Imposto de Renda 18.11 : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Publicidade

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...

O mercado é tão complexo quanto o gênero humano mas operar nele é tão simples quanto comprar barato e vender caro. Assim mesmo, erramos. Veja como evitar isso...

O mercado financeiro é cheio de contradições. Os conflitos são constantes porque encerram nossos desejos instáveis de atuar como compradores e como vendedores. Enquanto nos outros mercados, os compradores aguardam os preços caírem pra comprar mais barato...

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

Esta ferramenta permite escolher as melhores opções para as operações de venda coberta (lançamento coberto - financiamento).

O Saldo das ações a Termo e Saldo das ações Alugadas apresentam um gráfico histórico com essas informações comparado as cotações dessas ações. Esses dados ajudam a identificar melhor as tendências dessas ações, com base nas posições dos Investidores.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
clsantossouza

Novo Usuário

4 posts
18/11/2011 17:09:19

Olá Danilo,

Eu sou muito inexperiente em mercado de ações. Eu comprei algumas ações no início do ano passado. E precisei agora vender algumas dessas ações. Vendi aquelas que estavam com rendimento bastante elevado e deixei aquelas que nesse período perderam muito para tentar recuperar um pouco mais. No entanto, fiz a besteira de vender mais de 20000 e esqueci do IR. Estou tentando corrigir esse problema realizando algum prejuízo para não ter IR, vendendo algumas ações que tiveram muita perda nesse período como a PETR4, para logo após recompra-las. É claro que devo fazer as operações de venda no mesmo mês. Mas eu não sei se posso recompra-las nesse mês ainda ou se eu tenho que esperar virar o mês.


Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

447 posts
respondido em 18/11/2011 18:06:01

 tem q ser esse mês ainda, se não, não pode mais compensar lucro desde mês com perdas do mês seguinte.


clsantossouza

Novo usuário

4 posts
respondido em 18/11/2011 20:11:49

Eu já vendi essas ações configurando a perda nesse mês.  Mas pretendo readquirir essas ações. Eu posso recompra-la nesse mês ainda sem que desconfigure a perda dessas ações nesse mês?


Danilo

Usuário Senior

447 posts
respondido em 21/11/2011 07:29:12

 Sim, vc pode, só não se esqueça q se comprar e vender no mesmo dia, ai é um daytrading, nesses casos vc pode  trocar ON por PN, por exemplo, petr4 por petr3, para as grandes empresas há sempre boa liquidez e os preços caminham juntos.


clsantossouza

Novo usuário

4 posts
respondido em 21/11/2011 07:31:10

Obrigado Danilo.