As ondas de preço e as tendências: a chave para o sucesso na operação

Professor Metafix

O ano de 2024 está começando, e hoje teremos o terceiro dia de negociações nas bolsas de valores. As previsões e boatos também estão começando. Esse é um período propício para quem gosta de fake news e profecias alarmantes. Todavia, aquilo que chamamos de mercado não está nem aí. Sabemos que só existe um padrão de mudanças de preço, e a oferta e a procura o determinam. Estas formam tendências de preço com ondas de alta e baixa. Isto tudo baseado em expectativas econômicas, uma ideia vaga do que pode acontecer. Por isso, o bom empreendedor não se deixa levar por boatos ou previsões. E, como serpentes, ele fica na moita esperando o ratinho passar. Depois de encher a barriga, ele se transforma numa hiena, pega o pedaço da carniça e corre se ausentando dos leões.

Infelizmente, muitos colegas ainda não desenvolveram essa esperteza e ficam ouvindo boatos e duvidando do poder da tendência para se operar em qualquer intervalo de tempo. Reitero que podemos operar com tranquilidade seguindo a tendência, até sem ajuda de osciladores, embora seja melhor usar todos recursos que temos, pois não conhecemos todos os truques do mercado. 

Sem dúvida, é bastante seguro operar apenas acompanhando a evolução do valor de um ativo e aproveitando os recuos de preço  para comprar, e usar as resistências para vender. Querer explicar essas mudanças é tarefa para freudianos enrustidos. O bom operador de bolsas trabalha com a oferta e procura sabendo que depois de uma queda pode vir um aumento e, depois de um aumento, pode vir uma queda. A velha regra de se comprar barato serve para tudo que for passível de mudança de valores ou de preço, mas sem nenhuma certeza. Mesmo assim, devemos seguir esses movimentos porque a alternativa é muito mais incerta. E na incerteza opte pelo mais conhecido.

Destarte, podemos operar usando apenas uma linha de preço. Consideramos que seria prudente utilizar as inflexões dos osciladores para reforçar os pontos de entrada e saída que ocorrem normalmente ao longo da tendência. Os osciladores, além de ajudar a identificar os pontos de inflexão, eliminam o efeito psicológico de duvidar das ondas dentro da tendência. 

Como sabemos também, cada onda começa num suporte e termina numa resistência quando a tendência for de alta. O inverso acontece quando a tendência for de baixa. Essa característica é comum em todas séries temporais. Segundo, essa característica não muda quando alteramos o intervalo de observação, nem quando os boatos aumentam as inflexões de preço ou os falsos profetas alardeiam suas previsões. Assim, podemos operar no intradiário, no diário, semanal ou mensal, aproveitando os fundos das ondas para comprar e os topos para vender e sem levar em conta as notícias do dia. Destarte, comprar e vender ações e outros ativos financeiros é uma tarefa que deveria ser tão simples como comprar barato e vender caro, como diz o ditado.

Destarte, tendências e ondas de preço formam um padrão que podemos ver em todos intervalos e, por isso, podemos operar com sucesso em qualquer  tempo em que desejamos operar. É óbvio que a variação de preço demora mais tempo para se formar nos intervalos mais longos. Por isso, muitos temem operar no intradiário porque as tendências e as ondas se formam com muito mais frequência nesse intervalo. As ondas e tendências em intervalos mais curtos mudam tão rápido que podem contrariar aqueles de períodos mais longos. Essa incongruência induz o operador a cometer erros graves porque uma pequena onda pode se transformar numa tendencia. Entretanto, já sabemos que podemos tirar essas dúvidas praticando o alinhamento automático. Por outro lado, sabemos que uma indicação boa, para uma compra num gráfico diário, demora muito mais tempo para se formar do que aquela que vemos em gráficos bem curtos como de minutos e horas.

As ondas formam suportes e resistência ascendentes quando a tendência for de alta. As resistências e suportes são descendentes quando a tendência for de baixa. Isto não é surpresa mas,  ignorar esse simples padrão é muito comum. Nossa intenção é mostrar quão importante e útil é reconhecer a tendência e respeitar os suportes e as resistências em cada onda de mudança.

O padrão gráfico sempre mostra duas variações, a maior representa a tendência e as menores servem de ondas de operação. Isto é, compramos no fundo da onda e vendemos no topo acompanhando a tendência. Destarte, erramos por causa de muitos fatores, sendo os mais importantes, a má interpretação desse padrão e a desobediência a tendência, apesar dela ser nossa amiga com advertiu Charles Dow lá pelos idos de 1894. O pior de tudo é que nossa teimosia, sonho, medo e descrédito nesse tipo de formação causam a maioria dos erros que cometemos. 

A pergunta que sempre fazemos é essa: Sabendo que existe um padrão de comportamento facilmente reconhecível, por que decorar dezenas e centenas de combinações gráficas para decidir quando investir? É muito mais fácil comprar nos suportes e nas resistências ao longo das tendências, usando uma simples linha para representar as mudanças de preço, do que depender de outras formações difíceis de se ver. Respeitar suportes e resistências é apenas uma forma de dizer, compre barato e venda caro. 

Portanto, podemos ganhar dinheiro todos os dias aproveitando as tendências que se formam dentro de qualquer intervalo de tempo. Assim podemos decidir operar usando intervalos de qualquer período. Podemos operar esperando muito tempo quando seguimos intervalos longos ou operando de vez em quando quando usamos intervalos curtos.

 Destarte, as ondas de preços e as tendências permitem que ajustemos a frequência das operações de acordo com nossas necessidades e aspirações. Vejamos alguns exemplos, usando 2 gráficos de intervalos diferentes. Vamos usar gráficos do mini dólar da B3. O primeiro gráfico, mostra uma tendência com gráfico de 5 minutos. Nesse intervalo de aproximadamente uma hora, podemos ver que a tendência é de alta. Dentro dessa tendência tivemos várias ondulações formando 4 suporte, ou pontos de compra. 

.

 O próximo gráfico cobre um período de meia hora. A tendência é também de alta e formou ondulações com 4 suportes, ou pontos de compra.

Poderíamos apresentar outros exemplos, mas consideramos desnecessário pois qualquer período que escolhemos para operar vamos ter uma tendência com um ou mais pontos de entrada e saída. Todos os intervalos que escolhermos terão ondas de alta e baixa com suporte de resistência. Podemos usar indicadores e osciladores para realçar os pontos de compra e vendas, mas a imagem é tão clara que nem precisamos desses indicadores.

Caso tenha dúvida, passe algumas horas testando e verá que pode escolher qualquer intervalo para operar. Use um oscilador para ajudar identificar os melhores pontos de compra e venda. Boa sorte! Prof. Metafix, 5 de janeiro de 2024.

Professor Metafix
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Duas criptos abaixo do radar

SushiUSD Esta fork da Uniswap, nativa da Exchange descentralizada (DEX) SushiSwap, está à beira de uma retomada de alta, caso o Bitcoin engrene um forte movimento puxado pelo halving nos próximos meses. Se olharmos o price action dela no semanal, rompeu um importante LTB, o que pode sinalizar uma MTR (Major Trend […]
 decoding decoding