opções serie F (volatilidade) 31.5 : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

 
Publicidade

Aposentadoria do INSS: Neste texto você descobre, de fato, quanto perde com o INSS e quanto poderia ganhar administrando a sua aposentadoria você mesmo de forma bem simples.

O Portal InvestMax facilita a sua vida listando a tendência de Longo, médio e curto prazo de várias ações da BMFBovespa, de uma forma fácil e prática, por meio visual você acompanha rapidamente as tendências das ações de várias empresas. Confira o Sinalizador de tendências InvestMax

Esta ferramenta permite escolher as melhores opções para as operações de venda coberta (lançamento coberto - financiamento).

O Saldo das ações a Termo e Saldo das ações Alugadas apresentam um gráfico histórico com essas informações comparado as cotações dessas ações. Esses dados ajudam a identificar melhor as tendências dessas ações, com base nas posições dos Investidores.

Nesta nota vamos analisar como num dia de operação o investidor pode aumentar os ganhos num montante que daria inveja a qualquer robot dos “High frequence traders” – jogadores de alta frequência.

Publico este de modo que possa ser útil a quem quiser saber mais sobre o tema. O assunto é complexo, mas vou tentar colocar de forma breve, mas extensiva a todos interessados.

Respondendo a dúvida de um usuário apresentamos aqui algumas dicas para realizar boas operações para Venda Coberta.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
31/05/2009 00:28:01
faltam 10 dias uteis para o vencimento da serie F das opções.
a petrf34 ta com VI de 40,90
e comparando , a volatilidade da petr4 em 10 dias está bem abaixo. 27,90%
podemos concluir que a petrf34 e todas as opções da serie petrf que estão com VI acima de 27,90 estão caras? (sobreavaliadas)
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

447 posts
respondido em 31/05/2009 06:58:53
Apenas em teoria sim, mas veja, esse não é o único fator(ou variável) a ser avaliado.

Essa informação é relevante, porém, mais importante é a expectativa para os próximos dias. O fato de petr4 ter gerado uma volatilidade baixa nos últimos 10 dias pode ser entendida em algumas situações e por alguns analistas gráficos como um período de acumulação para uma alta, como a formação de uma bandeira ou uma flâmula dentro de uma tendência de alta já estabelecida. Então esse analista sabe que o rompimento dessa formação gráfica vai implicar em um aumento de volatilidade. Além disso, essa avaliação o faz se dispor a comprar e até aceitar pagar mais pois o risco de baixa (no seu entendimento, ou no consenso de mercado - o que nem sempre é verdade) é menor.

Por isso qdo o consenso comum (ou a tendência do mercado) é de alta é comum ver uma VI mais alta ou crescente, e o inverso tb ocorre numa baixa. Por isso tb, é comum ver aumento de volatilidade implícita em suportes e o inverso para resistências.

Em resumo o mercado se equilibra com as perspectivas e cenários que se apresentam. Vc por exemplo, prefere pagar um preço barato nas opções mas numa possível baixa eminente, só pq as opções estão baratas, ou prefere pagar mais por elas mas comprá-las num cenário onde uma alta se faz muito mais provável?

CLAROooo que essas condições de mudança de volatilidade cria oportunidades para montar operações que são favorecidas por isso, mas esse é outro assunto. Bem mais longo, que é abordado em nosso curso de opções.