“Trading” e Jogo de Futebol

InvestMax

Relutei em escrever esta nota porque podem aparecer mais críticos do que céticos. Aliás, prefiro os últimos porque não reconheço as virtudes dos primeiros. Estes julgam antes de entender, enquanto os céticos duvidam e procuram aprender, como manda a ciência. 

 Acredito que a maioria dos operadores sabe que deve comprar barato e vender caro. Todavia, precisamos esperar o preço cair até atingir as zonas de suporte, quando queremos comprar, e subir até uma resistência, quando queremos vender. Porém, como não existem limites bem definidos, precisamos de julgamento de valor pois a banda ou tamanho do campo pode mudar. Esperar é preciso, mas é a parte mais difícil da operação.

O Rommel, um colega muito perspicaz e operador de dólares no mercado futuro, ilustrou pra mim muito bem o que significa suportes e resistências na evolução dos preços. Ele comparou a arte de comprar e vender no mercado financeiro com jogos de futebol.  É bem difícil fazer gol do meio do campo, mas à medida que a bola se aproxima da zona de ataque, a resistência da defesa aumenta. Os extremos do campo se transformam em zonas de suporte e de resistência.

Portanto, quando se opera com auxílio das bandas de Bollinger ou com um oscilador como o índice de força relativa, podemos imaginar a área desses indicadores como um campo de futebol. O preço do ativo representa a bola. Quando esta se aproxima da banda inferior é bom se preparar para comprar, e quando se aproxima da banda superior é bom encerrar a jogada. Isto é, tenha paciência para não comprar ou vender quando o preço estiver no meio de campo. Esta é uma zona de indecisão. A regra mais importante é obedecer a tendência: quem opera contra ela pode fazer um gol contra. Esse é o conselho mais importante dado por Charles Dow há mais de 100 anos. O meio de campo exige paciência, e os extremos não toleram a inércia.

Existem movimentos de preço e tendências de todos tamanhos. Independente do período gráfico, todas têm suportes e resistência. Os osciladores delimitam estas duas zonas. Assim podemos operar com auxílio destes usando o limite superior como resistência e inferior como suporte. Faça isso e não se arrependa. Cuidado com a interpretação do que é barato e do que é caro. No mercado financeiro a zona de decisão é flexível e pode aumentar ou encolher como mostram as bandas de Bollinger, mas erramos muito menos quando operamos com zonas conhecidas e regras bem definidas. Boa Sorte! 

Professor Metafix, Wisconsin, 2 de outubro de 2021.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Queda nas redes sociais essa segunda abalam o mercado e split no ITUB

O bloco FAANG foi puxado para baixo por conta do Facebook, e consequentemente puxando a Nasdaq inteira junto, causando um breve panic sell no índice Americano. Nosso mercado acompanhou o movimento. Shima Trader Uma vez que olhando pelo gráfico diário tivemos uma forte barra de baixa que parou na retração […]
 data-srcset data-srcset