Como O Alinhamento Revela as Oportunidades

Professor Metafix 1

O alinhamento automático, sobre o qual já escrevi algumas notas neste portal, aumenta a precisão das jogadas e revela oportunidades com mais clareza do que a intuição ou o uso dos gráficos a revelia das retrações e pequenos movimentos subjacentes a tendência geral do mercado. A grande vantagem é revelar quando os preços estão apenas se movimentando dentro de uma retração ou se estão seguindo alinhadamente a tendência daquele momento

Compartilhe

Como O Alinhamento Revela as Oportunidades  

             O alinhamento automático, sobre o qual já escrevi algumas notas neste portal, aumenta a precisão das jogadas e revela oportunidades com mais clareza do que a intuição ou o uso dos gráficos a revelia das retrações e pequenos movimentos subjacentes a tendência geral do mercado. A grande vantagem é revelar quando os preços estão apenas se movimentando dentro de uma retração ou se estão seguindo alinhadamente a tendência daquele momento. Reconhecendo a tendência como nossa amiga, essa constatação dá muita segurança ao operador e elimina o efeito emocional do medo de perder.

            Sem a aderência incondicional as tendências maiores e menores que se formam dentro de intervalos variados, todas jogadas estariam sujeitas, sem nenhuma defesa, às forças do acaso. O objetivo de se alinhar os movimentos, visto com velas de períodos menores com aqueles de intervalos maiores, é diminuir os erros que se cometem ao entrar numa jogada baseando-se em visualização de um único intervalo.

            Antes do advento das plataformas modernas, onde podemos alterar os intervalos de observação, a tendência era definida com velas que representavam movimentos diário. Esses movimentos levam algum tempo pra se formar e consequentemente para se decidir se devíamos entrar comprando ou vendendo. Era quase impossível aproveitar movimentos de curta duração. Perdia-se tempo esperando por um ponto de entrada ou de saída. Os investimentos pareciam mais seguros porque no de longo prazo o viés de alta protegia o investidor, mas a rentabilidade era baixa e se perdiam muitas oportunidades. Além disso, a liquidez dos ativos eram bem baixa porque ganhava-se na subida, mas se perdia com as retrações intermitentes.

            Atualmente, é possível se investir por um período tão curto que só os computadores velozes conseguem acompanhar. O uso de algoritmos aumenta o giro do capital e aumenta a liquidez porque a maioria das ações só fica alguns milissegundos na mão do investidor. Infelizmente e, quiçá para o bem do pequeno aplicador, ele não dispõem desses meios. Essas jogadas são de alto risco. Mas com os gráficos e seus indicadores ou osciladores, o pequeno investidor pode fazer jogadas bem curtas imitando os grandes players sem incorrer no risco de grandes jogadas . O aplicador, sem o uso de algoritmos, se desejar, pode manter o ativo comprado na carteira somente durante alguns minutos. Quanto menor o intervalo escolhido para operar maiores são as oportunidades disponíveis e menor o risco. Infelizmente, o custo/retorno de operações frequentes é muito alto. Assim, como já alertei, quanto menor o intervalo maior a concentração de recursos necessários para que a jogada seja rentável. Do contrário, o investidor vai engordar o bolso das corretoras sem colocar nada no seu. Porém, aqueles que detém somas de recursos maiores e adora a emoção de operar, podem aplicar várias vezes dentro de um mesmo pregão.

            O alinhamento automático permite o operador identificar o ponto preciso onde deve iniciar a jogada. Os movimentos de intervalos longos dão apenas uma idéia sobre a direção do mercado. Os intervalos menores revelam as oportunidades para se operar quando o investidor aceita investir por prazo mais curtos. Por exemplo, muitas vezes o gráfico visto com velas diárias não revela até que ponto uma ação vai se sustentar numa determinada trajetória. Abrindo-se o gráfico, ele revela com mais precisão até onde aquela onda ou movimento de preço vira de direção. Neste caso, pode se diminuir o risco; em vez de se operar esperando retornos dentro de alguns dias, o operador pode mudar o gráfico para velas e 60 minutos ou 15 minutos e operar até com intervalos de um minuto. Neste caso, o investidor vai descobrir que é melhor entrar e sair várias vezes dentro de mesmo dia ou semana do que enfrentar o risco de períodos longos.

            O alinhamento das velas visto com diferentes intervalos pode ser feito visualmente olhando para os gráficos desses intervalos. Entretanto, tanto as médias móveis como os osciladores ajudam bastante na visualização, por isso recomendo que se use uma média móvel curta e um ou dois estocástico para vê melhor para que lado os preços se movimentam. Isto é, se o operador notar que as médias móveis e o oscilador em velas de uma hora apontam pra cima, mas teme os revés desses movimentos, pode mudar para o gráfico de 15 minutos, para 5 e até um minuto. Se os indicadores, nesse intervalo de tempo, também apontam pra cima, os movimentos estão alinhados e vale a pena entrar comprando, usando o período menor, usando o intervalo menor para operar e o maior como guia, até que se desfaça o alinhamento.

Boa Sorte,
Prof. Metafix

Professor Metafix
Últimos posts por Professor Metafix (exibir todos)
Compartilhe

Comentários sobre “Como O Alinhamento Revela as Oportunidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 10 =

Próximo Post

Controlando as Emoções

Acima de tudo, precisamos controlar nossas emoções. O controle da emoção, talvez, seja o método mais efetivo para se obter bons resultados no mercado financeiro ou em qualquer outro tipo de atividade econômica

NULLNULL