Fundo de investimento em ações 5.4 : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Publicidade

Para apreciação de alguns e, talvez, irritação de outros, os gráficos e plataformas de operação são instrumentos valiosos para se acompanhar os mercados financeiros. Não consigo me afastar desses instrumentos...

O Saldo das ações a Termo e Saldo das ações Alugadas apresentam um gráfico histórico com essas informações comparado as cotações dessas ações. Esses dados ajudam a identificar melhor as tendências dessas ações, com base nas posições dos Investidores.

Respondendo a dúvida de um usuário apresentamos aqui algumas dicas para realizar boas operações para Venda Coberta.

Esse indicativo pode nos chamar a atenção para algum ativo com boa formação de suporte ou resistência, criando possibilidades de compra ou venda.

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

A frase de Charles Dow, “a tendência é tua amiga”, definiu para sempre como se deve operar num mercado de movimentos aleatórios ou incertos. Infelizmente, muitas vezes, a tendência do mercado contraria nosso desejo de operar a qualquer momento, como se o mercado estivesse sempre favorável a nossa pretensão de comprar ou de vender...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
soniagoes

Usuário Preminum

8 posts
05/04/2010 10:46:31

Bom dia !

Por favor, fiz uma aplicação em fundo de ações há dois anos. Naquela oportunidade, a bovespa estava em alta...mais ou menos 70 pontos...de repente caiu, meu montante baixou em 50% e agora...que voltou a subir, meu montante continua baixo. Não entendo como são feitos esses cálculos...vocês poderiam me ajudar a entender isso ?

Obrigada.

 

 


Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

447 posts
respondido em 05/04/2010 11:07:36

Depende de que tipoem que tipo de fundo vc investiu e qual o foco na composição da carteira do mesmo.

Se fosse um fundo passivo do IBOVESPA, teria dado um retorno muito parecido, um pouco menos deviso descontos de taxa de administração e despesas do fundo como corretagens.


soniagoes

Usuário Premium

8 posts
respondido em 06/04/2010 08:48:29

o fundo em que apliquei é o fundo de ações do banco do Brasil, são ações da Vale e da Petrobrás.


Danilo

Usuário Senior

447 posts
respondido em 06/04/2010 10:48:50

Então os fundos devem acompanhar de perto o desempenho desses dois ativos. Ambos então abaixo no Ibovespa na recuperação desde a crise, principalmente a Petrobras, contudo as perspectivas para ambas as empresas para os próximos anos são boas.

att.,


soniagoes

Usuário Premium

8 posts
respondido em 06/04/2010 11:58:47

Obrigada pela resposta.