Publicidade

Quem nunca se enganou lendo gráficos de ações ou de outros ativos financeiros, levante as mãos! Enganamo-nos pelo desejo de encurtar caminho. Esse comportamento faz parte da luta inexorável para melhorar a vida o mais rápido possível, mas cometemos erros. A tentativa dos grafistas para inventar padrões gráficos em busca de significados diferentes faz parte dessa...

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

Esta ferramenta permite escolher as melhores opções para as operações de venda coberta (lançamento coberto - financiamento).

Aproveito a oportunidade para lançar uma breve discussão sobre os swaps, uma modalidade de aplicação financeira pouco utilizada no Brasil mas que nos afeta diretamente.  Swap significa troca, nesse caso, de  dois ativos com retornos e riscos diferentes. Atualmente esta havendo uma grande reversão dos swaps de moedas que, de forma célere, revela-se bastante nefasta para muitas economias...

Relutamos na hora de escolher uma ação porque existe um conflito mental e natural entre o útil (necessidade) e o agradável (o prazer). O cerne da solução é conciliar os desejos emocionais de tal modo que não contrariem a racionalidade financeira...

Somos fascinado pelo o sucesso. A força psicológica da vitória é tão grande que exageramos os ganhos e escondemos as perdas nas bolsa de valores e em outros afazeres. Embora a realidade numérica seja outra, pois em todos campos de atividades existem mais perdedores do que ganhadores...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
domenico

Usuário Senior

139 posts
15/06/2009 21:32:54
Aproveitando a queda encarteirei mais petr4 e comprei uns lotezinhos de petrg36......to achando que o mercado volta subir...qual seria a opinião de vcs?

Abs
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

449 posts
respondido em 16/06/2009 08:03:32
Minha opinião, conforme já citei em tópicos anteriores para o Enzo, é que existe uma resistência significativa nos 55mil pontos do Ibovespa, na qual já foi testada duas vezes (mais detalhes veja o artigo sobre Suportes e Resistências para o Ibovespa para 2009), Dow Jones segue parecido tentando vencer ainda, e com dificuldade, o suporte próximo aos 9mil (8850) da Média móvel de 200.
Basicamente o rompimento desta resistência dependerá do cenário externo, nosso ativos se encontram atualmente em preços onde vários analistas tem considerado justo.
Vale um estudo mais aprofundado sobre os suporte e resistências pelo método do ponto e pivot (o artigo citado acima), pois nos últimos anos tem sido bem eficiente (veja em Ponto e Pivot do Ibovespa nos últimos anos os últimos 5 anos.
Danilo

Usuário Senior

449 posts
respondido em 16/06/2009 08:20:28
completando, tb destacaria o esgotamento de alguns indicadores técnicos que estão sobrecomprados face a recuperação rápida das últimas semanas, sendo a congestão e ou correção são mais provável para o momento. Essa correção poderia levar o Ibovespa a Suportes que vão de 51mil a 43mil, sem perder ainda a tendência principal iniciada em out/2008. Minha opinião é que não deverá testar suportes tão baixos, mas deve-se manter na congestão até que novos fatos e dados econômicos sejam divulgados.

Evidentemente, minha visão é mais para as principais tendências do mercado, e não considero muito relevante movimentos menores dentro deste contexto. Ou seja, vc é mt importante se ao ler alguma opinião sobre o mercado, como a que citei acima, se o seu perfil de investidor está de acordo com o tipo de comentário, certamente o que citei, pode não ser mt relevante para um day-trader, mas certamente é útil a quem está formando carteira, realizando position ou mesmo swing-day.