Publicidade

Relutamos na hora de escolher uma ação porque existe um conflito mental e natural entre o útil (necessidade) e o agradável (o prazer). O cerne da solução é conciliar os desejos emocionais de tal modo que não contrariem a racionalidade financeira...

Muitos operadores se encantam com os gráficos e com padrões inexistentes ou pouco confiáveis; outros, sufocados pela adrenalina, esquecem de examinar a tendência. Poucos aceitam operar com simplicidade e se perdem em complicações desnecessárias. Enquanto isso...

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...

A frase de Charles Dow, “a tendência é tua amiga”, definiu para sempre como se deve operar num mercado de movimentos aleatórios ou incertos. Infelizmente, muitas vezes, a tendência do mercado contraria nosso desejo de operar a qualquer momento, como se o mercado estivesse sempre favorável a nossa pretensão de comprar ou de vender...

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

Esta ferramenta permite escolher as melhores opções para as operações de venda coberta (lançamento coberto - financiamento).

O Portal InvestMax facilita a sua vida listando a tendência de Longo, médio e curto prazo de várias ações da BMFBovespa, de uma forma fácil e prática, por meio visual você acompanha rapidamente as tendências das ações de várias empresas. Confira o Sinalizador de tendências InvestMax

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
andregabriel

Novo Usuário

5 posts
02/07/2009 19:23:47
Debati em outros foruns e o pessoal não achou seguro na estratégia que mencionei (vide abaixo) colocar stops por dois motivos:

A.) O Stop pode ser "pulado" caso o mercado comece com um gap de alta ou baixa.
B.) O preço do ativo pode ficar oscilando e passar várias vezes pelo stop me obrigando a fazer diversos stops e pagar diversas taxas de corretagem.

Estratégia que mencionei. Veja oq vcs acham:

1) Compro Vale5: 30,80
2) Vendo ValeG30: 1,77
Investimento inicial: 29,03
Rentabilidade: 30/29.03 - 1 = 3.3% (sendo exercido)

Para nao ter prejuízo:
3) Stop de venda em 29,03 e ficar descoberto na opção.
4) Caso a ação volte a subir, eu coloco um stop de compra em 29,03. Aí eu estaria protegido contra eventuais prejuízos.
Esses stops me protegeriam, porém teriam os 2 problemas que mencionei no início da mensagem.

Aguardo a opinião de vcs!

Obrigado,
André.
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

448 posts
respondido em 03/07/2009 07:39:39
Olá Andre,

A.) sim, isso pode acontecer, mas tb pode ocorrer de alem do Gap de abertura cair ainda mais. O que fazer, dependerá de seu perfil de investidor. Porém recomendo utilizar o stop.
B.) Pelo meu ponto de vista, se vc stopou uma operação é pq a análise que a originou, falhou. Nesse caso o recomendado é vc não insistir na mesmo operação e reavaliar o mercado para verificar qual será a melhor operação a ser realizada com o cenário atual.

3) não recomendo ficar descoberto em opções, veja a petr num passado não muito distante qdo divulgou tupi e teve suas opções subindo até 2000% no leilão de abertura... Faça pelo menos uma trava em outro strike.
3.2) xx,03 não estatisticamente um bom stop, pois é comum o ativo bater na casa redonda e segurar, nesses casos prefira 28,95, por exemplo.
4) aqui vc entra no ponto que citei no item "B.". Pode ser feito, mas vc tem que estar ciente do risco com que vc poderá ter executando isso várias vezes. Para esse exemplo eu acho que não compensa, pois em 3,3% de objetivo, dependendo do seu capital e da sua corretagem, pode ao vale a pena.

Existem varias alternativas...
Pode-se fazer um straddle, ou um Backspread Ratio, ou parar qdo der o seu stop
qual é melhor? de pende do momento e do seu perfil de risco.
o momento agora em vale, por exemplo, pode ser interessante o straddle.
Marechalbr

Usuário Premium

6 posts
respondido em 03/07/2009 23:52:59
Qual o topico de venda a descoberto?
POstem o link
Danilo

Usuário Senior

448 posts
respondido em 04/07/2009 07:18:52
Marechalbr, não tem um tópico sobre venda descoberta e tb não recomendados tal tipo de operação.
Entretanto para checar o volume e qtde de contratos descoberto, acesse:
Comprados e Vendidos (Posicionamento dos Investidores)

vc poderá encontrar dados de petr4 e vale5.
marsilva2007

Usuário Senior

98 posts
respondido em 11/07/2009 15:38:27
è vendido descoberto é cemiterio de malandro, mas vc pode monitorar sua posição, acho que é o mais facil, pois na situação que vc passou, naturalmente vc teria que vender ação e recomprar opção , gerando o prejuizo.

Se vc ficar descoberto veja a situação sem chance de ganhar nada e com chance perder muito, é não é uma aposta muita boa, certo??