Crônica de Prejuízos Anunciados (Gamestop)

Professor Metafix

A corrida dos membros do Reddit para salvar as ações da firma Gamestop, deu muito o que falar e, aparentemente, ilustra bem uma tragédia que parece ser de coisas banais, mas não é. Isto é, a prática de se respeitar as condições fundamentais de uma empresa e ter bom senso para se operar aproveitando a inércia momentânea dos preços é de maior importância. Infelizmente, a euforia do momento escondeu a ligação que não deve ser esquecida, entre os movimentos de curto prazo e a tendência de longo prazo. A maioria dos reddits não respeitaram o fundamental; e os fundos hedge não esperavam o efeito do momento provocado pelos reddits. 

Os fundos hedge que tentaram um short nas ações da Gameshop agiram com base na fraqueza aparente ou fundamental dessa companhia; enquanto a turma altruísta do reddit se aproveitou do momento para criar um fato novo e para provar que operar aproveitando a inércia do momento de uma ação pode trazer bons frutos sem muito esforço.

Os dois erraram abertamente e o resultado é ainda imprevisível, mas já sabemos que haverá mortos e feridos nos dois lados da batalha. Pode não se tratar de ganância, mas o carnaval da avareza, como diria Galbraith, termina também numa quarta-feira de cinza financeira. Cinzas da derrota e lágrimas de prejuízo daqueles que não entenderam o  momento e não respeitaram a força dos fundamentos de uma ação, como a do Gamestop

Certo que, nós ou aqueles que não entraram no conflito, mas ficaram na arquibancada torcendo por um lado ou por outro, devemos aprender uma grande lição dessa experiência, e continuar operando com bom senso e sem se precipitar. Isto é, só comprar ações que estejam em bons momentos, mas que também sejam fundamentalmente fortes. 

Investidores que evitam os trades de curto prazo e procuram operar apenas aquelas ações que as julgam fundamentalmente fortes, devem entender que a força de curto prazo ou do momento pode derrubar qualquer decisão baseada apenas nos fundamentos. A liquidez monetário domina o mercado. Portanto, aqueles que não dão valor às mudanças bruscas devem se preparar com muito capital para aguentar as oscilações repentina nos preços. Os fundos hedge tentaram um short com as ações da Gamestop que aparentemente não deu certo. Estes ainda terão chance de se recuperar se tiverem aporte de capital suficiente para aguentar a subida provocada pelos reddits. Esse movimento bem coordenado gerou um momento propício para se lucrar muito num prazo bem curto, mas o tempo passou rápido e agora entramos na realidade dos fundamentos que têm força muito mais duradoura. 

Isto é, devemos aprender que não se deve operar apenas se baseando em efeitos momentâneos, ignorando a importância dos dados fundamentais de uma empresa. Embora não seja recomendado, podemos ganhar dinheiro negociando até com ações de péssima qualidade, desde que estejam num bom momento. Nesse caso, é necessário agir de forma rápida como muitos membros do reddit fizeram. Infelizmente, a maioria continua teimando e vai pagar a cota no final da festa.

Isto é, vale a pena aproveitar a inércia do momento para tirar uns bons trocados do mercado, mas principalmente quando uma ação é consistentemente sólida. Operar ações que são fracas porque estão num bom momento é, no mínimo, uma falta de experiência e um desejo pueril de dançar carnaval fora de época. 

No caso de alguns membros do Reddit que combateram heroicamente as gigantes dos hedge, mas reconheceram que no longo prazo os hedges estavam certos e que a inércia do momento foi criada pela necessidade coletiva de provar que os fundos tentavam manipular os preços, caíram fora mais cedo e tiveram bons lucros. Estes reconheceram a fraqueza da empresa mas se aproveitaram do momento passageiro para tirar uns bons trocados. Entretanto, aqueles que ainda insistem em pagar o altruísmo com o próprio bolso terão dor de cabeça, pois os prejuízos serão inevitáveis. O preço da ação já despencou provando que num prazo mais longo a força dos fundamentos vai dominar. Isto prova que só ganhamos de forma consistente com inércia momentânea quando aprendemos a respeitar também os fundamentos financeiros de uma ação.

Portanto, resumindo, para não se alongar. Devemos respeitar a tendência de alta de longo prazo e aproveitando os recuos de curto prazo nos preços para comprar nas zonas de suportes e vender nas zonas de sobre comprados ou de forte resistência.

Prof-Metafix, Wisconsin fevereiro de 2021

Professor Metafix
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Rapidinhas da semana na B3

Leitura rápida e direta sobre o olhar dos analistas do TradingView nas ações do momento. Confira os estudos: Ductor Marcus Imagina se a Petrobras resolver testar todos os alvos até a ZONA DELÍCIA (ponto de compra)? Destaquei os 3 alvos que vejo a se desenrolar por 2021. Não há como precisar […]
 data-srcset data-srcset