Opções 29.6 : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Publicidade

Considero o alinhamento automático a forma mais segura para entender o movimento dos preços das ações. No último artigo desta série prometi que usaria alguns gráficos para ilustrar essa metodologia. Alinhando os movimentos com os gráficos, podemos eliminar as contradições que muitas vezes ocorrem entre os movimentos de preços de períodos diferentes e enganam o operador.

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Orientações de como calcular o imposto de renda para operações em bolsas. Isenções, forma de cálculo, o que é considerado ganho, o que pode ser abatido...

  Em 28/12/2018 - gráfico SEMANAL, desempenho do IBOV nesta última semana e das dez principais ações, pontos de...

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

Aposentadoria do INSS: Neste texto você descobre, de fato, quanto perde com o INSS e quanto poderia ganhar administrando a sua aposentadoria você mesmo de forma bem simples.

Relutamos na hora de escolher uma ação porque existe um conflito mental e natural entre o útil (necessidade) e o agradável (o prazer). O cerne da solução é conciliar os desejos emocionais de tal modo que não contrariem a racionalidade financeira...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
psb

Usuário Senior

21 posts
29/06/2009 02:55:02
Grande Gerente,

Usando o fechamento de sexta feira petr4 32,13, petrg32 a 1,41 e petrh34 a 1,18.

Eu venderia coberto 1.000 opções da petrg32 a 1,41 receberia 1.410,00.

E compraria 1.000 opções da petrh34 a 1,18 gastaria 1.180,00

Ficaria com um saldo de 1.410,00 menos 1.180,00 saldo de 230,00 reais.

Usando sua calculadora qual seria meu lucro ou perda se no vencimento da serie G agora em 20/07/09.

A petr4 tivesse subido para 34,13.

Ou se a petr4 tivesse caido para 30,13.

Teria como saber usando a calculadora de opções,

Qual seria a cotação da da petrg32 e petrh34 no vencimento


E qual seria meus ganhos ou perda caso a petr4 viesse a fechar em 20/07/09 em 30,13 ou 34,13


até a vitória sempre





Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

447 posts
respondido em 29/06/2009 08:04:53
olá psb,

o melhor para posições é usar o simulador de opções, pois pode-se fazer os possíveis resultados de uma só vez.

Mas para vc aprender a usar a calculadora de opções faça o seguinte, para a G nem precisa usar a calculadora, pois no vencimento se estiver otm vira pó e se estiver itm terá apenas o valor implícito (ação - strike). Encontre esse valor e anote do lado.

para a série H use a calculadora e preencha todos os campos (no preço ou volatilidade) vc escolhe o de sua preferência. (eu prefiro o preço, assim usamos a volatilidade implícita para cálculo e não esqueça que os dias para o vencimento o vencimento são dias uteis. Faça o cálculo com o dia de hj, para pegar a VI, depois refaça o cálculo agora usando a VI (e não o preço) para fazer o cálculo projetado para o dia 20/7 (veja qto dias uteis são, no caso do simulador vc não precisa colocar os dias úteis e o sistema faz isso sozinho). Esse processo irá permitir que vc saiba o valor da opção H para esse dia 20, com isso é só fazer as contas como se fosse desfazer a posição e terá o resultado que deseja.

ps.: volto a destacar que no simulador é bem mais simples, mas é bom vc conhecer este processo para poder usar a calculadora tb, assim vc tb conhece passo a passo como fazer.
ps.2: É importante tb saber ajustar a volatilidade para ter um resultado mais preciso, nesse caso esse processo é bem detalhado em nosso curso de opções.

se tiver alguma dúvida no uso da calculadora e os campos de ajuda não for suficiente, sinta-se a vontade em perguntar.