Qual o próximo rumo das ações na Bolsa de valores

Danilo Coscioni

Muita gente que investe em ações na bolsa de valores tem se perguntado o que fazer no momento, qual o melhor posicionamento?

Compartilhe

Qual o próximo rumo das ações na Bolsa de valores

Oportunidades de Investimentos

Muita gente que investe em ações na bolsa de valores tem se perguntado o que fazer no momento, qual o melhor posicionamento? A resposta é um grande ?depende?, depende de seu perfil e de seu plano de investimento, algo simples, que todos já ouviram falar, mas que poucos se preocupam realmente em definir seu perfil e estratégia de investimento, e ai pode estar um problema bem maior do que identificar a próxima direção do mercado. É possível “É verdade que com a crise sujem boas oportunidades como agora…” que muitos vão se sentir um tanto incomodados com essa afirmação e vão parar de ler este artigo por aqui. Todavia, mesmo para aproveitar uma dica que lhe diga qual será o próximo movimento dos mercados, isso é fundamental, pois é muito diferente, por exemplo, a forma de um grande investidor, ou um grande banco se posicionar e tomar decisões de investimentos se comparado com um pequeno investidor, até porque os horizontes de investimento são diferentes. É diferente também a forma que se pode aproveitar as oportunidades para quem pode acompanhar a bolsa o dia todo, pra quem tem apenas uns minutos por dias, ou para quem praticamente não tem tempo. Então esteja ciente de que as orientações abaixo estejam em linha com seu perfil, estratégia e horizonte de investimento.

É verdade que com a crise sujem boas oportunidades como agora, principalmente para os especuladores e investidores de curto prazo, o mercado oscila muito e com o conhecimento adequado e tempo disponível é possível fazer ótimos negócios. Mais abaixo vou falar também para quem não está dentro deste perfil, mas se for o seu caso, o momento está favorecendo, por exemplo, operações backspread com opções para se aproveitar de um eventual repique, quem souber do que eu estou falando também pode experimentar uma straddle (sintética claro, pra não ficar na mão da baixa liquidez das puts). Se o seu negócio não é com opções e quer baixo risco, então esses momentos também proporcionam boas oportunidades com long-short, com as fortes oscilações, pares seguros de ações podem apresentar um distanciamento momentâneo devido a diferenças de liquidez e questões pontuais, retornando em pouco tempo para sua paridade habitual. Se esse é o seu caso, em breve publicaremos uma lista com alguma dessas possibilidades.

“O investidor inteligente não fica forçando encontrar e produzir uma oportunidade, ele simplesmente sabe aguardar pelas condições certas” Agora se você se sentiu meio perdido com as dicas acima não se preocupe em correr pra tentar fazer algo do que foi citado acima. Tem uma frase que costumo citar em cursos e para amigos que diz o seguinte: ?Se você não souber o que fazer, então não faça nada?, ou seja, quando você não identificar uma boa oportunidade para o seu perfil de investidor, então não faça nada. O investidor inteligente não fica forçando encontrar e produzir uma oportunidade, ele simplesmente sabe aguardar pelas condições certas que se encaixam numa boa oportunidade de investimento. Nesse sentido, se o seu perfil é mais conservador e tem menos tempo para estudar a economia e a bolsa, o momento é de espera. Muitos analistas estão com opiniões divergentes, isso porque o mercado realmente não se definiu, e o melhor para este perfil conservador é aguardar uma confirmação de sustentação para entrar com novas compras.

Para quem tem um perfil focado em longo prazo e formação de patrimônio já estamos com muitos ativos com preços atrativos, e considerando o cenário interno, alguns deles podem se destacar muito positivamente para este “Acreditamos que o principal suporte do Ibovespa esteja próximo dos 55mil pontos” grupo de investidores no momento. Acreditamos que o principal suporte do Ibovespa esteja próximo dos 55mil pontos, mas nada é 100% de certeza então para este grupo de investidores pode ser a hora de usar 20% para realizar compras seletivas, e comprar mais se eventualmente atingir o principal suporte, ou em alguma semanas com a estabilização dos mercados. Algumas sugestões aqui vão para empresas dentro dos setores: Ferroviário, consumo interno (bens de baixo valor), empresas ligadas ao pré-sal, projeto do trem bala, e infra-estrutura, porém nesse último caso, exclua empresas onde a alta de juros tem impacto negativo, como construtoras. Também considero positivo, mas já um tanto dependente do cenário externo, siderurgia e celulose. Dentro disso você pode encontrar empresas como Ichop, Ferbasa, Petrobras, Americanas, Lojas Renner, Pão de açúcar, Hypermarcas, Lupatech, CCR, OHL, Fibria, Suzano, Klabin, Usiminas, Gerdau, dentre várias outras, cada uma com prós e contras, dependendo de seus objetivos e horizontes cada uma lhe cairá melhor, sugiro que avalie essas e outras empresas e consulte seu consultor de investimentos para alinhar essas possibilidades com seu plano de investimento.

Danilo Coscioni.

Danilo Coscioni
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 2 =

Próximo Post

A crise na Europa: O Euro e o Mercado de Ações

A recente crise econômica na Europa assustou os investidores e trouxe algumas limitações para quem opera com ações e outros ativos financeiros. As dúvidas sobre o destino do mercado também não param porque a maioria esperava uma recuperação gradual da última crise. Todavia acredito que os preços das ações não deveriam ter subido como subiram até recentemente, mas será que eles cairão ainda mais?

NULLNULL