanhar os movimentos de preços com uma visão geométrica, mas dentro de um mundo randômico. A realidade dos números aleatórios é imperiosa e prega belas surpresas naqueles que não conseguem operar conscientes da incerteza geométrica provocada pelos riscos dos negócios. 

Felizmente, os algoritmos dos indicadores se aproveitam das imperfeições randômicas para formar padrões geométricos que ajudam bastante aos operadores, mas é preciso ter paciência para esperar mesmo quando nada acontece no mesmo dia ou dentro do intervalo de tempo que desejamos. Tudo fica bem claro depois que o tempo passa e com o passar do tempo. Assim, não devemos perder oportunidades de administrar bem os recursos aproveitando as variações de preço pois, esse é o único recurso que temos; sem variação ou risco não existem ganhos nem no curto nem no longo prazo.

Os investidores de longo prazo sofrem menos do que aqueles que desejam evitar perdas das variações de curto prazo porque aceitam ganhos irrisórios. Tanto os investidores de curto prazo como de longo prazo poderiam ganhar muito mais melhorando a administração intertemporal das aplicações em vez de ficar esperando somente pelo desempenho do mercado. Os investidores de longo prazo ignoram as grandes variações de preço que ocorrem dentro dos ciclos econômicos. Por outro lado,  os que operam com frequência podem até ganhar mais, porém perdem com a volatilidade dos números quando não conseguem esperar pelas correções naturais por causa de alavancagem ou limitação temporal de ativos como futuros e opções.

Os investidores de longo prazo poderiam evitar grandes perdas se adotassem sem preconceitos a prática de jogadas mais frequentes. Sabemos que independente do tempo escolhido, os preços vão variar do mesmo jeito.  Sabemos  também que ao tentar traçar retas sobre um ponto perdemos a direção. Assim, quanto maior for o tempo, mais claro fica a tendência dos preços, mas só vamos evitar perdas demoradas quando adotarmos o mesmo procedimento do especulador de curto prazo. Destarte, teoricamente podemos aproveitar mais as variações de preço praticando o daytrading, mas na prática não é isso o que acontece. Precisamos entender esse processo pois é fundamental para explicar como podemos ganhar mais no longo prazo. Isto é, aqueles que entendem das dificuldades de se operar no curto prazo ganham mais operando no longo prazo. Nesse sentido, quem passa algum tempo operando no curto prazo se prepara melhor para evitar as perdas no longo prazo.

Existe uma solução intermediária que pode servir bem àqueles que têm paciência para e aproveitar as mudanças longas que ocorrem no mercado. As variações de preço são as mesmas de curto e de longo prazo, mas à medida que aumentamos as medições reduzimos os intervalos, as variações se intensificam e ficam mais difíceis de acertar a direção dos preços. Assim, os investidores aceitam e os especuladores rejeitam as perdas advindas das pequenas variações. Isto é, os especuladores procuram aproveitar todas oportunidades e não se  conformam em ver os lucros sumirem com as quedas de preço que, naturalmente, ocorrem tanto no curto como no longo prazo.

Os críticos esquecem de que os day traders, em geral, são aplicadores com pouco conhecimento, recursos escassos e se aventuram com aplicações alavancadas, como futuros, moedas e opções. Mas aplicadores de curto prazo em ativos não alavancados ganham mais do que todos os outros. Por exemplo, quem compra  ações, não tem porque vender com prejuízo. 

O mercado funciona com um viés de alta e os preços desses ativos acompanham a economia e se recuperam no longo prazo. Todavia, seria  até insensato reconhecer a variação de preço e não tomar alguma providência para evitar as perdas advindas das tendências ou de recuos menores que ocorrem dentro delas.  Portanto, o operador prático deve saber quando operar no intradiário e quando exercer paciência para aproveitar os ganhos de curto prazo e evitar as perdas de longo prazo.  Investir bem e administrar bem são inseparáveis. Nada deve impedir a prática de day trade mesmo quando se aplica pensando no  longo prazo. 

Todas aplicações devem ser protegidas contra os recuos de preço. Com ajuda de osciladores é possível ter uma boa ideia de quando as grandes ondas de alta estão se exaurindo e tomar providência para evitar as perdas advindas desses recuos. Isto pode ser feito fechando as posições ou vendendo opções. Por outro lado, não existem motivos para se aplicar dinheiro em ativos caros e, por isso, seria importante aguardar um recuo mesmo que ele se comporte como Godot.  Nesse sentido, essa prática não difere das jogadas de day trade nem de qualquer outra atividade onde se lucra comprando barato e vendendo caro. Boa sorte!

Prof. Metafix, Wisconsin, 9 de dezembro de 2023.

Professor Metafix
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Compras de Calls e Puts

Aproveito as festas de fim de ano para sugerir uma estratégia bastante oportuna para negociar com opções. Para aqueles que não têm tempo, ou não desejam negociar no intradiário (day-trading) podem aumentar significativamente os rendimentos negociando com opções de boas ações e com menos riscos. Antes, porém, seria bom entender […]
 decoding decoding