Publicidade

Existe uma condição atávica, relacionada com a evolução, que se manifesta naquelas decisões que são perigosas, independente de serem boas ou más. Segundo os neurobiólogos, o processo da evolução humana deu prioridade ao desenvolvimento do lado emocional porque, diante do perigo...

O Saldo das ações a Termo e Saldo das ações Alugadas apresentam um gráfico histórico com essas informações comparado as cotações dessas ações. Esses dados ajudam a identificar melhor as tendências dessas ações, com base nas posições dos Investidores.

O comércio de moedas é um dos mais antigos do mundo e na atualidade o mais ativo e volumoso. Na época do império romano já existiam cambistas trocando moedas. Era comum encontrar esses delaers nas feiras ou onde houvesse aglomerações de pessoas, especialmente...

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...

Muitos operadores se encantam com os gráficos e com padrões inexistentes ou pouco confiáveis; outros, sufocados pela adrenalina, esquecem de examinar a tendência. Poucos aceitam operar com simplicidade e se perdem em complicações desnecessárias. Enquanto isso...

Lista com as melhores as ações para operar opções, identificando facilmente ativos com maior volume de opções de compra e vendas, destacando os ativos por volume financeiro e número de negócios na soma de todos as opções.

Estudo que visa indicar onde estão concentrados os grandes investidores ajudando na direção de posições. Veja a força dos Comprados e Vendidos nas Opções da PETR4

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
31/05/2009 00:28:01
faltam 10 dias uteis para o vencimento da serie F das opções.
a petrf34 ta com VI de 40,90
e comparando , a volatilidade da petr4 em 10 dias está bem abaixo. 27,90%
podemos concluir que a petrf34 e todas as opções da serie petrf que estão com VI acima de 27,90 estão caras? (sobreavaliadas)
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 31/05/2009 06:58:53
Apenas em teoria sim, mas veja, esse não é o único fator(ou variável) a ser avaliado.

Essa informação é relevante, porém, mais importante é a expectativa para os próximos dias. O fato de petr4 ter gerado uma volatilidade baixa nos últimos 10 dias pode ser entendida em algumas situações e por alguns analistas gráficos como um período de acumulação para uma alta, como a formação de uma bandeira ou uma flâmula dentro de uma tendência de alta já estabelecida. Então esse analista sabe que o rompimento dessa formação gráfica vai implicar em um aumento de volatilidade. Além disso, essa avaliação o faz se dispor a comprar e até aceitar pagar mais pois o risco de baixa (no seu entendimento, ou no consenso de mercado - o que nem sempre é verdade) é menor.

Por isso qdo o consenso comum (ou a tendência do mercado) é de alta é comum ver uma VI mais alta ou crescente, e o inverso tb ocorre numa baixa. Por isso tb, é comum ver aumento de volatilidade implícita em suportes e o inverso para resistências.

Em resumo o mercado se equilibra com as perspectivas e cenários que se apresentam. Vc por exemplo, prefere pagar um preço barato nas opções mas numa possível baixa eminente, só pq as opções estão baratas, ou prefere pagar mais por elas mas comprá-las num cenário onde uma alta se faz muito mais provável?

CLAROooo que essas condições de mudança de volatilidade cria oportunidades para montar operações que são favorecidas por isso, mas esse é outro assunto. Bem mais longo, que é abordado em nosso curso de opções.