Dúvida sobre risco em ações 24.2 : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Publicidade

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

O mercado financeiro é cheio de contradições. Os conflitos são constantes porque encerram nossos desejos instáveis de atuar como compradores e como vendedores. Enquanto nos outros mercados, os compradores aguardam os preços caírem pra comprar mais barato...

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...

A frase de Charles Dow, “a tendência é tua amiga”, definiu para sempre como se deve operar num mercado de movimentos aleatórios ou incertos. Infelizmente, muitas vezes, a tendência do mercado contraria nosso desejo de operar a qualquer momento, como se o mercado estivesse sempre favorável a nossa pretensão de comprar ou de vender...

Os investidores estrangeiros representam mais de 50% dos negócios na bolsa de valores B3. Portanto o fluxo de recursos estrangeiros tende a ditar o movimento de uma boa fatia do mercado. Veja a participação nos Contratos Futuros do IBOVESPA

Esta ferramenta permite escolher as melhores opções para as operações de venda coberta (lançamento coberto - financiamento).

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
thericher10

Novo Usuário

1 posts
24/02/2012 14:47:46

Eae galera, sou novo no fórum e na área de investimentos. Queria tirar a seguinte dúvida: quando obtenho lucro acumulado devido às ações ficarem alguns dias alta, se elas se desvalorizarem, eu perco todo o lucro acumulado e  fico em débito? Caso sim, como eu faço para não perder esse lucro acumulado?


Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

447 posts
respondido em 26/02/2012 11:55:13

 Olá Thericher,

Sim, vc pode perder todo o lucro que obteve, para garantir o lucro basta fechar a posição vendendo o que vc comprou, assim seu lucro fica garantido.


souzallyndi

Novo usuário

2 posts
respondido em 07/03/2012 10:29:58

Sim thericher10.  A posição em ganho do dia pode ser substituída por uma queda em que suas ações deixem de sustentar . Nesse caso voce encerra a posição de compra e mantém o lucro acumulado do período em que se manteve comprado.