Dúvida quanto ao prejuízo 26.1 : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Publicidade

O mercado financeiro é cheio de contradições. Os conflitos são constantes porque encerram nossos desejos instáveis de atuar como compradores e como vendedores. Enquanto nos outros mercados, os compradores aguardam os preços caírem pra comprar mais barato...

Aproveito a oportunidade para lançar uma breve discussão sobre os swaps, uma modalidade de aplicação financeira pouco utilizada no Brasil mas que nos afeta diretamente.  Swap significa troca, nesse caso, de  dois ativos com retornos e riscos diferentes. Atualmente esta havendo uma grande reversão dos swaps de moedas que, de forma célere, revela-se bastante nefasta para muitas economias...

Swing trading, é uma forma mais tranquila para se operar o mercado de ações, de futuros (commodities e índices) ou forex do que o Day Trading. Com Swing Trading contempla-se um tempo maior, diminui-se o risco, aumentam-se os lucros...

Com o novo cenário econômico do Brasil, cada vez mais os juros estão mais baixos, e consequentemente os investimentos de renda fixa também. Com isso as perguntas que todo investidor se faz são: Ainda vale a pena investir em renda fixa? Onde obter melhor ganho? É hora de investir em ações na bolsa? ...veja como ficam seus investimentos no cenário atual.

Relatório completo com listagem das opções de compra e venda da B3, que destaca opções com maior volume financeiro, número de negócios, variação de preço, variação de volume, dentre outros.

Aposentadoria do INSS: Neste texto você descobre, de fato, quanto perde com o INSS e quanto poderia ganhar administrando a sua aposentadoria você mesmo de forma bem simples.

Orientações de como calcular o imposto de renda para operações em bolsas. Isenções, forma de cálculo, o que é considerado ganho, o que pode ser abatido...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
Andrisp

Novo Usuário

1 posts
26/01/2012 12:57:33

Sei que os prejuízos de operações passadas podem ser descontados no imposto de renda, mas gostaria de saber qual é o tempo limite para utilizar esse prejuízo.

Exemplo:

Obitive um prejuízo no mercado à vista, ações, em 2008. Voltei a operar em 2011 com mini-índice obtendo lucro.

Eu poderia compensar o prejuízo de 2008 com as operações de mini índice realizadas em 2011 no imposto de renda?

 

Obrigado

 


Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

447 posts
respondido em 28/01/2012 06:27:21

 desde que vc tenha informado nos respectivos IR, sim vc pode compensar. Se não o fez, nem tudo está perdido, você pode fazer Retificação das Declarações anteriores.