Dicas de Como usar Médias e Osciladores no Day Trading

Professor Metafix 4

Quando trabalhamos sem estratégia ou técnica apropriadas cometemos enganos. Entretanto, poderíamos eliminar esperanças infundadas e atoas, adotando, pelo menos, alguma técnica descomplicada, mas consistente e compatível com o nosso grau de disciplina.

Compartilhe

Dicas de Como usar Médias Móveis e Osciladores no Day Trading

Samuel Becket escreveu uma peça de teatro muito interessante, intitulada – Esperando por Godot. Trata-se de um dialogo entre dois personagens, Vlademir e Estragon. Acontece a beira de um estrada. Os dois conversam e conversam, mas Godot nunca aparece. Às vezes, sinto-me como os personagens de Becket. Espero por uma formação gráfica ideal para fazer um boa jogada mas ela nunca vem. O famoso dramaturgo mostra claramente que a esperança sem fundamentos é um desperdício de tempo.

“Às vezes, sinto-me como os personagens de Becket. Espero por uma formação gráfica ideal para fazer um boa jogada mas ela nunca vem. O famoso dramaturgo mostra claramente que a esperança sem fundamentos é um desperdício de tempo.” Quando trabalhamos sem estratégia ou técnica apropriadas cometemos o engano dos personagens de Becket. Entretanto, poderíamos eliminar esperanças infundadas e atoas, adotando, pelo menos, alguma técnica descomplicada, mas consistente e compatível com o nosso grau de disciplina. À medida que aprimoramos o controle emocional poderíamos invocar outras formas mais restritas para operar com sucesso. Por enquanto, aproveito para apresentar uma estratégia simples, segura e fácil de se obedecer.

Com a riqueza de material e os meios sugiram muitas formas de se operar, mas as desinformações também cresceram e ainda levam muitos operadores a tomar atitudes dos amigos de Godot. Assim, ficam a beira das operações esperando por formações especificas que não existem fora das nossas ilusões gráficas.

Uma média móvel e um oscilador podem resolver a maioria desses problemas de forma bastante segura. Com esses dois osciladores, podemos montar uma excelente estratégia de operação e evitar esperanças infundadas comumente geradas por falta de informações apropriadas ou por palpites de sonhadores que ainda não se deram conta de que, quando não temos todas as informações, devemos trabalhar com probabilidades fazendo tudo para diminuir os riscos.

“Trabalhar com osciladores, mantendo em mente o conceito de probabilidade, ajuda bastante a se administrar os riscos e a evitar perdas de tempo esperando por formações gráficas incertas.” O mercado é irracional e imprevisível, mas temos que fugir das emoções para ultrapassar a irracionalidade dele e alcançar a lógica do jogo. As técnicas de operação são apenas meios de se diminuir os riscos e atingir os objetivos da lógica. Trabalhar com osciladores, mantendo em mente o conceito de probabilidade, ajuda bastante a se administrar os riscos e a evitar perdas de tempo esperando por formações gráficas incertas.

Existem muitas formas de se abordar o problema. Sugiro que operemos no day trading com apenas duas médias proporcionais em dois tempos gráficos diferentes, ou com duas médias diferentes no mesmo tempo gráfico, como é comumente utilizado. As duas formas são equivalentes desde que as médias sejam inversamente proporcionais ao tempo gráfico; uma média de 240 em 15 minutos é idêntica a uma de 60 em uma hora. Entretanto, juntar médias móveis de tamanhos diferente num mesmo gráfico é mais apropriado para operações de longo prazo. Considero que, para operações de curto prazo, a combinação de uma média móvel com um oscilador produza resultados melhores.

No curto prazo, podemos melhorar a pontaria utilizando apenas velas de uma hora, ou até menos, e uma média e um oscilador qualquer como guia pra operar. Existem três osciladores que recomendaria, o CCI, o MACD e o Estocástico. Qualquer um dos três satisfaz os requerimentos porque são, na realidade, médias modificadas.

Uma formação ideal para Day Trading seria uma media móvel de 50 ou 40 sobre um gráfico de uma hora ou de 200 e de 160 num gráfico de 15 minutos. Poderíamos seguir olhando para os dois gráficos ou trabalhar apenas com uma formação. Em seguida inserir o estocástico com uma configuração conveniente. Eu uso o estocástico lento com os seguintes parâmetros, 14, 3, 5. Estes parâmetros podem ser modificados para satisfazer o gosto visual do operador. Outras configurações podem ser utilizadas também desde que representem bem os movimentos de preço.

Nenhum parâmetro deve ser rígido, e cada operador deve se sentir à vontade pra modificar os parâmetros de qualquer oscilador porque eles apenas indicam o que já passou. O operador é quem deve deduzir o que pode acontecer dado o que já aconteceu, daí a necessidade de se pensar bem sobre as probabilidades e de se trabalhar seguindo a tendência indicada pela média móvel. O maior equívoco do operador é ficar sonhando e cutucando o mercado com vara curta achando que ele vai agir de forma diferente.

“O segredo da operação é respeitar a média móvel porque ela é quem indica a direção (tendência) do mercado. O primeiro passo é operar seguindo a tendência e nunca contra ela.” O segredo da operação é respeitar a média móvel porque ela é quem indica a direção (tendência) do mercado. O primeiro passo é operar seguindo a tendência e nunca contra ela. Isto é, se a média móvel estiver caindo, operador só deve entrar vendendo nos topos (zona de sobre comprado) identificados pelo estocástico. Se a média móvel estiver crescendo, deve-se apenas comprar nos fundos (zona de sobre vendidos) indicados pelo estocástico. Existirão pontos intermediários apetitosos que identificam outras possibilidades, mas esses devem ser ignorados porque violam a tendência e aumentam os riscos da operação.

Notem que quando não existe tendência, ou a tendência é fraca a média móvel fica horizontal e os preços podem oscilar para cima e para abaixo cruzando a média. Neste caso, o operador tem a oportunidade de entrar vendendo ou comprando de acordo com as indicações do estocástico.

Não esqueçam também de que entre a metodologia e o mercado, fica o operador irrequieto, esperançoso e coberto de emoções que ofuscam qualquer racionalidade econômica.

Professor Metafix

Professor Metafix
Compartilhe

4 comentaram sobre “Dicas de Como usar Médias e Osciladores no Day Trading

  1. estas dicas me ajudaram bastante. Muito obrigado! Porém, é raro acontecer de o estocástico estar lá embaixo enquanto a tendência é de alta, por exemplo. A tendência segue, os preços aumentam e o estocástico fica batendo no topo. E eu fico só olhando… “Poxa. eu poderia estar ganhando”. rsrsrs. Esse é um dilema :o) Mas agradeço-lhe imensamente! Se alguém tiver alguma dica para DT miniíndice, por favor, avise! Abração! Nelson

  2. Excelente artigo.
    Você sugeriu média móvel de 200 e 160 para graficos de 15min no day trade, mas qual o tipo dessas medias, aritmetica, exponecial, etc. Essas mesmas médias que vc sugeriu se aplicam para opçoes da petro e vale? Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Operando Day Trade com Médias Móveis e Osciladores

Não há dúvidas de que os gráficos são fundamentais para se entender o comportamento do mercado. Os grafistas desenvolveram uma enorme quantidade de meios para ajudar a comprar ou vender ações. Essas técnicas...

NULLNULL