Surfando as Ondas nos Gráficos Renko

Professor Metafix

É muito agradável surfar as ondas do mar pegando jacaré. Praticar o day-trading tem alguma semelhança e pode ser bastante gratificante também. Observamos que a variância dos preços é semelhante às ondas do mar ou as de partículas aleatórias; temos ondas de todos tamanhos. Todavia, como pegadores de jacaré na praia, tememos surfar as grandes ondas e preferimos as marolas que são bem divertidas e de menor risco. Todavia, mesmo aproveitando apenas os pequenos movimentos de preço para comprar e vender, precisamos de paciência para esperar o momento certo para entrar e sair, como fazemos quando surfamos as verdadeiras ondas do mar!

Usaremos o comportamento dos preços do mini índice da Bovespa para nos divertir um pouco com essa analogia. O mini índice oferece boas oportunidades para quem deseja tirar uns trocados com pouco dinheiro. Além da boa alavancagem, o índice tem um comportamento bastante regular o que facilita o acompanhamento dos preços. Podemos praticar esse exercício usando gráficos de qualquer tipo, mas prefiro os de linha ou do tipo renko.

Todos os dias se formam ondas de preço com bastante regularidade. As ondas longas de uma hora ou mais, em geral, se formam num dia e terminam no outro. Estas são excelentes para swing trade com produtos não alavancados. Todavia, para aqueles que desejam day trade, as ondas de menos de um hora em geral se formam e desaparecem no mesmo dia. 

Seguindo o movimento dos preços, veremos que, no mini índice, se formam pelo menos 3 ondas de meia hora todos os dias. Estas são excelentes para orientar as operações de day trade com períodos ou ondas menores, como veremos. 

A regra, para não errar, é seguir a onda maior, neste caso, usamos a de meia hora. Em seguida, operar  com movimentos menores,como as ondas de  5 minutos. Podemos praticar esse alinhamento com gráficos de linha ou de outro tipo. Usaremos o gráfico tipo Renko. 

Quando a onda maior for de alta, devemos operar sempre comprando usando a onda menor de 5 minutos. Quando a onda for de baixa, sempre devemos entrar vendendo usando um período mais curto. Para ilustrar melhor, apresentamos dois gráficos, um de 30 minutos e um de 5 minutos de acordo com o setup especificado no próximo parágrafo.

Tanto no gráfico maior, como no menor, usamos os mesmos parâmetros. Isto é; Renko de 20 pontos. Podemos diminuir o tamanho da caixa renko no segundo gráfico para realçar os movimentos menores, porém achamos desnecessário neste caso. Assim, ficaria mais simples usando caixa de tamanhos iguais tanto nos movimentos menores como no maior. Também podemos usar indicadores para ajudar a identificar os pontos de virada; isto é, os suportes e as resistências. Estes ficariam ainda mais claros com um indicador tipo IRF ou BB%. O leitor pode praticar usando qualquer indicador que desejar, mas o renko por si mostra com clareza os suportes e as resistências, e é isso que os interessa.

Sempre que tiver dúvida quanto ao Renko, compare com um gráfico de linha para ver se existe alguma divergência significativa. Também pode usar indicadores para ajudar a entender as mudanças de direção, como dito. Já discutimos como alinhar os gráficos de linha, mas nesse exemplo, podemos ver que o Renko é bem mais claro. Destarte, podemos proceder com o alinhamento do mesmo modo que o fazemos com o gráfico de linha já ilustrado em outros artigos dessa série.

No dia 24 de novembro de 2023, o mini índice formou 3 ondas de 30 minutos. Abra um gráfico e verá  que existe uma onda de baixa que começou no fim do dia anterior, depois uma onda curta de alta e finalmente uma onda longa de queda. São três ondas apegadas a períodos de 30 minutos cada. Assim, o operador começaria o dia vendendo, depois passava um período só comprando, como os gráficos mostram e, depois, teria um período só de vendas. 

Por uma questão de brevidade não mostramos nem a primeira onda de queda nem a última que também foi de quedas. Usamos apenas a onda do meio, a de alta, para ilustrar nosso setup. Usamos também apenas o gráfico tipo Renko. Portanto, como podemos ver, quando mudamos para um gráfico de 5 minutos a onda maior se transforma em ondas menores permitindo várias operações no mesmo dia. 

Note que quando se usa ondas menores para operar, evitamos perdas advindas das retrações de preço e evitamos surpresas ou mudanças rápidas de direção. Não esqueça de que se a onda maior mostra que devemos comprar, quando mudamos para os movimentos menores, só faremos compra; e quando a onda maior mostra que devemos vender, só entramos vendendo. 

Caso deseje usar um indicador para confirmar os pontos de virada, aconselho aqueles que não dependem de volume. Uma média móvel ajuda e o melhor indicador que já testei foi a porcentagem das bandas de bollinger. Faça a experiência. E não esqueça de que o renko (tamanho da caixa) deve variar com o preço do ativo. Quanto menor o preço menor deve ser a caixa. Algumas plataformas permitem ajustar o tamanho do renko sem problema. Boa Sorte!

Prof. Metafix, Minnesota 25 de novembro de 2023.

Professor Metafix
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Esperando o Trade Perfeito

Samuel Beckett, dramaturgo irlandez, escreveu uma peça de teatro cujo título é: Esperando por Godot. Trata-se de dois indivíduos, Vladimir e Estragon, conversando à beira de uma estrada enquanto esperavam por Godot que nunca aparece. Daí a expressão, esperando por Godot, para ilustrar coisas que não acontecem. O Godot de […]
NULLNULL