Mercado opera em alta puxado por commodities

TradingView

Após sinalização de reabertura na China, mercado brasileiro, principalmente dos setores de commodities, aceleram alta pungente nessa semana. Confira o que os analistas do TradingView estão olhando.

Macd Bollinger

Quando uma empresa tem boa gestão, esse indicador pode ser importante para detectar se uma determinada ação está com seu múltiplo (P/L) muito abaixo de patamares considerados normais para o setor no qual a referida empresa está inserida.

A ITSA4, por exemplo, está sendo negociada atualmente a 5,56 vezes o seu lucro. Como sabemos, a empresa tem uma boa gestão, sem contar que a mesma é uma “holding”, o que propicia aos seus gestores a fazerem novas aquisições e aumentar o seu leque de empresas sob seu guarda-chuvas, aumentando assim as chances de lucros crescentes.

Outro fator importante a ser considerado ao analisar uma ação é o P/VP (preço sobre valor patrimonial), é o preço atual dividido pelo patrimônio líquido total da empresa, onde, se a empresa fechar suas operações, seria o valor residual que um investidor receberia por ação que ele detenha.

No caso da cotação ITAS4, ela está sendo negociada a 1,16 vezes atualmente, onde, se a referida empresa fechar suas operações, o valor que o investidor resgataria “matematicamente falando”, seria algo em torno de 80% do valor investido. Dado ao nível de empresa, não é lá tão assustador assim, pois existem empresas de varejo que negociam com múltiplos muito acima do nível de ITAS4, e o mercado não reclama… (Ver análise na íntegra).

Lukete

Ibov semana passada fechou como uma barra de baixa com sombras sobressalientes e como quarta barra de baixa seguida. É a primeira barra que tem abertura e o segundo fechamento abaixo do fundo de nov/21(~100k) em 8 meses. Porém a barra possui características de lateralidade, portanto não é boa confirmação de rompimento.

Uma vez que 100k é um importante número de força, os ursos querem a continuação do movimento para buscar o teste do fundo de out/20 que é um alvo mencionado em meu primeiro overview (ver link relacionado). Caso os ursos fechem essa semana com mais uma barra de baixa, as chances aumentam para que o teste do fundo de out/20 (~93k) ocorra antes do teste da da máxima de 19/mai/22 (~108k). (Veja o gráfico dinâmico).

Shima Trader

VALE3 teve um movimento muito acentuado de correção, então é possivel estarmos vendo algum tipo de pullback/repique dentro dos próximos dias. A região dos 88,00 é uma grande região de resistência que pode vir a ser testada. (Ideias sobre VALE3).

Caio Sampaio

A Warren excluiu da carteira recomendada semanal os papéis da Vivara (VIVA3) e da Transmissão Paulista (TRPL4). No lugar, entraram Weg (WEGE3) e Ambev (ABEV3).

WEG está com Receita Total de 23.56B (+34.88%) e Lucro Líquido de 3.59B (+53.19%), com evento de distribuição de dividendos (51.44% de razão de distribuição). Mesmo assim o valor da ação hoje caiu… Acredito estar em momento de decisão, podendo buscar a MME 200 ou o último fundo, caso continue sua LTB. (Mais sobre Weg).

Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.

Nossos Autores: MACD_BollingerLuketeKleber Shimabuku e Caio Sampaio.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Próximo Post

Análises de quinta: Ibov, MGLU3, VIIA3 e ARVL

Mercado Brasileiro ainda está na mira dos efeitos nos mercados externos, mas agora com o ruído interno cada vez mais punjante da corrida eleitoral. Analistas não estão muito otimistas, confira os estudos do TradingView. Servente Olhando para trás no gráfico Ibovespa, só posso concluir que teremos meses muito desfavoráveis ao mercado […]
 loading loading