A Paciência e o Alinhamento Gráfico

Professor Metafix 2

A paciência é uma virtude e, além de tudo, uma conquista da consciência. Muitas vezes, amigos bem informados e assessores na corretora alertam para uma oportunidade de compra ou venda de uma determinada ação. Entretanto, não temos paciência para esperar pelo sinal de compra. Talvez, com medo de perder a oportunidade, agimos de imediato e, erramos. Para evitar esses erros bobos e caros, é necessário esperar pelo alinhamento de preços entre ondas menores com movimentos maiores. Nunca culpe o mensageiro pela notícia. 

Já sabemos que só devemos comprar a partir de um suporte, quando o preço numa onda menor estiver acompanhando uma tendência de alta. Isto é, se estamos operando com gráficos de períodos curtos, devemos observar o comportamento do gráfico num período mais longo e esperar até que os dois fiquem congruentes. Isto é, nunca operar contra a tendência. Mas para obedecer essa regra precisamos de paciência e alinhar os movimntos. 

Para lembrar desse detalhe precisamos desenvolver um estilo de operação que seja congruente com nossa paciência; ou trabalhar a consciência para que esta aumente o nível de tolerância. Por exemplo, o nível de espera para quem opera no intradiário é bem menor do que aquele de quem opera praticando o swing trading. Esse é sem dúvida um dilema, mas antes de sugerir uma solução conciliadora, devemos lembrar de que toda retração de preço provoca perdas. Portanto, quanto mais se opera, menos se perde com as retrações de preço. E quanto maior for a frequência das operações menor será o tempo de espera. Destarte, aumente a paciência e diminua o tempo de espera operando com mais frequência. Quanto menor for o período de operação, maior a necessidade de acompanhar todas as ondas de preço.

Um segundo lembrete importante: Os preços vistos com gráficos de períodos curtos mudam de direção muito mais rápido do que preço visto com gráfico de períodos longos e, por isso, períodos curtos produzem muito mais suportes do que períodos longos. Destarte, operar com mais frequência aumentam-se os lucros porque diminuem-se as perdas provocadas por retrações de valores.

A solução para operar sem errar é o alinhamento automático. Este é de caráter duplo, isto é, ele serve para aumentar a paciência e o nível de precisão da operação. Os períodos escolhidos para alinhar devem ser adequados ao estilo ou estratégia de compra e venda do operador. Se a estratégia for de Day trading, os períodos escolhidos devem ser mais curtos, meia hora com 5 minutos, por exemplo, funcionam muito bem com índice e ações, mas o rendimento por jogada é baixo. Por outro lado, mas dentro do mesmo raciocínio, se alguém deseja ficar posicionado num período que vai além de uma dia, deve verificar o comportamento dos preços em períodos de duas horas ou mais. 

A solução para alinhar e não errar com qualquer operação é intuitivo. De forma simples e visual, podemos usar um gráfico para emparelhar a linha de tendência com a linha de um movimento que se forma depois de uma retração. Essa deve ser a onda que vamos acompanhar os preços depois da compra. Por exemplo, dentro de uma tendência de alta podemos ver os preços subindo, mas fazendo retrações  temporárias. Portanto, basta olhar o gráfico e esperar para a retração terminar e começar a acompanhar a tendência. Isto é, o movimento menor deve ser congruente com a tendência ou período mais longo. Alinhar  períodos mais longos exige mais paciência, um atributo bastante raro entre muitos operadores na bolsa de valores.

A segunda alternativa para se comprar com segurança seria esperar para que dois ou mais movimentos de períodos diferentes alcancem a zona de suporte ou de sobrevendido. Ora, sabemos que só faz sentido comprar quando os preços param de cair e se distanciam do suporte em direção a uma resistência. Essa afirmativa é verdadeira para qualquer período gráfico. Portanto, esperar pelo mesmo nível de suporte em todos os movimentos fortalece bastante as aplicações. Basta lembrar de que todos os preços sobem a partir dos suportes e caem a partir das resistências. Dentro desse intervalo num período longo cabem muitos períodos menores. Destarte, é necessário que eles sejam alinhados para eliminar as contradições, senão os prejuízos aumentam e os rendimentos diminuem.

O que parece pouco percebido pelos analistas, é que os preços nos períodos curtos são mais rápidos e formam mais suportes do que os períodos maiores. Isto é, podemos ver que com gráficos de 5 minutos, o preço pode bater num suporte várias vezes, antes dos preços formarem um suporte num gráfico de duas horas. Uma zona de suporte num gráfico de uma hora pode conter 6 zonas de suportes quando olhamos o gráfico com períodos de cinco minutos. Isto porque um período de uma hora cabe 12 períodos de 5 minutos que podem formar até 6 suportes e seis resistências. Por outro lado, um gráfico de 4 horas contém 8 períodos de meia hora e, estes, teoricamente, podem formar até 4 suportes e 4 resistências. 

Portanto, depois de um suporte num gráfico de 4 horas, podemos fazer várias operações aproveitando os suportes em períodos menores. Isto pode ser períodos de horas ou frações menores. Os suportes nos períodos menores confirmam o suporte ou ponto de compra num período maior. Esta realidade proporciona bastante segurança para quem opera usando qualquer período de observação.

Termino com uma nota pessoal; apesar da lógica do alinhamento, opero muitas vezes por dia sem errar mas, de vez em quando, cometo um erro por causa da pressa. Entretanto, posso me orgulhar e dizer que já cheguei a fazer 40 operações com ondas de um minuto sem errar nenhuma. A falta de paciência para esperar provoca erros que só vamos descobrir depois do prejuízo. 

Portanto, quando o assessor lhe enviar uma sugestão para comprar uma ação, ele ou ela pode estar se baseando nas informações que não temos e, talvez, julgando o sinal por um gráfico diário ou de horas ou em mudanças nos fundamentos financeiros da empresa, mas não está avisando para comprar imediatamente. Espere e alinhe os suportes de uma onda maior com o suporte de movimentos menores.

Se você pensa em tirar proveito no intraday, tenha paciência para alinhar os suportes em diferentes períodos antes de comprar. É importante que o investidor complete o trabalho do assessor. Não culpe os outros e muito menos use a corretora ou assessor como bode expiatório para os erros que cometeu. 

Boa Sorte! Prof-Metafix, Wisconsin, 25 de setembro de 2021.

Professor Metafix
Compartilhe

2 comentaram sobre “A Paciência e o Alinhamento Gráfico

  1. Olá, Prof.
    Faz tempo que estou tentando operar segundo a sua metodologia e não tenho conseguido.
    O Sr. poderia auxiliar de alguma forma?
    Obrigado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Mercado deve abrir estressado com Europa negativa e VIX em alta.

Abertura do mercado deve vir estressada juntamento disparada do VIX. Confira algumas análises do mercado doméstico para a semana. Shima Trader Ibovespa podemos ver que tanto pelo diário como pelo semanal continua em tendência de baixa e pelo menos por enquanto não há qualquer indício de que a tendência irá ser […]
 data-srcset data-srcset