MACD – como usar esse indicador

Danilo Coscioni 17

MACD, Como funciona, como usar e como se cálcula, esse indicador de análise técnica.

Compartilhe

MACD
Média Móvel Divergente/Convergente

Como funciona, como usar e como se cálcula, esse indicador de análise técnica.

O indicador MACD (Média Móvel Divergente / Convergente) é um indicador de tendência que mostra a relação entre duas médias móveis.
É calculado subtraindo à média móvel exponencial de 26 dias a média móvel exponencial de 12 dias. O gráfico que daí se obtém é comparado com o gráfico da média móvel exponencial de 9 dias denominada de linha de sinal ou trigger que geralmente é uma gráfico a picotado. Como é que se interpreta a relação entre estes dois gráficos? É calculado subtraindo à média móvel exponencial de 26 dias a média móvel exponencial de 12 dias. O gráfico que daí se obtém é comparado com o gráfico da média móvel exponencial de 9 dias denominada de linha de sinal ou trigger que geralmente é uma gráfico a picotado. Como é que se interpreta a relação entre estes dois gráficos?

Clique na imagem para Ampliar
MACD, indicador, indicadores técnicos, análise técnica, oversold, overbought, sobrecomprado, sobrevendido, ações Bovespa, curso, como usar

Há três tipos distintos de interpretação gráfica do MACD:

· Intersecções dos gráficos: uma regra do MACD é vender sempre que o seu gráfico passe para baixo do gráfico da sua linha de sinal. Da mesma forma, um sinal de compra é emitido sempre que o seu gráfico passa para cima da sua linha de sinal.

Clique na imagem para Ampliar
MACD, indicador, curso, como funciona, indicadores técnicos, análise técnica, oversold, overbought, sobrecomprado, sobrevendido, ações bovespa, analise grafica

Zonas de OverBought/Oversold (Sobrecomprado/Sobrevendido): quando o valor do MACD aumenta (na prática isto significa que o valor da média móvel exponencial de mais curto prazo diminui face ao valor da média de 26 dias), é provável que a cotação do título esteja OverBought (Sobrecomprado). Como conseqüência poderá haver uma queda na sua cotação pelo que é dado um sinal de venda.

Divergências: outra interpretação valiosa retirada do MACD é a detecção do fim de uma tendência. Sempre que a evolução gráfica do MACD de um título diverge da evolução gráfica das suas cotações, então está detectada uma divergência. Se o MACD está a atingir mínimos sucessivos e a sua cotação não, estamos perante uma divergência Bearish (baixista / vendedora), sendo provável que as cotações venham a cair. Se o MACD está a atingir máximos sucessivos enquanto a sua cotação não atinge novos máximos, estamos perante uma divergência Bullish (altista / compradora) sendo provável que a cotação do título venha a subir.

Note-se que o MACD não é um indicador que antecipa mudanças no mercado. O MACD é na realidade um indicador que segue a tendência do mercado.

Indicadores da Análise Técnica

Danilo Coscioni
Últimos posts por Danilo Coscioni (exibir todos)
Compartilhe

17 comentaram sobre “MACD – como usar esse indicador

  1. Olá… Gostei bastante e cheguei até aqui por uma dificuldade. Estou inserindo a MACD no gráfico do MT4, mas aparecem apenas a linha da MACD e as barras de volume. Como faço para aparecer a linha de sinal que vai indicar as entradas quando cruzar com a MACD? Desde já meus agradecimentos.!

  2. Olá! Achei este site muito legal. Quanto a este artigo, tenho uma dúvida referente ao antepenúltimo parágrafo: quando há sobrevenda, não deveríamos efetuar a compra pela possibilidade de os preços subirem?

  3. Estou encontrando conteúdos muito bons no site. Parabéns.
    Neste artigo, sugiro explicar mais sobre as zonas de OverBought/Oversold. É dito “quando o valor do MACD aumenta(…) provável que a cotação do título esteja oversold”. Porém não fica claro sobre o quanto aumenta, e qual a relação disso com a sugestão de compra/venda. Também acho que cabe alguma explicação sobre o valor do MACD estar abaixo ou acima de zero. O que significa? Outra dúvida minha é com qual(ais) outro(s) indicadore(s) se deve utilizar este indicar. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

O Desperdício dos Gráficos

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

NULLNULL