O Gato de Schrodinger

Professor Metafix

O gato de Schrodinger é uma tentativa simples para explicar o princípio da incerteza postulado por Heisenberg na física quântica. Simplificando, o princípio da incerteza apenas diz que não podemos identificar a velocidade e a posição de uma partícula subatômica ao mesmo tempo. Esticando um pouco a imaginação, diríamos também que não podemos identificar o valor de uma ação e a mudança de preço ao mesmo tempo, pois não conhecemos todos os fatos que podem alterar a trajetória dos preços. Ademais, seria uma contradição medir o valor de alguma coisa e, ao mesmo tempo, identificar as mudanças de valor. O valor é estático e as mudanças são dinâmicas.

A psicologia também explica porque não aceitamos decidir sem ter certeza. O desejo de saber é tão grande que damos certeza até aquilo que não conhecemos pois tudo precisa de explicação nem que seja falsa. Para compensar essa necessidade, criamos imagens, mentiras e crenças sem fundamentos. É aí que entra o gato de Schrodinger. 

Para explicar a contradição aparente, podemos imaginar um gato numa caixa fechada. Não podemos saber se o gato está morto ou vivo porque isso depende de uma variável desconhecida. Isto é, pode existir uma partícula letal que pode se mover e matar o gato quando abrimos a caixa. Isto é, quando trabalhamos no mercado é bom lembrar do destino do gato, pois só vamos ter certeza depois que decidirmos. Assim, quem opera no mercado de ações deve aceitar, sem reserva, o princípio da incerteza. Temos que aceitar os riscos da descoberta pois só teremos certeza dos lucros depois de se fechar uma posição. 

Pela lei da física sabemos também que um objeto continuará parado até que uma força o mova e, como é necessário uma força para para deslocá-lo, é necessário também uma força contrária para imobilizá-lo. Isto é, operamos sempre sujeito a mudanças ou falta delas que são geradas por forças desconhecidas. Estas movem os preços pra cima e pra baixo. É aí onde está a beleza dos gráficos. 

Essas ideias são importantes para entender o movimento dos preços, pois eles não sobem ou descem sem que haja duas forças: ação e  reação. Portanto, os movimentos e ondas no mercado são governados pelas leis da física que também influenciam o comportamento humano. Destarte, para sobreviver com mais recursos e diminuir a incerteza, geramos forças de oferta e procura para equilibrar os valores e diminuir os riscos das decisões. 

Regozijemos nessa realidade, pois podemos compensar a ignorância com a lei da incerteza vinda da teoria quântica com as regras da certeza da mecânica matemática. Essa pode ser facilmente observada enquanto a primeira pode ser apenas imaginada. Infelizmente, quando não temos as informações corretas geramos conclusões fora da realidade. 

Todavia, não precisamos saber se o gato está vivo ou morto para operar com segurança. Mas precisamos ter consciência de que toda decisão lida com a certeza do presente e com a incerteza dos resultados futuros. Isto é, as decisões devem se basear no efeito ou consequências sem abandonar os princípios da incerteza.

O matemático Blaise Pascal abandonou a matemática e se enclausurou num convento depois de reconhecer que seria menos perigoso acreditar em Deus do que duvidar. Isto é, a decisão dele se baseou no resultado esperado e não na verdade observada. Mas esta serviu para estabelecer o princípio do que seria possível. 

Assim, não temos certeza, mas podemos diminuir a incerteza. Use o alinhamento automático para operar. Boa Sorte!

Prof. Metafix, Wisconsin 16 de janeiro de 2021.

Professor Metafix
Últimos posts por Professor Metafix (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Próximo Post

Mesmo com tensões globais, mercado acelera alta. Ibov 110mil e Dólar 5,45.

Mercados globais precificam com otimismo mesmo em semana turbulenta. Analistas divergem opiniões em momento de tensão geopolítica. Confira as análises do TradingView. Marcelo Torres ITSA4 parece estar esticada e pode estar armando correção com uma formação em potencial de Topo Duplo. Olhando no diário demos DMH estressado mostrando que o mercado não deve […]
 loading loading