Fractais e o Alinhamento da Análise Técnica

Professor Metafix

Nos anos noventa do século passado, o matemático Benoit Mandelbrot lançou a ideia de que os fractais podem ser usados para analisar o mercado financeiro. Fractal significa que os fenômenos da natureza podem ser divididos e subdivididos em infinitas vezes, mas a geometria ou padrão não muda. Daí que vamos encontrar padrões bem definidos nos movimentos dos preços dentro de qualquer período escolhido. Isto aumenta a confiança na prática do alinhamento automático dos movimentos de preço porque teremos mais segurança operando em qualquer intervalo de tempo.

Pela teoria dos fractais todos os fenômenos da natureza formam padrões geométricos que são infinitamente divisíveis. Isto significa que movimentos anuais que mostram uma onda de alta no valor do Ibov, por exemplo, quando subdivididos  em  períodos menores, vão exibir o mesmo comportamento.

No caso de movimentos aleatórios vamos encontrar zonas ou áreas de estabilidades e de instabilidades. Os padrões periféricos são menos estáveis e os padrões centrais são mais consolidados e estáveis. O mercado é bastante instável no curto prazo, mas no longo prazo é bastante estável. Por isso, os que desejam operar com menos risco preferem posições de longo prazo, mas se desejarmos aumentar os lucros precisamos operar mais a miúdo, no curtíssimo prazo.

Diferenças na variância existem também dentro de um mesmo movimento. A geometria dos fractais pode explicar também porque os preços variam mais nos extremos dos movimentos.  A instabilidade aumenta e com ela vêm os riscos. Daí o perigo de se fazer operação quando o preço se encontra perto dos suportes e das resistências. Por outro lado, o preço, quando se aproxima da média, fica mais estável porém gera menos oportunidades para ganhar, pois sem agitação ou variação não temos boas oportunidades para lucrar.

O segundo ponto e, talvez, o mais importante é que o padrão normal dos movimentos não se alteram; os preços sobem e descem formando suporte e resistência independente do período escolhido para observar e operar. Isto é,  a mesma técnica que usamos para operar aproveitando os suportes para comprar e as resistências para vender pode ser usada com o gráfico semanal ou de um minuto. Portanto, se alguém sabe operar acompanhando gráficos diários pode fazer o mesmo acompanhando um gráfico de um minuto ou de uma semana. Boa sorte!

Prof. Metafix, Wisconsin, 30 de outubro de 2021

Professor Metafix
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Operando Contra a Tendência

Operar contra a tendência é o pior conselho que poderíamos dar a um amigo. Todos sabemos que a tendência é nossa amiga – the trend is your friend, já dizia Charles Dow lá pelos idos de 1890. O problema é que o Dow só conhecia tendência de preço calculada a […]
NULLNULL