opções serie F (volatilidade) 31.5 : análise técnica, como investir na bolsa de valores (Bovespa)

Publicidade

O mercado financeiro é cheio de contradições. Os conflitos são constantes porque encerram nossos desejos instáveis de atuar como compradores e como vendedores. Enquanto nos outros mercados, os compradores aguardam os preços caírem pra comprar mais barato...

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Segundo o velho ditado americano, existem vinte maneiras para se esfolar um gato. Na bolsa de valores, existem muitas maneiras para se acertar a direção dos preços, algumas são mais lógica do que outras e todas ajudam a ganhar dinheiro na compra e venda de ações. E para complementar com outro adágio, já que está na moda...

Orientações de como calcular o imposto de renda para operações em bolsas. Isenções, forma de cálculo, o que é considerado ganho, o que pode ser abatido...

Relação das empresas com aumento de volume significativo.

 Em 08/03/2019 - gráfico DIÁRIO não conseguiu superar topo anterior, iniciando correção, posição dos investidores estrangeiros no IBOVESPA, dólar, juros...

Esse indicativo pode nos chamar a atenção para algum ativo com boa formação de suporte ou resistência, criando possibilidades de compra ou venda.

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
31/05/2009 00:28:01
faltam 10 dias uteis para o vencimento da serie F das opções.
a petrf34 ta com VI de 40,90
e comparando , a volatilidade da petr4 em 10 dias está bem abaixo. 27,90%
podemos concluir que a petrf34 e todas as opções da serie petrf que estão com VI acima de 27,90 estão caras? (sobreavaliadas)
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

447 posts
respondido em 31/05/2009 06:58:53
Apenas em teoria sim, mas veja, esse não é o único fator(ou variável) a ser avaliado.

Essa informação é relevante, porém, mais importante é a expectativa para os próximos dias. O fato de petr4 ter gerado uma volatilidade baixa nos últimos 10 dias pode ser entendida em algumas situações e por alguns analistas gráficos como um período de acumulação para uma alta, como a formação de uma bandeira ou uma flâmula dentro de uma tendência de alta já estabelecida. Então esse analista sabe que o rompimento dessa formação gráfica vai implicar em um aumento de volatilidade. Além disso, essa avaliação o faz se dispor a comprar e até aceitar pagar mais pois o risco de baixa (no seu entendimento, ou no consenso de mercado - o que nem sempre é verdade) é menor.

Por isso qdo o consenso comum (ou a tendência do mercado) é de alta é comum ver uma VI mais alta ou crescente, e o inverso tb ocorre numa baixa. Por isso tb, é comum ver aumento de volatilidade implícita em suportes e o inverso para resistências.

Em resumo o mercado se equilibra com as perspectivas e cenários que se apresentam. Vc por exemplo, prefere pagar um preço barato nas opções mas numa possível baixa eminente, só pq as opções estão baratas, ou prefere pagar mais por elas mas comprá-las num cenário onde uma alta se faz muito mais provável?

CLAROooo que essas condições de mudança de volatilidade cria oportunidades para montar operações que são favorecidas por isso, mas esse é outro assunto. Bem mais longo, que é abordado em nosso curso de opções.