Aproveitando as Energias da Análise Gráfica

Professor Metafix

Aproveitar a força da natureza é uma das recomendações mais importantes na vida e nos negócios. Aliás, aproveitar qualquer força promove a auto estima e o desejo de ser proativo. Por exemplo, quase toda nossa energia elétrica vem do aproveitamento das da força das águas de nossos rios. Na sequência de filmes sobre guerra nas estrelas, a recomendação mais lembrada é a de ficar do lado da força. Isto é: Let the force be with you. Também, nas lutas marciais usa-se a força do oponente para derrubá-lo. Assim, podemos aproveitar as retrações no mercado para operar

Dow recomendava não operar contra a tendência, mas podemos ir além, e recomendar para não se operar contra o mercado. Isto é, quando possuímos uma ação e o preço está subindo devemos aproveitar a energia do mercado e deixar a ação engordar. Mas quando o mercado está caindo, também podemos aproveitar a queda para proteger o capital. Assim, podemos vender a própria ação ou algum derivativo que pode ser outra ação ou opção. Nesse caso, podemos perceber que também estamos aproveitando a energia negativa dos preços para fortalecer nossa posição. 

Muitos administradores de fundos e investidores individuais aproveitam para acompanhar o mercado com vendas de ações (shorts), venda de opções cobertas (call) e compra de opções (puts) para proteger os investimentos contra a queda de preço, e para fortalecer os ganhos. Além da diversificação das aplicações, essas três alternativas são usadas com frequência.

A venda de ações short se apresenta com dois problemas que podem ser resolvidos sem maiores dificuldades. Para se vender uma ação sem possuí-la, é necessário tomá-la emprestada e pagar uma taxa de aluguel; segundo, o tomador corre risco de ser obrigado a devolver a ação quando preço sobe além daquele na data do empréstimo. Aliás, esse é o risco de qualquer venda; ter que recomprar o ativo depois, por um valor maior do que o preço da venda.

A compra de puts se faz quando se antecipa uma queda no valor da ação. Os puts representam direitos de vender e, quem vende, quer vender por um preço mais alto do que o preço de mercado, lógico. Essa alternativa é interessante, mas tem dois problemas: O custo da compra e o risco da ação não cair. Se a ação não cair, como previsto, quem tem os puts ficará com o prejuízo da compra dessa opção.

A alternativa mais comum e mais usada aqui no mercado americano é a venda de opções cobertas. Isto é, o interessado tem uma ação e vende uma call, ou direito de compra, porque, se o preço da ação cair, ele ganha pelo menos o prêmio dessa opção. Porém, quem vende o call é obrigado a entregar a ação pelo o valor estipulado na data do vencimento da opção. Se o comprador da call decidir exercer essa opção, o vendedor da call ficará com o valor do prêmio e, o ganho adicional no preço da ação. 

A venda do call tem outra vantagem; quando se compra uma ação e  vende um cal, essa opção (call) funciona como um desconto no valor da ação. Por exemplo, se alguém compra uma ação da Petrobras por 25,00 reais e vende uma call que se vence em um mês por 1,00 real, este equivale a um desconto de um real no valor da compra. O comprador pagará apenas 24 reais por essa ação. Esse seria um desconto de 4 por cento! 

Uma prática muito comum aqui no mercado americano é vender calls que se vence dentro de uma semana. Muitos investidores vendem os calls na segunda-feira com intenção de ficar com o prêmio quando se vence na sexta-feira. Nesse caso, vende-se a call para entregar a ação por um preço próximo do preço de compra. Por exemplo, podemos comprar uma ação da Petrobrás por 25 reais e vender a call por um real se comprometendo a entregar ação por 25 reais. Se a ação subir acima de 25 reais, quem comprou a call vai querer esta ação. E quem tinha a ação ficará com os 25 reais mais um real do prêmio. Se a ação cair abaixo de 24 reais, quem comprou a call, possivelmente, não vai querer exercer o direito de comprar a ação. Portanto, quem vendeu a call ficará com a ação e o prêmio da opção. Isso pode ser repetido todas semanas e a ação se transforma numa cash cow. Boa Sorte!

Prof. Metafix, Wisconsin, 4 de dezembro de 2021.

  1.   Lembre-se de que quem compra uma opção tem um direito. Quem vende tem uma obrigação. Portanto, quem compra uma call tem o direito de comprar a ação na data marcada. Quem compra um put tem o direito de vender a ação na data estipulada. Quem compra uma call espera o preço da ação subir, e quem compra uma put espera o preço da ação cair.
  2. Vaca que produz dinheiro!
Professor Metafix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Mercado doméstico avança em semana de ganhos, mas ontem tivemos COPOM.

Mercado reage positivamente essa semana mas fica uma incógnita com o COPOM de ontem. Confira os estudos dos analistas do TradingView. Ductor Marcus Há uma estrutura temporal e gráfica perfeita para termos uma correção nos próximos dias, feito isso, a queda será revertida com o resultado da reunião do Fomc. […]
 data-srcset data-srcset