Publicidade

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

Aproveito a oportunidade para esclarecer que o alinhamento automático serve pra mostrar com mais clareza a direção do mercado...

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...

O mercado financeiro é cheio de contradições. Os conflitos são constantes porque encerram nossos desejos instáveis de atuar como compradores e como vendedores. Enquanto nos outros mercados, os compradores aguardam os preços caírem pra comprar mais barato...

Lista com todas as ações e índices com movimento de opções de compra e vendas, destacando os ativos com maior volume financeiro e número de negócios na soma de todos as opções.

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

O Portal InvestMax facilita a sua vida listando a tendência de Longo, médio e curto prazo de várias ações da BMFBovespa, de uma forma fácil e prática, por meio visual você acompanha rapidamente as tendências das ações de várias empresas. Confira o Sinalizador de tendências InvestMax

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
psb

Usuário Senior

21 posts
30/06/2009 10:01:31

Pelo andar da carruagem temos grande possibilidades de ver a bovespa de volta aos 70 mil ainda este ano.

No momento o que esta segurando muito a bolsa e a vale5 que não anda devido a discussão do preço do minerio de ferro que termina esta semana.

A economia brasileira ja apresenta varios sinais de recuperação.

Com a taxa selic abaixo de 10% e caindo mais o pessoal da renda fixa vai ter que investir em bolsa não terão outra alternativa como já acontece em todo o planeta.

Minha carteira continua toda enrrolada vendi parte de vale5 e petr4 de opçoes coberta e estou aguardando para ver onde vai o mercado para vender o restante da carteira.


até a vitória sempre
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 30/06/2009 11:23:53
Não acredito em 70mil até o final deste ano. Não é o mais provável ...mas ...

Vc tem razão, com a redução da selic, com o tempo isso deve trazer mais gente para investimento em ações. Porém precisa de de muita gente, hj o Brasil se quer tem 0,5% da população em bolsa, em países desenvolvidos esse número chega a mais de 80% em média.
Vale destacar tb que mtas pessoas apenas compram e mantem em carteira, não é como bancos e investidores estrangeiros que entram e saem mt rapidamente, consequentemente precisa de bem mais pessoas para que o movimento seja significativo.
Mas certamente essa mudança cultural irá ocorrer lentamente e ajudará a deixar nossa bolsa ainda mais madura.
psb

Usuário Senior

21 posts
respondido em 30/06/2009 12:23:30
Grande Danilo,

Qual o numero seu mais provavel para o fechamento da bovespa este ano.

Se apenas 10% do pessoal da renda fixa vier para a bolsa já teremos uma excelente alta.

Tem muita gente que vivia so de juros da renda fixa.

Imagina um cara que tinha Um milhão na renda fixa antes ele recebia em media 140 mil por ano so de juros com esta grana ele vivi sosegado ou complementava a renda.

Agora com a selic abaixo 10% ele vai ter um rendimento de 90 mil por ano ai ja fica dificil ele manter o padrão de vida .

Descontando a inflação e impostop de renda ele vai receber menos que na popupanca.


até a vitória sempre
Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 30/06/2009 12:40:07
Tem razão... mesmo pra quem tem "medo" (ou desconhece o mercado) de bolsa, já está valendo mais escolher ações para rentabilizar pelo dividendo do que RF.

Qto o ibovespa para o final do ano eu acredito que fique algo próximo da 3ª resistência do ponto pivot anual, com viés entre a 2ª e 4ª resistência.

mais detalhes veja em Suporte e Resistência do Ibovepa para 2009

JMARINONY

Novo usuário

1 posts
respondido em 03/07/2009 00:47:41
Perigo para os comprados. Vejo o IBOV a 44.300 pontos. Enxergo um OCO em formação, com sua característica queda de volume no 2ºombro.Fica ainda mais caracterizado, analisando-se a escadinha do OBV descendente.
Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 03/07/2009 07:12:19
Olá JMarinony, seja bem-vindo,

Bem colocado, esse valor tb coincide com o segundo ponto pivot anual, citado acima, e tb representa a base do LTA. Varias indicações para um mesmo ponto tende a fortificar o suporte. Antes porém temos um suporte intermediário em torno de 48mil.
Marechalbr

Usuário Premium

6 posts
respondido em 03/07/2009 23:33:04
Só 48 mil é que vai dizer, até lá estou comprado!
marsilva2007

Usuário Senior

98 posts
respondido em 11/07/2009 15:46:39
Acho que 46/47K é a minima , abaixo disto acho que não chega.