Publicidade

Aposentadoria do INSS: Neste texto você descobre, de fato, quanto perde com o INSS e quanto poderia ganhar administrando a sua aposentadoria você mesmo de forma bem simples.

A Bovespa divulga em seu site a volatilidade histórica dos ativos. Entretanto, para facilitar, criamos esta tabela onde é apresentada a volatilidade histórica dos principais ativos, de forma a permitir as comparações entre respectivos períodos e ativos.

Quem opera o mercado financeiro e usa gráficos para analisar ativos, sabe como é frustrante determinar a direção dos preços. A confusão emana do desejo de examinar os gráficos em diferentes períodos. Sabemos que um gráfico visto com velas de um determinado tempo, pode indicar uma direção diferente daquela com velas de outro período...

Lista completa das opções de compra e venda da B3, que destaca opções com maior volume financeiro, número de negócios, variação de preço, variação de volume, dentre outros.

Há uma grande discussão nas universidades que já perdura por algum tempo sobre a racionalidade e a eficiência dos mercados. Os temas são complexos e importantes para quem deseja investir e quer saber se o preço de uma determinada ação está alto ou está baixo...

Orientações de como calcular o imposto de renda para operações em bolsas. Isenções, forma de cálculo, o que é considerado ganho, o que pode ser abatido...

Muitos operadores se encantam com os gráficos e com padrões inexistentes ou pouco confiáveis; outros, sufocados pela adrenalina, esquecem de examinar a tendência. Poucos aceitam operar com simplicidade e se perdem em complicações desnecessárias. Enquanto isso...

O conteúdo exposto aqui, sejam integrantes do Investmax ou não, são apenas opiniões e não são sugestões e indicações de operações. Cabe a cada um fazer sua análise e tomar suas próprias decisões.


Autor Mensagem
e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
22/05/2009 12:37:03
considerando a volatilidade da petr4 64,51% ao ano e a volatilidade mensal em 37,70%
a probabilidade é que a petr4 fique mais ou menos na cotação atual até o vencimento da serie F
favorecendo montar a operação alvo que descrevi no tópico abaixo
essa analise é correta?

Respostas [ escrever resposta ]
Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 22/05/2009 12:55:39
Veja, não necessariamente,

isso pq o mercado se ajusta a esta condição, com a volatilidade na faixa que vc mencionou o custo de montagem de mesma posição seria bem mais baixa, fazendo uma simulação com os valores atuais, alterando-se apenas a volatilidade para efeito de estressar o cenário no seu exemplo, essa mesma posição estaria custando algo entorno de 0,56, ou seja, bem abaixo dos 0,99 atuais, que vc citou.
Isso pq o risco é maior, então naturalmente, paga-se menos para se expor a este risco, ou na condição que vc colocou; paga-se mais para fazer a posição, pois em teoria a movimentação do ativo deve ser menor face a volatilidade menor.
Isso em teoria, claro. Na prática, vc pode se usar de análise gráfica para melhorar suas chances.
Com uma volatilidade mais alta seria possível fazer uma mesa mais longa pagando a mesma coisa ou até menos, ou vc poderia fazer uma mesa, fora no preço de contexto do preço atual, projetando o preço algo para o vencimento.

ficou claro o que quis explicar? qq coisa vc pergunta de vc, mas o ideal é colocar a operação no simulador e observar os efeitos causados pelas diversas possibilidade, estressando os cenários esperados.

e.cavalieri

Usuário Senior

50 posts
respondido em 22/05/2009 13:08:01
danilo, mas a volatilidade atual não é a que eu mencionei?

volatilidade anual (252dias): 64,51%
volatilidade mensal (21 dias):37,70%

Danilo

Usuário Senior

452 posts
respondido em 22/05/2009 13:18:36
sim, para a volatilidade atual voltar para 65% nos próximos dias, basta o mercado querer (ou aparecer uma notícia expressiva).

O ponto é que se por um lado pode ser mais favorável por um lado o mercado se ajusta por outro.

como o exemplo que vc deu, se, em teoria é mais provável uma mesa ser bem sucedida pq a volatilidade está mais baixa, por outro essa operação fica mais cara para montar, pois com a volatilidade mais alta o preço para montar a mesma operação seria menor.
assim como essa mesma operação se faltasse 1 dia para o vencimento, seria bem mais cara para montar, pois ficaria ainda mais provável que os preços ficassem perto disso.

ou seja o mercado equilibra os pontos.