SPX abre em baixa enquanto Ibovespa abre em alta. Corte para 2% a selic influencia diretamente os mercados. Dólar opera em alta. Bitcoin/Real Brasileiro próximo de patamares históricos. Confira as analises do TradingView.
O índice Bovespa cumpriu até que de forma rápida sua correção em direção aos 101.250 pts , fechando levemente abaixo desse nível “importante/psicológico” de suporte. Por hora, o índice deve se manter acima dos 100.860 pts para “anular um possível viés de baixa momentâneo”. Ainda faltam algumas “BLUE CHIPS” divulgarem seus resultados, o que pode interferir no índice.
Hoje começa a votação da “SELIC” e caso realmente seja rebaixada ao menor nível da história, pode contribuir para que a queda do índice seja de forma suave, mantendo-o acima do nível “importante” de suporte em 100.860 pts que é a mínima do último dia 24/07/2020.
A perda dessa mínima (100.860 pts ) pode fazer com que o índice recue até os 99.513 pts , local esse, que se encontra e média longa de 200 períodos, que também serve como suporte. Já a perda desse suporte na média longa, o índice tende a corrigir até a casa dos 98.600pts.
Outro fator que pode estancar uma possível queda mais acentuada do IBOV, seria a aprovação do pacote “TRILHONARIO” dos EUA , que pode respingar parte desses dólares em mercados tupiniquim, contribuindo para manter o índice meio que lateralizado, até que as noticias nos mais diversos campos seja melhores. (veja o gráfico dinâmico).
Paulo Tedesco
Ação VVAR3 continua respeitando sua LTA de longo prazo e (linha verde) também a mme20 (média mês).
Tanto mme5 (média semana) como a mme20 (média mês) estão paralelas ao eixo do tempo o que pode motivar lateralização do movimento.
Muita atenção para a LTA , ela foi testada e respeitada! O ativo opera com o hiloactivator vendido mas ainda nada preocupante pois as médias móveis estão ainda aprumadas para compra, isto é, mme5 acima da mme20. (veja o gráfico dinâmico).
Gabriel Fauth
Bitcoin quotado em dólar recentemente atingiu 60mil reais, um nível de preço memorável que havia sido atingido pela última vez no fatídico dezembro de 2017. É bom não se enganar pois o Bitcoin dólar está apenas em 11 mil dólares, o que significa que o driver aqui foi a depreciação do Real.
O real vem depreciando gradativamente desde março mesmo com a perda de força do dólar, e um horizonte negativo para o mesmo, abrindo espaço para investidores buscarem um porto seguro em uma ativo como o Bitcoin .
Para esse ano suponho que o gráfico BTCBRL vai subir um pouco mais, ou pelo menos manter-se acima de R$45500. No gráfico do Bitcoin trago uma resistência (topo histórico) como nível inicial de interesse vendedor e única barreira de novas máximas. Abaixo disso, o suporte de 45500, confluente com os 8000 do BTCUSD e 5,13 do USDBRL . O momento é claramente comprador e por hora não vejo motivos para cair. (veja o gráfico dinâmico).
Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.
Nossos Autores: Macd Bollinger, Paulo C. Tedesco e Gabriel Fauth.
- Análise TradingView: formação tecnica flamula em BTC e ETH - 08/10/2024
- TradingView: IND, S&P500 e Ouro para a semana - 01/10/2024
- Criptos Para a Semana de FOMC - 16/09/2024