Blockchain e Bitcoin

Autores Convidados

Você sabia que blockchain e Bitcoin não são a mesma coisa? Se você tem usado os termos alternadamente, não está sozinho; muitas pessoas fazem a mesma coisa, provavelmente porque blockchain e Bitcoin são intimamente relacionados, porém podemos explicar em termos super simples.

Blockchain e Bitcoin

O que é blockchain

Um blockchain é um arquivo de computador para armazenar dados. Ou, para colocar em um jargão mais técnico, é um livro-razão aberto e distribuído (banco de dados), o que significa que os dados contidos no blockchain são distribuídos (duplicados) em muitos computadores e, portanto, descentralizados.

Essa descentralização é uma das coisas que torna o blockchain tão transformador. Ao contrário de um banco de dados tradicional centralizado – onde os registros são processados ​​por um administrador central (digamos, uma empresa ou governo) – todo o blockchain é transparente e os dados são verificados por consenso do usuário. No entanto, apesar dessa transparência, os blockchains são incrivelmente seguros. Isso porque não há um ponto central de ataque para os hackers terem como alvo.

Descentralizado. Distribuído. Isso soa um pouco como Bitcoin …

Você acertou em cheio! Blockchain é a tecnologia que sustenta o Bitcoin e foi desenvolvida especificamente para o Bitcoin. Então, Bitcoin foi o primeiro exemplo de blockchain em ação e sem blockchain, não haveria Bitcoin. É por isso que os dois nomes são freqüentemente usados ​​de forma intercambiável.

Mas isso não significa que blockchain e Bitcoin sejam a mesma coisa.

O que é Bitcoin

Bitcoin é uma moeda digital descentralizada, ou sistema de pagamento eletrônico ponto a ponto, onde os usuários podem transferir bitcoins anonimamente sem a interferência de uma autoridade de terceiros (como um banco ou governo). O Bitcoin é apenas um exemplo de criptomoeda; outras redes criptomoeda também são alimentadas pela tecnologia blockchain. Portanto, embora o Bitcoin use a tecnologia blockchain para negociar moeda digital, o blockchain é mais do que apenas Bitcoin.

Olhando para as aplicações mais amplas do blockchain

Como o blockchain e o Bitcoin estão inextricavelmente ligados, as pessoas demoraram muito para perceber que o blockchain, na verdade, tem aplicações muito mais amplas além das redes de criptomoedas. Na verdade, o potencial do blockchain é tão grande que muitas pessoas (inclusive eu) acreditam que a tecnologia vai revolucionar a forma como fazemos negócios, assim como a Internet fazia antes, executando contratos inteligentes.

Graças ao Bitcoin, já sabemos que o blockchain é ótimo para facilitar as transações digitais, mas também pode ser usado para formalizar relacionamentos digitais por meio de contratos inteligentes. Com um contrato inteligente, os pagamentos automatizados podem ser liberados assim que os termos do contrato forem cumpridos, o que promete economizar tempo e ajudar a reduzir discrepâncias, resolver disputas ou manter um sistema de registro transparente e compartilhado

Blockchain é a solução ideal para manter um registro de ativos de longo prazo, seguro e transparente (direitos de terra seriam um bom exemplo) que todas as partes possam acessar com segurança.

Auditando a cadeia de suprimentos. O Blockchain permite que os usuários rastreiem os registros de propriedade das mercadorias até a origem. Qualquer pessoa que queira verificar se seus diamantes estão livres de conflito terá um registro transparente e completo, além de fornecimento de prova de seguro. A seguradora de âmbito nacional está planejando usar o blockchain para fornecer informações de prova de seguro. A ferramenta ajudaria policiais, seguradoras e clientes a verificar a cobertura de seguro instantaneamente, o que ajudaria a acelerar o processo de sinistros.

Conclusão entre Bitcoin e blockchain

Para concluir, o bitcoin é uma criptomoeda, enquanto blockchain é um banco de dados distribuído. O bitcoin é movido pela tecnologia blockchain, mas blockchain encontrou muitos usos além do Bitcoin.

O Bitcoin promove o anonimato, enquanto o blockchain trata da transparência. Para ser aplicado em determinados setores (principalmente bancário), o blockchain deve atender às rígidas regras do “Conhecer seu Cliente”

Bitcoin transfere moeda entre usuários, enquanto blockchain pode ser usado para transferir todos os tipos de coisas, incluindo informações ou direitos de propriedade.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

No radar Ibovespa, JHSF, MRFG e USIM

Ibovespa segue encaixotado no topo enquanto dólar segue sua retração. Confira as ações no foco dos analistas do TradingView. Gabriel Fauth Ibovespa segue em leve correção no topo. Leve correção pois seu movimento é firme e constante. Meu olhar para o Ibovespa é altista, porém eu trago dois cenários, e em uma deles o preço cai um pouco mais. Primeiro, corrigimos até […]
 data-srcset data-srcset

Você pode gostar