Publicidade

A frase de Charles Dow, “a tendência é tua amiga”, definiu para sempre como se deve operar num mercado de movimentos aleatórios ou incertos. Infelizmente, muitas vezes, a tendência do mercado contraria nosso desejo de operar a qualquer momento, como se o mercado estivesse sempre favorável a nossa pretensão de comprar ou de vender...

Nesta nota vamos analisar como num dia de operação o investidor pode aumentar os ganhos num montante que daria inveja a qualquer robot dos “High frequence traders” – jogadores de alta frequência.

Segundo o velho ditado americano, existem vinte maneiras para se esfolar um gato. Na bolsa de valores, existem muitas maneiras para se acertar a direção dos preços, algumas são mais lógica do que outras e todas ajudam a ganhar dinheiro na compra e venda de ações. E para complementar com outro adágio, já que está na moda...

Para apreciação de alguns e, talvez, irritação de outros, os gráficos e plataformas de operação são instrumentos valiosos para se acompanhar os mercados financeiros. Não consigo me afastar desses instrumentos...

Estudo que visa indicar onde estão concentrados os grandes investidores ajudando na direção de posições. Veja a força dos Comprados e Vendidos nas Opções da PETR4

Somos fascinado pelo o sucesso. A força psicológica da vitória é tão grande que exageramos os ganhos e escondemos as perdas nas bolsa de valores e em outros afazeres. Embora a realidade numérica seja outra, pois em todos campos de atividades existem mais perdedores do que ganhadores...

O mercado financeiro é cheio de contradições. Os conflitos são constantes porque encerram nossos desejos instáveis de atuar como compradores e como vendedores. Enquanto nos outros mercados, os compradores aguardam os preços caírem pra comprar mais barato...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
23/05/2009 22:30:43
boa noite, o que acham dessa operação de venda de volatilidade para remunerar carteira de ações
para quem tem 700ações da petr4

lançar coberto 700 opções petrG36 por 0,86
comprar 100 opções petrG28 por 6,00
montando a operação no zero a zero.
a faixa de lucro com as opções seria muito grande.
ou seria melhor comprar ações da petrobras no fracionario com o dinheiro recebido com o lançamento coberto
Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 25/05/2009 07:56:43
O exemplo que vc deu, é uma boa operação, depende do que estamos esperando da ação e do seu perfil, pois ela apresenta vantagens e desvantagens (como qualquer outra operação).

vamos dar um exemplo, pra arrendondar vamos considerar petr4 a 33.
primeiro se vc comprar mais ações (que é uma atitude mais conservadora), vc poderia comprar 18 ações com esses R$600.
na operação descrita, a qtde de ações que vc poderá adquirir dependerá do preço que a ação da petr4 tomará até o vencimento.
Se petr4 ficar abaixo de 34 vc poderá comprar menos ações do que agora, sendo que se ela ficar abaixo de 28, vc não terá nada para poder comprar.
se ficar acima de 34 vc poderá comprar mais do que as 18 ações, sendo o melhor se ela estiver exatamente 36, nesse caso vc poderá comprar 22 ações.
Se ela passar de 36, vc ou será exercido, e vai lucrar a taxa, mais o ganho das 100 F28, ou vai ter que zerar a posição, porém até 37,40, só a posição de opções dá lucro, fruto da compra das 100 F28, a partir daí vc estará com a operação de opções no prejuízo, por exemplo, com petr4 a 40 vc teria que tirar 1560 do bolso para zerar a posição de opções, claro que teria lucro das ações (porém vale uma obs. que essa condição está melhor que uma simples venda coberta sem as f28), mas se vc não quiser desfazer das ações vc tem que zerar a posição de opções. Mesmo que vc faça uma nova operação na outra série (o que o pessoal chama de rolagem), a operação da série G terá sido negativa para vc.

Conclusão:
Fazendo essa operação vc estará se dispondo a correr um risco um pouco maior, em troca de poder ganhar um pouco mais tb.
1. Se suas análises apresentam uma boa probabilidade para petr4 dentro do objetivo que lhe apresenta maior lucro, pode ser uma boa fazer, pq não.
2. vc tb pode usar o simulador de opções para analisar as possibilidade de lucro com as opções antes do vencimento, assim vc não precisa esperar o vencimento caso a sua operação apresente um lucro favorável antes do vencimento, e poderá saber esses possíveis pontos antes com a ajuda do simulador, isso dá uma enorme diferença já que vc pode aumentar suas possibilidade de saber se tem como fechar a operação com lucro, mesmo antes de montá-la.

att.,