Publicidade

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

Aproveito a oportunidade para lançar uma breve discussão sobre os swaps, uma modalidade de aplicação financeira pouco utilizada no Brasil mas que nos afeta diretamente.  Swap significa troca, nesse caso, de  dois ativos com retornos e riscos diferentes. Atualmente esta havendo uma grande reversão dos swaps de moedas que, de forma célere, revela-se bastante nefasta para muitas economias...

Aproveito a oportunidade para esclarecer que o alinhamento automático serve pra mostrar com mais clareza a direção do mercado...

Relação das empresas com aumento de volume significativo.

Somos fascinado pelo o sucesso. A força psicológica da vitória é tão grande que exageramos os ganhos e escondemos as perdas nas bolsa de valores e em outros afazeres. Embora a realidade numérica seja outra, pois em todos campos de atividades existem mais perdedores do que ganhadores...

Faça simulações, projeções, acompanhe e gerencie operações com opções. Com essa ferramenta você tem total controle sobre suas posições de forma descomplicada e eficiente.

Jesse Livermore talvez seja o especulador mais conhecido do mercado americano. Muitos especuladores já incorporaram as lições dele porque elas são lógicas e fazem sentido. Com muita paciência ele só entrava na hora certa como uma serpente que sabe dar o bote, mas não sai correndo atrás da presa.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
psb

Usuário Senior

21 posts
29/06/2009 02:55:02
Grande Gerente,

Usando o fechamento de sexta feira petr4 32,13, petrg32 a 1,41 e petrh34 a 1,18.

Eu venderia coberto 1.000 opções da petrg32 a 1,41 receberia 1.410,00.

E compraria 1.000 opções da petrh34 a 1,18 gastaria 1.180,00

Ficaria com um saldo de 1.410,00 menos 1.180,00 saldo de 230,00 reais.

Usando sua calculadora qual seria meu lucro ou perda se no vencimento da serie G agora em 20/07/09.

A petr4 tivesse subido para 34,13.

Ou se a petr4 tivesse caido para 30,13.

Teria como saber usando a calculadora de opções,

Qual seria a cotação da da petrg32 e petrh34 no vencimento


E qual seria meus ganhos ou perda caso a petr4 viesse a fechar em 20/07/09 em 30,13 ou 34,13


até a vitória sempre





Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

450 posts
respondido em 29/06/2009 08:04:53
olá psb,

o melhor para posições é usar o simulador de opções, pois pode-se fazer os possíveis resultados de uma só vez.

Mas para vc aprender a usar a calculadora de opções faça o seguinte, para a G nem precisa usar a calculadora, pois no vencimento se estiver otm vira pó e se estiver itm terá apenas o valor implícito (ação - strike). Encontre esse valor e anote do lado.

para a série H use a calculadora e preencha todos os campos (no preço ou volatilidade) vc escolhe o de sua preferência. (eu prefiro o preço, assim usamos a volatilidade implícita para cálculo e não esqueça que os dias para o vencimento o vencimento são dias uteis. Faça o cálculo com o dia de hj, para pegar a VI, depois refaça o cálculo agora usando a VI (e não o preço) para fazer o cálculo projetado para o dia 20/7 (veja qto dias uteis são, no caso do simulador vc não precisa colocar os dias úteis e o sistema faz isso sozinho). Esse processo irá permitir que vc saiba o valor da opção H para esse dia 20, com isso é só fazer as contas como se fosse desfazer a posição e terá o resultado que deseja.

ps.: volto a destacar que no simulador é bem mais simples, mas é bom vc conhecer este processo para poder usar a calculadora tb, assim vc tb conhece passo a passo como fazer.
ps.2: É importante tb saber ajustar a volatilidade para ter um resultado mais preciso, nesse caso esse processo é bem detalhado em nosso curso de opções.

se tiver alguma dúvida no uso da calculadora e os campos de ajuda não for suficiente, sinta-se a vontade em perguntar.