Análises publicadas antes do aumento da Selic

Coluna TradingView

Veja a opinião dos analistas do TradingView em ações de diversos setores do mercado antes do estrondoso aumento da SELIC em Março de 2021.

Free 4 Love

Ibovespa retomou a sua ascensão em fevereiro/2016, fez uma retração no primeiro trimestre de 2020 devido ao coronavírus, semelhante a retração ocorrida no segundo semestre de 2008. Neste primeiro trimestre o Ibov fez uma correção até a média móvel de 10 períodos no gráfico mensal e no curto prazo o índice pode lateralizar entre os 102814 a 119613 mil pontos.

A perspectiva para o futuro no Brasil no que tange a bolsa depende muito da capacidade de vacinação da população. Caso o governo não consiga vacinar grande parte da população até próximo trimestre a discussão de um novo auxílio emergencial pode vir a tona com força, o que pode violar o teto de gastos do país ocasionando uma derrocada econômica.

Sendo assim o mercado parece aguardar as movimentações federias quanto a compra e logística de vacinas para projetar uma retomada saudável da economia. (veja o gráfico dinâmico).

Ductor Marcus

A MGLU3 tem se mostrado resiliente a correções e acredito que o alto valor do preço das ações e pouca interação do investidor pessoa física tem influenciado muito na força no ativo.

Além disso muitos fundos tem posições elevadas e essa gente não vende e também não quer que o ativo caia. O que pode fazer o ativo cair?

Uma pressão estrangeira demonstrando quem é que manda no mercado. No gráfico vemos uma consolidação que pode até acabar em bandeira ou flâmula, por outro lado notícias de que “vai chegar a hora do setor de consumo” e isso traz possível realidade que não pode ser ignorada.

Indicador Estocástico mostra claramente perda de força e até um curioso “canal estocástico” dando simetria a uma nítida perda de força. Note também as 3 setas para baixo no mesmo indicador demonstrando que dali não há mais força. Podemos estar próximos de uma bela correção e se isso acontecer vai doer bastante em quem considera o ativo como um tipo de “título soberano”. (veja o gráfico dinâmico).

Um CPF na Bolsa

A ação ITSA4 é o queridinha de muitos holders do mercado. Sou deste time, mas eventualmente entro buscando ganho de capital seguro e giro deste capital quando livre para ativos mais explosivos. Na região atual ainda existe margem de segurança para entrar, mas ficaria de olho no balanceamento uma vez que qualquer uma das 3 principais financeiras da Bolsa estão em precos atrativos… Preferencia atual é para BB e Bradesco. Bradesco estou posicionado de duas formas.. Via opção serié D ( trava de alta asa 2) e dolarizado ( BBD ADR). Banco do Brasil ações. Itsa4 ficou de fora pq estes ativos possuem uma correlação muito alta n havendo necessidade de maior exposição. (veja o gráfico dinâmico).

Filipe Ramos

Airbnb é uma empresa unicórnio, disruptiva e que popularizou um serviço totalmente inovador. Difícil achar alguém que não tenha usado os serviços dessa empresa ao menos uma vez. Talvez por isso exista uma discrepância entre os números e o valor de mercado.

A pandemia atrapalhou uma análise mais fidedigna desta empresa, supõe-se que a pandemia não irá durar pra sempre então é difícil estimar os fundamentos dela numa situação normal. Os últimos resultados foram desastrosos com prejuízo de quase 4 bi USD. Considerando os números de IPO (único balanço antes do atual) os números são bons mas não impressionam. Receita de 1,3 bi, boas margens (16%, nada mal), dívida significativa. Bom caixa (5 bi) que dá segurança a empresa (quick ratio bem acima de 1, quase 2). Porém o mercado parece ter uma expectativa muito eleveda nessa empresa, que o que vamos ver a seguir.

Fundamentos razoáveis, expectativas estratosféricas. Market Cap de 120 bi, 140 vezes maior que a receita. desconsiderando a pandemia o P/L da empresa é de 400 (!) valor quase injustificável. O EPS do IPO era 0.4, nada diferente do que empresas pequenas oferecem. O Market Cap dividido pelos ativos descontados da dívida está em quase 15 (empresa negocia 15 vezes mais caras que todo o ativo e patrimônio). Não esperaria algo abaixo de 1 por ser uma empresa de serviço web e tecnologia mas está em um valor que eu considero alto. Enfim empresa está cara sob todos os aspectos. (veja o gráfico dinâmico).

Paulo Tedesco

Papel CSNA3 forma um inside bar muito promissor, poiso ativo apresenta médias móveis e hiloactivator comprados. Por consequência formou um harami de alta. Vai testar resistência e tem tudo para rompè-la! (veja o gráfico dinâmico).

Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.

Nossos Autores: Free4LoveDuctor MarcusFilipe RamosUmCPFnaBolsa e Paulo C. Tedesco.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Análises otimistas para IBOV, TUPY, MGLU e ABEV

Índice Bovespa segue consolidação da semana passada. Analistas se mostram otimistas para ações, confira. Leandro Sander Acredito após o padrão de fundo duplo que formamos que as probabilidades irão favorecer um cenário de lateralidade no Indice Bovespa. E para pessoas que querem ver possibilidades de alta é possível sim, acreditar e traçar […]
 data-srcset data-srcset