Alinhamento Automático, Uma Revisão

Professor Metafix

Não opere de qualquer jeito 
senão, vai perder de qualquer jeito

A pedido de um leitor, aproveito para revisar mais uma vez o alinhamento automático. Alinhando a direção dos preços de dois ou mais intervalos desiguais, evitamos erros que causam grandes prejuízos. Por exemplo, quando examinamos um gráfico de um intervalo relativamente grande, como o de um dia, que mostra os preços caindo, o risco de se perder dinheiro comprando num gráfico de 10 minutos é bastante alto porque o período menor é uma parcela do período maior e muda de direção com mais rapidez. Além disso, um movimento num gráfico de intervalo curto representa apenas uma inflexão no gráfico maior. Portanto, quando  compramos usando um intervalo curto, de minutos, por exemplo, e achando que o movimento vai continuar, jogamos com a sorte além do necessário. O movimento pode mudar de direção rapidamente. Isso acontece na maioria das vezes; a gente compra num suporte, os preços sobem um pouco e voltam a cair para acompanhar a força maior. Com o alinhamento evita-se esse erro. Repetindo para maior clareza; imagine um movimento de uma hora mostrando uma tendência de queda, mas não o acompanhamos com dez minutos, em  vez disso, compramos contrariando a queda no período maior, corremos o risco de perder com uma reversão inesperada de preço.

Destarte, quando obedecemos pelo menos dois movimentos, se o menor mudar de direção, já sabemos que é uma mudança passageira porque dentro de uma intervalo longo existem muitos intervalos menores. O intervalo maior mostra naturalmente uma direção mais duradoura. Assim, quando operamos com um gráfico menor, obedecendo o maior, não precisamos correr atrás do prejuízo pois, o gráfico maior não muda de direção com a frequência que os menores mudam. Podemos usar um oscilador para mostrar quando uma onda de alta ou baixa começa e termina. A onda do oscilador vai mostrar o suporte e a resistência do movimento. Os osciladores são bastante confiáveis mas, mesmo assim, devemos obedecer a tendência.

Confira os dois gráficos abaixo. Como a regra áurea é comprar na baixa em cima ou logo depois da formação de um suporte, por que não comprar quando dois ou três movimentos de tamanhos desiguais estiverem em cima ou formando suportes? Se o movimento de uma hora formar um suporte, vamos observar em seguida quando os dez minutos ou de cinco minutos formam um suporte, antes de comprar. Caso queiramos operar usando um minuto, deveríamos esperar um suporte em uma hora, depois outro em dez minutos e outro num minuto. Com três formações indicando suportes, teremos muito mais garantia de que o preço vai subir, pelo menos até o limite do movimento menor. Um recuo de preço num período curto representa apenas uma inflexão que não altera a direção principal. Os períodos curtos permitem muitas operações num dia com ativos como mini índice e mini dólar.

Para simplificar, usamos apenas dois intervalos para exemplificar nossa tarefa. O gráfico da esquerda representa as mudanças diárias no valor do mini índice da Bovespa. Note que no dia 25 de outubro, o preço subiu, mas nos dias 26, 27 e 30 os preços caíram. A direção da mudança é bastante clara;  o preço se move sem formar suporte e sem mostrar inflexão e só vamos notar a variação depois que o mercado fecha. Assim, não podemos fazer operações no intradiário usando intervalos diários. Precisamos mudar para intervalo intradiário para fazer jogadas de swings e Day-Trade. Examine o gráfico da direita que representa mudanças com intervalos de horas, nos dias 27 e 30. 

Note que, como os dados do gráfico diário mostravam queda, só devemos entrar vendendo aproveitando os topos no gráfico de uma hora. Mesmo assim, somos tentados a aproveitar dois suportes (marcados com linhas verticais)  no gráfico de horas. Todavia, isso seria um erro, pois qualquer compra,  para aproveitar os suportes, não duraria muito. Portanto, não devemos perder tempo procurando compra em um minuto ou 5, se os gráficos de intervalos maiores que sejam de 30 minutos ou de uma hora apontam para baixo. Só existe um jeito certo de se operar no mercado, o alinhamento aumenta a garantia de que estamos certos. Se não existe suporte num movimento de períodos maiores, por exemplo, um dia, não adianta comprar até que haja suporte nos períodos menores. 

Contrariar a tendência que cobre períodos longos é o maior erro que os operadores de curto prazo cometem. Entender que podemos comprar e vender várias vezes num dia, usando pequenos movimentos, desde que eles sejam congruentes com as grandes ondas de preço. A mesma lógica se aplica para quem vai operar para ficar posicionado por longo prazo, usa-se um período menor para identificar o ponto de entrada, mas acompanhando os preços com um intervalo maior. Por exemplo, acompanhando a direção dos preços, usando intervalos semanais, mas operando no diário. 

Repetindo mais uma vez: se vamos negociar no intradiário acompanhando os movimentos de 5 minutos, podemos comprar nos suportes desde que um período maior já formou um suporte, mas ainda não alcançou uma resistência. Boa Sorte!

Prof. Metafix, Wisconsin, 2 de novembro de 2023.

Professor Metafix
Últimos posts por Professor Metafix (exibir todos)
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Post

Aproveitando os Indicadores da Análise Gráfica

Iniciar um artigo com uma pergunta é uma temeridade, mas não tenho resposta certa para nada, e já fui até expulso de uma escola religiosa por fazer muitas perguntas. Claro, quem pergunta tem dúvidas. Discordâncias são comuns em todas as atividades da vida até entre religiosos que amam Deus, mas […]
 decoding decoding