Publicidade

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

Com o novo cenário econômico do Brasil, cada vez mais os juros estão mais baixos, e consequentemente os investimentos de renda fixa também. Com isso as perguntas que todo investidor se faz são: Ainda vale a pena investir em renda fixa? Onde obter melhor ganho? É hora de investir em ações na bolsa? ...veja como ficam seus investimentos no cenário atual.

Relutamos na hora de escolher uma ação porque existe um conflito mental e natural entre o útil (necessidade) e o agradável (o prazer). O cerne da solução é conciliar os desejos emocionais de tal modo que não contrariem a racionalidade financeira...

Aposentadoria do INSS: Neste texto você descobre, de fato, quanto perde com o INSS e quanto poderia ganhar administrando a sua aposentadoria você mesmo de forma bem simples.

Respondendo a dúvida de um usuário apresentamos aqui algumas dicas para realizar boas operações para Venda Coberta.

O Portal InvestMax facilita a sua vida listando a tendência de Longo, médio e curto prazo de várias ações da BMFBovespa, de uma forma fácil e prática, por meio visual você acompanha rapidamente as tendências das ações de várias empresas. Confira o Sinalizador de tendências InvestMax

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
heringerlivia

Novo Usuário

3 posts
13/03/2010 23:20:25

Caro(a)s amigo(a)s,
 

Agradeço mais uma vez a sua ajuda!
 

Outra duvida que tenho se é possivel comprar a Opção,sem ter o ativo mais sim o capital na conta, por exemplo, 300 PETRD e acompanhar o mercado e depois vender 300 PETRD? Esta não seria uma operação coberta para corretora? Pois primeiro comprei a Opçao e depois as vendi?
E quando devo lançar uma Opção coberta? Seria no caso onde não haja oferta de venda da mesma no BOOK, de uma outra forma vi no BOOK da Corretora que há venda da PETRD36 e eu tambem quero vender PETRD36, então, como já há ofertas da Opção PETRD36 no BOOK eu não preciso lançar? É isso?

Ciente de sua atenção desde já agradeço!
Cordialmente,
 


Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 17/03/2010 06:25:41

Prezado heringerlivia,

Comprar opções não precisa de ativos pois não exige margem (garantias), há apenas a necessidade de se ter o dinheiro disponível para compra das mesmas.

O momento ideal para lançar coberto depende de cada estratégia, mas em geral depois de fortes quedas a volatilidade implícitas das opções aliadas a um suporte de preço das ações criam em geral um bom momento para se fazer um lançamento coberto, visto que se reduz bastante o ponto de equilíbrio da operação e aumenta bastante as taxas. O fato de ter ou não ofertas não é relevante pois se não tiver uma oferta de compra para vc vender e lançar suas opções vc coloca uma ordem de venda e espera que alguém compre, porém é melhor escolher as opções com maior liquidez para o caso de vc querer liquidar essa posição a qualquer momento com facilidade.
Bom se já há ofertas de vendas  no book e não foi vc q as colocou, então certamente não são suas, então vc não fez operação nenhuma e não lhe faz nenhuma diferença, se vc quiser fazer o lançamento terá que escolher o preço na qual vc quer vender e enviar a ordem.

Todavia opções é um mercado muito dinâmico e requer conhecimento especifico para tal devido principalmente ao seu alto risco, se me permite um critica construtiva e uma sugestão para preservar seu patrimônio, as suas dúvidas são bem básicas, talvez alguém tenha lhe falado que é bom fazer lançamento coberto pq tem bons ganhos e baixo risco, o que não deixa de ser verdade, mas há riscos presentes e mais ainda qdo se trata de opções e não se sabe ao certo o quais e porquê, então sugiro a vc que faça um curso inicial sobre mercado de ações e depois um sobre opções, pois é uma forma de preservar seu capital e fazê-lo crescer ao longo dos anos.
Não pense que estou aqui criticando a sua pergunta em si, pois  "não existe pergunta idiota; existe idiotas que não perguntam", mas tem mta coisa que não se aprende por fórum pois a informação vem mto reduzida e as vezes há questões que são temas de livros inteiros. Muitas pessoas procuram economizar em livros e cursos na hora de investir e depois perdem (ou deixam de ganhar) mto mais do que o valor desses cursos e livros.

Espero ter lhe ajudado,

att.,
Danilo.