Opções 29.6 : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Publicidade

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

Respondendo a dúvida de um usuário apresentamos aqui algumas dicas para realizar boas operações para Venda Coberta.

A frase de Charles Dow, “a tendência é tua amiga”, definiu para sempre como se deve operar num mercado de movimentos aleatórios ou incertos. Infelizmente, muitas vezes, a tendência do mercado contraria nosso desejo de operar a qualquer momento, como se o mercado estivesse sempre favorável a nossa pretensão de comprar ou de vender...

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

O Portal InvestMax facilita a sua vida listando a tendência de Longo, médio e curto prazo de várias ações da BMFBovespa, de uma forma fácil e prática, por meio visual você acompanha rapidamente as tendências das ações de várias empresas. Confira o Sinalizador de tendências InvestMax

Quem nunca se enganou lendo gráficos de ações ou de outros ativos financeiros, levante as mãos! Enganamo-nos pelo desejo de encurtar caminho. Esse comportamento faz parte da luta inexorável para melhorar a vida o mais rápido possível, mas cometemos erros. A tentativa dos grafistas para inventar padrões gráficos em busca de significados diferentes faz parte dessa...

Para apreciação de alguns e, talvez, irritação de outros, os gráficos e plataformas de operação são instrumentos valiosos para se acompanhar os mercados financeiros. Não consigo me afastar desses instrumentos...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
psb

Usuário Senior

21 posts
29/06/2009 02:55:02
Grande Gerente,

Usando o fechamento de sexta feira petr4 32,13, petrg32 a 1,41 e petrh34 a 1,18.

Eu venderia coberto 1.000 opções da petrg32 a 1,41 receberia 1.410,00.

E compraria 1.000 opções da petrh34 a 1,18 gastaria 1.180,00

Ficaria com um saldo de 1.410,00 menos 1.180,00 saldo de 230,00 reais.

Usando sua calculadora qual seria meu lucro ou perda se no vencimento da serie G agora em 20/07/09.

A petr4 tivesse subido para 34,13.

Ou se a petr4 tivesse caido para 30,13.

Teria como saber usando a calculadora de opções,

Qual seria a cotação da da petrg32 e petrh34 no vencimento


E qual seria meus ganhos ou perda caso a petr4 viesse a fechar em 20/07/09 em 30,13 ou 34,13


até a vitória sempre





Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

447 posts
respondido em 29/06/2009 08:04:53
olá psb,

o melhor para posições é usar o simulador de opções, pois pode-se fazer os possíveis resultados de uma só vez.

Mas para vc aprender a usar a calculadora de opções faça o seguinte, para a G nem precisa usar a calculadora, pois no vencimento se estiver otm vira pó e se estiver itm terá apenas o valor implícito (ação - strike). Encontre esse valor e anote do lado.

para a série H use a calculadora e preencha todos os campos (no preço ou volatilidade) vc escolhe o de sua preferência. (eu prefiro o preço, assim usamos a volatilidade implícita para cálculo e não esqueça que os dias para o vencimento o vencimento são dias uteis. Faça o cálculo com o dia de hj, para pegar a VI, depois refaça o cálculo agora usando a VI (e não o preço) para fazer o cálculo projetado para o dia 20/7 (veja qto dias uteis são, no caso do simulador vc não precisa colocar os dias úteis e o sistema faz isso sozinho). Esse processo irá permitir que vc saiba o valor da opção H para esse dia 20, com isso é só fazer as contas como se fosse desfazer a posição e terá o resultado que deseja.

ps.: volto a destacar que no simulador é bem mais simples, mas é bom vc conhecer este processo para poder usar a calculadora tb, assim vc tb conhece passo a passo como fazer.
ps.2: É importante tb saber ajustar a volatilidade para ter um resultado mais preciso, nesse caso esse processo é bem detalhado em nosso curso de opções.

se tiver alguma dúvida no uso da calculadora e os campos de ajuda não for suficiente, sinta-se a vontade em perguntar.